Ir para conteúdo
  • 1

Historico de dados


Gonzalo Malpartida
Ir para solução Solucionado por Vitor Peralva ,

Pergunta

  • Alunos

Olá pessoal, boa tarde. Minha dúvida é sobre como criar um KPI na variação dos dados em relação à atualização anterior. Como criar um registro histórico para ver o progresso de um determinado KPI, Exemplo:

Temos que limpar certos equipamentos, no total temos que limpar 100, este hoje limpamos 5, meu KPI baixo para 95 ativos, depois de amanhã limpamos 10, meu KPI baixo para 80 naquele dia. Quero atualizá-lo para criar um registro histórico parecido com este.

Date                                   KPI 

16/12/21                       100

17/12/21                         95

18/12/21                         80

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

O Power Query não é voltado para a formação de um histórico de dados, logo, você não irá conseguir de forma fácil fazer aquilo que você quer.

Existem pessoas que "criam" um banco de dados por meio do Power Query do Excel, armazenando os dados numa planilha do Excel, mas não vejo isto como o ideal.

Porém, veja que se você tem acesso aos dados históricos, pode fazer o cálculo dos KPIs para qualquer data, os resultados não precisam ser armazenados, eles serão calculados em conformidade com os filtros que colocar.

Dê uma pensada nisto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Hola Rafael, me encantaría tener una tabla con los datos históricos guardados, que cada vez que actualice la tabla, se guarde la tabla del día anterior, para que pueda comparar el progreso según las fechas. El ejemplo anterior, que es solo un ejemplo, si tuviera la tabla que quiero, actualizaría y solo me mostraría el valor actual, quiero tener un historial de cambio de este KPI por fecha, para mostrar cómo el progreso de la gestión de esto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá Rafael, gostaria muito de ter uma tabela com os dados históricos salvos, que toda vez que eu atualizo a tabela, a tabela do dia anterior seja salva, para que eu possa comparar o andamento de acordo com as datas. O exemplo anterior, que é apenas um exemplo, se eu tivesse a tabela que desejo, eu atualizaria e só me mostraria o valor atual, quero ter um histórico da alteração desse KPI por data, para mostrar como o progresso da gestão deste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Gonzalo Malpartida bom dia!

Eu entendi o que você precisa, mas gostaria de saber como é a sua fonte de dados.
Se é um banco de dados, um arquivo csv, uma consulta na WEB.

Mesmo assim, vou passar uma possibilidade que comentei em um dos vídeos do meu canal do Youtube:

Citar

Sobre a sua dúvida, o recomendado seria você ter um banco de dados para fazer esse tratamento, conseguir criar um histórico das suas movimentações.
Utilizaria o Pentaho (PDI) para fazer todo tratamento.

Mas pensando em uma solução direta no Power BI, eu testaria a atualização incremental.
Deixaria configurado para atualizar apenas  1 dia por vez.

Tem um vídeo no meu canal sobre como configurar a atualização incremental:
https://youtu.be/xkw-EVdeSvE

Configuraria da seguinte maneira:

Armazenar linhas nas quais a coluna "Data_Incremento" está nos últimos:
3 Anos

Atualizar linhas nas quais a coluna "Data_Incremento" está nos últimos:
1 Dia

Pode ser uma alternativa, eu nunca testei dessa maneira.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...