Ir para conteúdo
  • 0

TRANSFORMAÇÃO - ETL DE DADOS


Alan Pacheco
Ir para solução Solucionado por Frank Figueredo ,

Pergunta

  • Alunos

Boa noite,
Gostaria de saber se alguem pode me ajudar em uma transformação ETL Tenho esses dados e gostaria de trazer uma columa com Cód do Material/ Produto / Data/ Valor, detalh
Teste (1).xlsxe já tentei realizar unpivot varias vezes, porém me traz valor errado mesmo utilizando modulo ou tabela auxiliar, se alguém puder me ajudar fico grato.
Em anexo segue o arquivo em excel.

 

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Boa noite, @Alan Pacheco!

No pbix em anexo realizei os seguintes passos:

1) Criar 4 consultas a partir do arquivo excel
2) Utilizar as funções de manter/remover linhas principais/inferiores no power query para obter cada consulta com uma linha de cabeçalho
3) Transformar as colunas de data em linhas
4) Acrescentar as consultas em uma única consulta

Espero ter ajudado!

duvidaforum.pbix

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Fala meu Chará Alan, cara achei tua solução ótima, porém qual meu problema, terei que criar varias colsultas no Power Query, pois esse foi apenas um teste, a base real seria basicamente (resumindo) 46 semanas, pois esse arquivo é gerado via semana, então dai tu tira o ano tem 52 semanas ou é 53, então teria que criar mais ou menos isso tudo. to tentando ver uma forma de criar em apenas uma consulta.

Mas de fato te gradeço D+, entendi perfeitamente o conceito que vc usou. muito obrigado. Se tiver outra ideia me diz por favor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Para mim, o melhor caminho é você fazer o seguinte:

01 - Pegar o equivalente em linhas a uma semana, no seu exemplo, 8 linhas, e tratar ela como se fosse uma única tabela;

02 - Converter a transformação acima em uma função;

03 - Pegar a sua base original e usar a função Table.Split para gerar uma lista de tabelas com 8 linhas cada;

04 - Converter a lista em tabela e depois aplicar a função a cada tabela.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...