Ir para conteúdo
  • 0

Extrair a data de um determinado estágio


Aislan Pedro
Ir para solução Solucionado por Michele ,

Pergunta

  • Alunos

Olá Pessoal, boa noite!

Estou criando um modelo de dados e tenho a seguinte situação abaixo:

1° Tabela: Fato Contrato

 2° Tabela: Histórico de estagio anterior e atual 

 

1° Tabela Fato Contrato - Tem o Id_estagio_patroc atual, preciso trazer para esta tabela a data da mudança que na tabela 2° é 07/03/2019 corresponde ao estagio 3. Estou pensando eu criar na tabela fato as datas das mudanças de estágios. Sendo que hoje na tabela fato só tenho a data da geração do contrato.  

image.png.29d3d976d267c9606db98d5cf0952a18.png

2° Tabela Histórico de estagio anterior e atual  - Preciso extrair daqui a data quando o estagio_atual era 2 e levar para tabela fato.

image.png.5a8b8f03b30efc60a36d998c765bd60e.png

Desde de já agradeço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Olá @Aislan Pedro!

Dúvida, a sua tabela de Contrato é realmente uma fato? Caso ela só possua uma linha para cada contrato entendo que deveria ser uma Dimensão e não uma Fato.

Se por acaso for isso mesmo essas duas tabelas poderão se relacionar (o que faz bastante sentido se uma é o histórico detalhado da outra) e então, nestes casos, o que normalmente é feito é se criar uma coluna lá no DAX mesmo usando RELATED e então você poderá levar para a sua Dimensão essa coluna que precisa e vice versa. caso precise de alguma coluna da sua Dimensão na sua Fato.

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Michele disse:

Olá @Aislan Pedro!

Dúvida, a sua tabela de Contrato é realmente uma fato? Caso ela só possua uma linha para cada contrato entendo que deveria ser uma Dimensão e não uma Fato.

Se por acaso for isso mesmo essas duas tabelas poderão se relacionar (o que faz bastante sentido se uma é o histórico detalhado da outra) e então, nestes casos, o que normalmente é feito é se criar uma coluna lá no DAX mesmo usando RELATED e então você poderá levar para a sua Dimensão essa coluna que precisa e vice versa. caso precise de alguma coluna da sua Dimensão na sua Fato.

 

Boa tarde, @Michele

Analisando melhor a tabela contrato posso considerar como uma dimensão, mas estou com dificuldade em calcular por exemplo o valor do contrato distinto , pois trazendo os valores com a mesclar consultas no power query a tabela dimensão contrato duplica os valores de contrato, pois terei diversos históricos de contratos. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
11 horas atrás, Aislan Pedro disse:

Boa tarde, @Michele

Analisando melhor a tabela contrato posso considerar como uma dimensão, mas estou com dificuldade em calcular por exemplo o valor do contrato distinto , pois trazendo os valores com a mesclar consultas no power query a tabela dimensão contrato duplica os valores de contrato, pois terei diversos históricos de contratos. 

 

@Michele, bom dia! Revisei meu modelo, não estava adequado, com sua resposta acima acabei analisando melhor o modelo e fiz a correção agora e facilitou nas medidas para trazer os valores esperados.

Muito obrigada pela atenção. 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...