Ir para conteúdo
  • 0

Como desnormalizar uma base sem duplicar a consulta?


Lucas Filho
Ir para solução Solucionado por Vitor Peralva ,

Pergunta

  • Alunos

Olá amigos,

Bom dia!

Tenho um desafio que acredito ser interessante compartilhar com vocês.
Pois bem, seguem os principais pontos abaixo:
1º Base de dados está em Excel;
2º Sua estrutura está 100% normalizada;
3º Fiz a Desnormalização da mesma no Power Query, para estabelecer os relacionamentos no modelo;
4º Precisei duplicar algumas consultas e escolher as colunas que realmente me interessam em cada uma destas;
5º Talvez esta não seja a maneira mais performática. Eu poderia ter o mesmo resultado sem ter que duplicar as consultas? Chamando/construindo consulta, através da linguagem M, apenas com as colunas que preciso?

 

Grande abraço a todos!

Sample - Superstore.xls

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Se você tem uma base 100% normalizada, o que você pode fazer é criar todas as dimensões e fatos a partir dela.
Basicamente você pega esta base, renomeia ela, por exemplo, para "Base" e depois desabilita a carga dela no Power BI.
Depois cria uma Consulta Nula e coloca Base[ [Coluna1], [Coluna2] ] e você terá apenas as colunas 1 e 2 da sua Base.
Só fazer isto para todas as dimensões e fatos indicando qual coluna quer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
12 minutos atrás, Rafael Lima disse:

Olá, boa tarde!

Tudo bem?

Sim, você pode criar uma referencia da sua tabela principal e fazer as transformações que você precisa nessa referencia , a consulta será apenas uma.

image.png.02cbe55ada4022ee646420d3fa0e8798.png

Espero ter ajudado, fico à disposição.

Opa, Rafael entendi! Mas, para isso, inclusive a fVendas tem que ser resultado de uma referencia anterior, pois se eu referenciar todas as demais com base na fvendas (considerando que nesta só quero ter informações principais relacionadas às vendas) então todas ficariam semelhante a ela. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 10/11/2021 em 14:05, Lucas Filho disse:

Opa, Rafael entendi! Mas, para isso, inclusive a fVendas tem que ser resultado de uma referencia anterior, pois se eu referenciar todas as demais com base na fvendas (considerando que nesta só quero ter informações principais relacionadas às vendas) então todas ficariam semelhante a ela. 

@Lucas Filho não entendi muito bem o que você quis dizer, mas depois que faço referência a uma consulta eu posso fazer modificações nela, como remover colunas, remover linhas, transformar e etc.

Então se você fizer as transformações na fato, e dela quer tirar as dimensões, é só fazer referência a ela e manter as tabelas pertinentes a dimensão, remover duplicatas e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...