Ir para conteúdo
  • 0

Diluição de Meta com hierarquia e data


Anika
Ir para solução Solucionado por Anika ,

Pergunta

  • Alunos

Olá,

 

Estou tentando fazer uma forma de concatenar as metas com o faturamento de acordo com o dia, mês e ano; considerando o ano fiscal iniciando em 01/07.

Tento dispor as informações num gráfico de colunas com linha, onde a meta a ser batida ficaria na linha e o faturamento nas colunas.

Infelizmente não consigo aplicar a hierarquia das metas da mesma forma como estão as datas.

Criei um arquivo fictício para ver se conseguem me ajudar.

 

Desde já, obrigada!

DiluiçãoDeMeta.pbix TabelaMeta.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Bom dia meninos, como estão?

 

@RodrigoSan, obrigada pela ajuda com o arquivo, mas ainda não estou conseguindo aplicar o que preciso.

Criei medidas que quando coloco no cartão, o valor está correto. Quando tento aplicar na coluna, é como se somasse o valor das linhas e aparecesse a meta anual em cada linha da tabela.

 

Você me mandou uma tabela, certo? Eu preciso de um gráfico de coluna + Linha.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos

Olá boa tarde!

Tudo bem?

Como está o seu modelo de dados original?

Verifiquei rapidamente os arquivos disponíveis e vi que não está modelado da forma correta, se compreendi bem, sua necessidade é comparar o faturamento com a meta, nesse caso o ideal é vc ter uma tabela de faturamento e uma de meta separadas, e fazer o relacionamento entre as tabelas através da dimensão calendário.

 

Fico à disposição

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos
3 horas atrás, Anika disse:

Isso, é isso que preciso fazer.

Preciso ter duas tabelas separadas, mas ambas com um dCalendario cada? Ou só com todos os dias do ano classificados como data e essa divisão de hierarquia vai acontecer automaticamente quando eu relacionar data de meta com data de dCalendario (que já está linkado com emissão)?

 

Tentei seguir uns passo a passo do youtube e não consigo nem criar as colunas no power bi de forma diluída. Fica dando erro, mesmo eu fazendo exatamente como nos vídeos. Esse erro acontece no arquivo original que estou trabalhando. Tô até desanimada, já. 😞

Olá boa tarde!

Isso mesmo, vc precisa separar as tabelas, seu modelo tem que ficar da seguinte forma, uma tabela fato para o faturamento, uma tabela dimensão meta e uma tabela dimensão calendário, ai vc relaciona a tabela faturamento e a tabela de metas com a calendário, não tem erro, o modelo que o @RodrigoSan deixou é ideal.

Qual quer coisa estou a disposição.  

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Isso, é isso que preciso fazer.

Preciso ter duas tabelas separadas, mas ambas com um dCalendario cada? Ou só com todos os dias do ano classificados como data e essa divisão de hierarquia vai acontecer automaticamente quando eu relacionar data de meta com data de dCalendario (que já está linkado com emissão)?

 

Tentei seguir uns passo a passo do youtube e não consigo nem criar as colunas no power bi de forma diluída. Fica dando erro, mesmo eu fazendo exatamente como nos vídeos. Esse erro acontece no arquivo original que estou trabalhando. Tô até desanimada, já. :(

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Anika, tudo bem contigo?
Eu criei um pequeno modelo de dados que compartilho com você.
Verifique se essa seria a análise que você gostaria de fazer.
O que fiz foi criar uma dMetas por mês e relacionei com a dCalendario.
Caso você não compreenda o formato dos dados, pode me contatar que te auxilio no desenvolvimento.

Meta.zip

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...