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Relatório para o usuário final escolher as dimensões e métricas para mostrar numa tabela ou tabela dinâmica


Rosivaldo Corrêa
Ir para solução Solucionado por Henrique Merola Faria ,

Pergunta

13 respostass a esta questão

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  • Solução

Olá @Rosivaldo Corrêa
No Power BI não tem um visual específico para isso.

Mas, você pode habilitar no relatório a opção "Personalizar os visuais" o que permite que os usuários com acesso de leitura possam alterar as informações do visual.
(Arquivo/Opções e Configurações/Opções/ARQUIVO ATUAL/Configurações do Relatório/ Marcar opção em Personalizar os visuais.
Essa funcionalidade requer licença PRO para que os usuários finais possam utilizar.

No Power BI On Line, no visual aparece um ícone (em amarelo na figura abaixo) que permite o usuário fazer quase qualquer tipo de alteração.

Na prática, você precisaria criar um visual com essa permissão liberada, para que os usuários façam as análises que quiserem.
Essa funcionalidade se aplica a filtros inclusive.
Para salvar a personalização, o usuário deve criar um Marcador específico.

image.thumb.png.bd52262c56ca3a595cfb3f361426f2eb.png

Aqui tem maiores informações, sobre o uso e configurações 

https://docs.microsoft.com/pt-br/power-bi/create-reports/power-bi-personalize-visuals

Editado por Henrique Merola Faria
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Olá @RodrigoSan, tudo bem e contigo?

No Qlik tem essa visão que permite o usuário criar um relatório customizado, numa tabela simples ou dinâmica, selecionando as Dimensões e as Medidas. 
Estou querendo fazer isso no Power bi, entende?

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Editado por Rosivaldo Corrêa
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Olá @Rosivaldo Corrêa, tudo bem contigo?
Não sei se entendi muito bem sua pergunta.
Mas pelo que sei não é possível o usuário escolher uma medida para executar.

O que é possível é criar algo personalizado utilizando indicadores ou botões que possam atingir seu objetivo nesse caso.

Se puder contextualizar melhor o objetivo, talvez possamos buscar uma solução que melhor lhe atenda.

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Olá @Rosivaldo Corrêa, se houver viabilidade de os usuários utilizarem o PBI Desktop ou o Online, você consegue ter isso da seguinte forma:
 

  • Criar um relatório Modelo com as dimensões e medidas;
  • Publicar esse relatório;
  • Criar um novo relatório (para ser editado no Desktop ou Online) e puxar o Conjunto de Dados do relatório Modelo.

Com isso os usuários terão acesso a tudo que tem no Conjunto de Dados, mas não poderão editar nada, apenas usar as colunas das tabelas e as medidas criadas. Sempre que vocês precisarem adicionar/modificar Dimensões ou Medidas bastará editar o relatório Modelo.

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19 horas atrás, Henrique Merola Faria disse:

Olá @Rosivaldo Corrêa
No Power BI não tem um visual específico para isso.

Mas, você pode habilitar no relatório a opção "Personalizar os visuais" o que permite que os usuários com acesso de leitura possam alterar as informações do visual.
(Arquivo/Opções e Configurações/Opções/ARQUIVO ATUAL/Configurações do Relatório/ Marcar opção em Personalizar os visuais.
Essa funcionalidade requer licença PRO para que os usuários finais possam utilizar.

No Power BI On Line, no visual aparece um ícone (em amarelo na figura abaixo) que permite o usuário fazer quase qualquer tipo de alteração.

Na prática, você precisaria criar um visual com essa permissão liberada, para que os usuários façam as análises que quiserem.
Essa funcionalidade se aplica a filtros inclusive.
Para salvar a personalização, o usuário deve criar um Marcador específico.

image.thumb.png.bd52262c56ca3a595cfb3f361426f2eb.png

Aqui tem maiores informações, sobre o uso e configurações 

https://docs.microsoft.com/pt-br/power-bi/create-reports/power-bi-personalize-visuals

Olá Henrique!
Interessante, vou testar e ver se fica simples como o visual mostrado aqui. Muito Obrigado.

