Eu criei o meu 1º modelo e ao começar a criar algumas medidas eu fiquei com algumas dúvidas de como seria melhor proceder. Eu criei 2 arquivos em Excel, um com algumas funções do Excel — para quem tiver interesse — e um sem funções do Excel.
Coloquei as minhas dúvidas na aba Dúvidas e simulei como o modelo está hoje e a principal medida que eu estou com dificuldade de calcular (fundo da célula em amarelo das abas Painéis). Eu consigo chegar no valor desejado dentro do Power BI quando utilizo uma tabela auxiliar com a FILTER, mas sei que não é a melhor opção. Aproveitei para tentar entender melhor se vocês criariam N tabelas fato para a contas a receber/pagar e N tabelas dimensão para a calendário.
A única coisa que eu esqueci de mencionar nas planilhas é que eu tenho uma tabela fato chamada Contas a Pagar e quero fazer análises utilizando ambas, como variação de caixa passada e variação de caixa futura, por exemplo. Não sei se isso faria muita diferença nas respostas, mas melhor avisar. E aviso que a estrutura da tabela Contas a Pagar é idêntica à Contas a Receber, só mudando o nome de uma ou outra coluna (de Valor Recebido para Valor Pago, por exemplo).
Pergunta
brennovn
Oi, pessoal. Tudo bem?
Eu criei o meu 1º modelo e ao começar a criar algumas medidas eu fiquei com algumas dúvidas de como seria melhor proceder. Eu criei 2 arquivos em Excel, um com algumas funções do Excel — para quem tiver interesse — e um sem funções do Excel.
Coloquei as minhas dúvidas na aba Dúvidas e simulei como o modelo está hoje e a principal medida que eu estou com dificuldade de calcular (fundo da célula em amarelo das abas Painéis). Eu consigo chegar no valor desejado dentro do Power BI quando utilizo uma tabela auxiliar com a FILTER, mas sei que não é a melhor opção. Aproveitei para tentar entender melhor se vocês criariam N tabelas fato para a contas a receber/pagar e N tabelas dimensão para a calendário.
A única coisa que eu esqueci de mencionar nas planilhas é que eu tenho uma tabela fato chamada Contas a Pagar e quero fazer análises utilizando ambas, como variação de caixa passada e variação de caixa futura, por exemplo. Não sei se isso faria muita diferença nas respostas, mas melhor avisar. E aviso que a estrutura da tabela Contas a Pagar é idêntica à Contas a Receber, só mudando o nome de uma ou outra coluna (de Valor Recebido para Valor Pago, por exemplo).
Obrigado desde já pela ajuda!
BancoDados.xlsx BancoDadosFunçõesExcel.xlsx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
4 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Faça login para comentar
Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login
Entrar Agora