Ir para conteúdo
  • 0

PowerQuery classificar tabela com base em outra tabela (PROCV) mas sem usar a 2ª tabela


Ricardo César
Ir para solução Solucionado por Rafa Lemos ,

Pergunta

  • Alunos

Saudações pessoal! Essa é complicada (pelo menos pra mim rs) então já peço desculpas pelo enunciado longo - vou tentar ser o mais específico possível.

O ERP de um cliente grava numa única tabela de Ordens de Serviço as OSs e os Materiais das OSs. Os registros são classificados nessa tabela por um campo chamado [os_tipodoc] que é dividido em Registro e Material (uma OS só pode ter uma linha Registro porém várias linhas Material)

image.png.3710927243a95b1505010b9792b685e8.png

A tabela tem dois campos de descrição, um para a descrição DA OS [os_descricao] e outro para a descrição DOS MATERIAIS das OSs [os_matdesc]. Assim, as linhas Registro (por tratarem das informações DA OS) só têm preenchido o campo [os_descricao] e o campo [os_matdesc] fica vazio. Ocorre o inverso com as linhas Material:

image.png.5454c63a79a3d48384be17fd67eed7a8.png

Quando determinadas palavras aparecem no campo [os_descricao] preciso classificar as OSs como TECELAGEM e NÃO-TECELAGEM (se aparecer por exemplo a palavra "forração" na descrição da OS ela deve ser classificada como "TCL" (tecelagem)). Até aí tudo bem, no PowerQuery crio uma nova coluna pra essa classificação (chamei de [préTCL]) mas o problema começa aqui:

image.png.735132b72642516f0c475aafa9fc40fc.png

Preciso classificar como "TCL" não só as OSs de tecelagem: TODOS OS MATERIAIS que tiverem o mesmo número da OS que for "TCL" TAMBÉM deveriam ter "TCL" no campo [préTCL] e hoje não sei como fazer isso no PowerQuery.

Pra ilustrar a necessidade eu simulei o seguinte no Excel:

Filtrei na tabela todos os números de OS que tenham [préTCL] = "TCL", copiei pra uma nova aba de nome TCL e com um PROCV busquei os números de OS da outra aba marcando na primeira  um "TCL" quando encontro. Dessa forma tenho uma coluna TCL com todos os registros de tecelagem identificados.

image.png.334ebaff42b4922841d3bff743481ce9.png

Eu gostaria de ter esse resultado no PowerQuery, seria possível?

Anexo uma base de dados fictícia pra simulação e obrigado mais uma vez pelo apoio!

Móveis.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

@Ricardo César bom dia!

Segue PBIX com uma possível solução.

Removi algumas colunas da tabela para ficar mais fácil de trabalhar.

Observa bem as etapas aplicadas no Power Query e analisa se a solução te atenderá realmente.

Validei somente as primeiras os_numos.

Ricardo César.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos

@Rafa Lemos Excelente lógica, fiz alguns ajustes (porque no meu exemplo eu só procurava a palavra "forração" mas no mundo real são vários trechos de texto dentro do campo Descrição) e funcionou sim!

Um dos pontos cruciais pra sua sugestão funcionar é a classificação da coluna os_numos e isso me passou certa "insegurança" mas como acredito que esta seja só uma das dezenas de opões de operacionalizar isso, vou seguir pesquisando pra encontrar outras soluções.

Para a minha urgência atende perfeitamente, agradeço novamente! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...