Ir para conteúdo
  • 0

Conexão de gateway com Oracle 32 bits


delmarmachado
Ir para solução Solucionado por delmarmachado ,

Pergunta

  • Alunos

Ao tentar efetuar a conexão do gateway com o Oracle está sendo retornado o erro abaixo.

image.png.cb7c9a5df76c618565010dfea8e89f8d.png

Meu sistema só possui instalado o Oracle na versão 32 bits, onde o Power BI instalado é o 32 bits, justamente pois se for 64 não traz o dado. Na outra vez que isso ocorreu, eu instalei o gateway em outra máquina, porém, dessa vez a questão deu o mesmo erro.

Neste caso, gostaria de saber com urgência como posso corrigi-lo, visto que não há versão 32 bits no gateway e preciso colocar meu cliente para rodar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Agora à tarde foram executados os seguintes procedimentos:

- Inicialmente instalados os clients do Oracle 11g para as versões de 32 e 64 bits;
- Alteradas as variáveis de ambiente, mais especificamente dentro da variável Path, para buscar inicialmente a variável do client de 64 e depois a do de 32;
- Reiniciado o computador para que as mesmas passassem a valer;
- Configurado o gateway do zero, onde com isso o mesmo passou a conectar corretamente;
- Depois informadas as atualizações;
- Assim, realizamos o teste forçando a atualização e entrando no sistema, onde os mesmos ocorreram corretamente.

Obs: os clients 32 e 64 só foram instalados, devido ao nosso sistema não ter suporte para 64 bits, onde caso o seu possua, basta deixar apenas o de 32. Outra recomendação é usar uma máquina apenas para o Power BI e não um servidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia @delmarmachado tudo bem?

Infelizmente não identifiquei alternativas para o seu problema, considerando que até hoje não há Gateway de 32 bits.

Uma alternativa talvez seria pegar os dados do Banco e imputá-los em algum outro local, que seja 64 e permita a conexão, usando alguma ferramenta de ETL como Pentaho, SSIS ou algo similar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia @Frank Figueredo tudo bem?

Em minha máquina local, utilizando o Power BI de 64 bits com Oracle Client de 32, o mesmo funciona corretamente. No caso está ocorrendo isso apenas no cliente.

Desta forma, instalamos no cliente o Power BI na versão de 64 e o client do Oracle de 64 bits, mas mantendo o de 32 também instalado, onde com isso, o erro que estava ocorrendo parou de dar dentro do Power BI, mas continuou ocorrendo no gateway.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Frank Figueredo, sobre as duas questões vamos lá:

1- Se eu desabilitar a conexão de teste, não vai dar erro ao atualizar do mesmo jeito? É que no caso ele só testa primeiramente pra que não dê erro ali na frente né, então ao meu entendimento, vai continuar;

2- O ODBC com Oracle não é confiável, inicialmente quando começamos a desenvolver o projeto, alguns comandos simples davam erro ao usar ODBC, diferentemente do que ocorria com Oracle Database e desta forma, passamos para este último padrão. Além disso, como te falei, em minha local funciona e aqui dentro da empresa também funciona usando Oracle 32 bits, o problema está ocorrendo nos clientes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Frank Figueredo na minha máquina local funciona tanto o Power BI quanto o gateway, no cliente só funciona o Power BI. Detalhe: como disse anteriormente, no cliente a versão do Power BI era a de 32, porque dava a mesma mensagem do início do tópico e com isso, ontem instalei o client de 64 bits do Oracle e atualizei o Power BI para a versão 64, feito isso, passou a não dar mais a mensagem e eu achei que o gateway daria certo. Contudo, ao tentar configurar o gateway novamente, a mensagem continuou sendo exibida e isso não faz sentido, já que agora na versão 64 bits do Power BI, o que antes não funcionava, agora funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa tarde @Frank Figueredo, no caso, atualmente o sistema principal é o carro-chefe da nossa empresa, enquanto que o Power BI é algo novo que está sendo implantado aos poucos nos que se interessam pela ferramenta.

Desta forma, nós temos muitos clientes pequenos que inclusive não tem TI ou não podem ter uma máquina exclusiva para o Power BI e com isso, precisam usar também o sistema na mesma, porém, nós não podemos privar esses clientes de ter a ferramenta, daí entra o sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...