Ir para conteúdo
  • 0

Conectar em várias planilhas do google sheet ao mesmo tempo


prfbernardino

Pergunta

  • Alunos

Bom dia Pessoal

Tenho uma pasta no google drive com várias planilhas no google sheets e gostaria de conectá-las todas ao msmo tempo no power bi. Consegui fazer uma a uma porém caso seja adicionado mais planilhas teria de sempre estar acrescentando manualmente. Vi em um post antigo onde o @Rafa Lemos comentou sobre fazer a instalação do google drive na máquina e conectar o Power Bi a esta pasta. Executei isso porém os arquivos vem em uma extensão .gsheet que o Power BI não reconhece. Não sei se há algum passo a mais a ser feito ou se há alguma outra forma de fazer isso.

Segue abaixo uma foto de como fica os arquivos quando carrego no power bi via pasta com o google drive na máquina.

image.thumb.png.20e485e9c548f429a96d353ee36a0849.png

No meu caso eu poderia gerar um link público de cada planilha caso seja necessário, pois meus dados não são sigilosos.

Desde já agradeço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

@prfbernardino seguindo na linha do que o rafa falou você poderia fazer o seguinte:

  1. Usar o Power Automate para capturar os ids, toda vez que criado uma nova planilha, ou de acordo com uma recorrência (diário, mensal, etc)
  2. Depois Jogar o ID da Gsheets em uma planilha do Excel, previamente criada
  3. Em seguida Importar a lista com todos os ids das planilhas presentes na pasta e invocar uma função personalizada para cada uma delas e fazer a leitura das planilhas:

Fiz isso aqui e deu boa, no exemplo o gatilho usado foi um fluxo manual, mas você pode escolher o que melhor se adequar, conforme falado no passo 

image.png.91cd1f2de01d05e8fed6feeea74dbc77.png

 

Função Personalizada criada:

(Link as text) =>
let
    Fonte = GoogleSheets.Contents("https://docs.google.com/spreadsheets/d/"&Link),
    Página1_Table = Fonte{[name="Página1",ItemKind="Table"]}[Data]
in
    Página1_Table

 

Depois foi só invocar ela na planilha com a lista dos ids:

image.thumb.png.f24e4a28a62bd8795745b8da0d8eb25f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia @Rafa Lemos

 

Cheguei sim porém ela me permite conectar apenas uma planilha por vez. No meu caso tenho uma pasta com dezenas de planilhas e gostaria de chamar todas de uma única vez e que ficasse de forma automática pois o acréscimo de novas planilhas é algo comum. 

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Entendi.
Quando você comentou de conectar na pasta do Google Drive não imaginei que fosse Google Sheet mesmo... 

Eu, infelizmente, ainda não vi solução para isso.

Uma alternativa paliativa seria testar a partir de uma tabela com os links e invocar a função do Google Sheet para "abrir" as planilhas.

O problema é que ficaria ainda manual, você precisaria alimentar sempre o a tabela quando ter novo arquivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Frank Figueredo deu certinho da forma que você falou. Ficou show de bola. E ai quando eu vi o resultado e a forma que o Power Automate criou a coluna para ser usada na função personalizada eu me vi que eu já tinha o id da planilha numa tabela dimensão que criei para controle de usuários e essa já estava automatizada. Então a partir dela criei uma consulta referenciada e usei apenas o id do google sheets. Cara obrigado mesmo, sua dica foi fundamental. @Rafa Lemos obrigado também pela ajuda.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...