Ir para conteúdo
  • 0

Agrupar Colunas Matriz


mrmatos
Ir para solução Solucionado por arthurOribeiro ,

Pergunta

  • Alunos

Boa Tarde Pessoal!

Estou com uma dúvida, eu tenho várias matrizes no meu Relatório que tem colunas que seguem o mesmo padrão. Gostaria de agrupá-las de alguma forma como em um exemplo na imagem abaixo:

image.png.74da7ab6ef7e08681d05b9168742a1e0.png

Todas essas colunas destacadas são medidas e seguem o padrão de ser Realizado/Orçado/Variação. Gostaria de agrupá-las da seguinte maneira:

image.png.3c2712e93227f366981ba9458b49053b.png

Nesse exemplo eu "fiz na mão", ou seja, eu desenhei um quadrado no fundo da tabela e adicionei caixas de texto para deixar no layout que gostaria de chegar.

Alguém sabe uma forma de fazer isso (preferencialmente via DAX) de ter uma medida que agrupa essas outras medidas?

 

Deixo o arquivo .pbix desse exemplo para eventuais testes.

 

Obrigado!!

Tabela de Vendas.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 2
  • Alunos
  • Solução

@mrmatos,

Mexi um pouco no seu arquivo e acho que cheguei no resultado esperado, para fazer esse layout você vai precisar criar uma tabela auxiliar somente com os texto que você quer nas colunas, depois disso vai precisar mapear qual medida deve aparecer em cada texto através de uma medida única, eu chamei de "MedidaAux" no seu arquivo, veja se te ajuda!

Obs.: Só fiz uma parte porém para finalizar basta seguir a lógica, caso tenha alguma dificuldade pode me chamar!

882928414_TabeladeVendas.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos

Boa Noite!

 

Olhando o seu arquivo, acredito que a única forma de apresentar os dados da forma que você quer seria no PQ para cada uma das tabelas:

1 - Criar uma coluna a mais para calcular a Margem Bruta;

2 - Transformar as colunas com os valores em linhas, mas antes nomear da forma que quer Receita Bruta, Lucro Bruto, Margem Bruta;

3 - Criar uma coluna auxiliar identificadora, coluna personalizada = "O" para indicar que é o orçado e "R" para indicar que é o realizado;

4 - Acrescentar as consultas.

Você terá que refazer as fórmulas levando em consideração esta nova sistemática.

 

Acredito que via DAX não conseguirá o que quer, justamente por conta da necessidade de precisar de uma coluna para fazer a divisão, mas outros colegas podem colaborar.

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...