Editado por Rosivaldo Corrêa
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13 horas atrás, Michele disse:

Olá @Rosivaldo Corrêa, se houver viabilidade de os usuários utilizarem o PBI Desktop ou o Online, você consegue ter isso da seguinte forma:
 

  • Criar um relatório Modelo com as dimensões e medidas;
  • Publicar esse relatório;
  • Criar um novo relatório (para ser editado no Desktop ou Online) e puxar o Conjunto de Dados do relatório Modelo.

Com isso os usuários terão acesso a tudo que tem no Conjunto de Dados, mas não poderão editar nada, apenas usar as colunas das tabelas e as medidas criadas. Sempre que vocês precisarem adicionar/modificar Dimensões ou Medidas bastará editar o relatório Modelo.

Olá Michele! Não entendi muito bem, você tem exemplo ou vídeo para disponibilizar? A ideia é fazer algo simples para o usuário final.

Muito obrigado!

Editado por Rosivaldo Corrêa
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Olá @Rosivaldo Corrêa.

Recomendo dar uma olhada nessa aulas da imagem mais abaixo para entender o funcionamento do Conjunto de Dados.

Cada vez que você publica um relatório gera um conjunto de dados. Esse conjunto de dados quando consumido por um novo relatório importa todas as tabelas, colunas e medidas para este relatório, mas não permite modificação.

Sugiro você pegar o relatório que quer compartilhar e publicar ele apenas para testar o que estou falando, depois você cria um novo relatório e puxa o conjunto de dados do relatório publicado. A meu ver não é algo avançado para explicar para alguém de negócio, a pessoa poderá inclusive selecionar os visuais para trabalhar, porém se quem for usar de fato for muito leigo aí quem sabe não dê.

Essa opção é na verdade voltada para os Analista de BI que não montam a parte de ETL, que são só Analistas de negócio mesmo.

image.thumb.png.b0d4e9b410693437a6840707e14dd72d.png

 

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Boa noite, Rosivaldo.

Talvez algo próximo ao que vc deseja seria através do Tabular Editor.

Por lá vc poderá criar Calculation Groups com medidas que vc necessitar.

Com isso, vc poderá colocar essas medidas em Segmentação de Dados para o usuário escolher o que ele quer visualizar, de acordo com o contexto já existente.

Ex: Digamos que seu visual seja analisar as vendas de vendedor ao longo do tempo e que vc precise saber a quantidade de vendas, o valor vendido, o percentual sobre o total, as vendas dos mesmo período do ano passado, e por aí vai....

Vc cria tudo isso no Tabular Editor, como eu disse acima, e depois cria a segmentação de dados com essas medidas.

Assim, o seu usuário final, irá escolher o que ele quer analisar naquele visual, escolhendo a medida na segmentação - tornando assim o seu visual dinâmico.

Sugiro assistir a Live 58 e verificar se seria a solução que deseja.

Espero que tenha ajudado.

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Olá Rosivaldo!

No dia 30/07 adicionaram uma atualização que eu acho que vai te ajudar nesse caso:

https://docs.microsoft.com/en-us/power-bi/create-reports/power-bi-personalize-visuals

No artigo que está em inglês eles mostram como fazer isso para gráficos, não cheguei a testar se funciona para tabelas.

Espero que te ajude. 

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Em 23/08/2021 em 14:23, Henrique Merola Faria disse:

Olá @Rosivaldo Corrêa
No Power BI não tem um visual específico para isso.

Mas, você pode habilitar no relatório a opção "Personalizar os visuais" o que permite que os usuários com acesso de leitura possam alterar as informações do visual.
(Arquivo/Opções e Configurações/Opções/ARQUIVO ATUAL/Configurações do Relatório/ Marcar opção em Personalizar os visuais.
Essa funcionalidade requer licença PRO para que os usuários finais possam utilizar.

No Power BI On Line, no visual aparece um ícone (em amarelo na figura abaixo) que permite o usuário fazer quase qualquer tipo de alteração.

Na prática, você precisaria criar um visual com essa permissão liberada, para que os usuários façam as análises que quiserem.
Essa funcionalidade se aplica a filtros inclusive.
Para salvar a personalização, o usuário deve criar um Marcador específico.

image.thumb.png.bd52262c56ca3a595cfb3f361426f2eb.png

Aqui tem maiores informações, sobre o uso e configurações 

https://docs.microsoft.com/pt-br/power-bi/create-reports/power-bi-personalize-visuals

Resolveu por aqui.

Muito Obrigado!

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