Ir para conteúdo

Pergunta

• Alunos
Postado

Olá, após assistir as aulas de "Power Apps: Aplicativo de gestão de documentos" comecei a me questionar sobre a utilização do aplicativo desenvolvido para o meu caso, pois inicialmente tenho o desafio de criar um sistema/app que consiga arquivar vários documentos ( geralmente gigantescos, tamanho ~50k linhas) de modo que várias pessoas possam acessar e fique de fácil atualização desses arquivos.

Inicialmente, o meu projeto era trabalhar com listas no sharepoint representando esses arquivos e um sistema de submissão de documentos para manter o histórico mesmo após a atualização das listas com os documentos mais novos. Mas após a última aula de desenvolvimento do app comecei a refletir sobre a performance que esse app teria para mim e problemas como questões de delegação e exportação desses dados.

Gostaria, então, solicitar a ajuda e opiniões se devo continuar com a ideia original utilizando artifícios como o parse json (se for o caso, gostaria de pedir alguma referência sobre como usá-lo) ou devo partir para uma ideia mais de apenas ter o sistema de submissão de documentos no power apps e a partir disso levar os dados para um Power Bi onde possa editar mais facilmente os dados e interações entre as tabela. O que vocês acham?

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

• 0
  • Alunos
Postado
Em 24/11/2024 em 15:18, Nícolas Peterson Ferreira Brito Brito disse:

Olá, após assistir as aulas de "Power Apps: Aplicativo de gestão de documentos" comecei a me questionar sobre a utilização do aplicativo desenvolvido para o meu caso, pois inicialmente tenho o desafio de criar um sistema/app que consiga arquivar vários documentos ( geralmente gigantescos, tamanho ~50k linhas) de modo que várias pessoas possam acessar e fique de fácil atualização desses arquivos.

Inicialmente, o meu projeto era trabalhar com listas no sharepoint representando esses arquivos e um sistema de submissão de documentos para manter o histórico mesmo após a atualização das listas com os documentos mais novos. Mas após a última aula de desenvolvimento do app comecei a refletir sobre a performance que esse app teria para mim e problemas como questões de delegação e exportação desses dados.

Gostaria, então, solicitar a ajuda e opiniões se devo continuar com a ideia original utilizando artifícios como o parse json (se for o caso, gostaria de pedir alguma referência sobre como usá-lo) ou devo partir para uma ideia mais de apenas ter o sistema de submissão de documentos no power apps e a partir disso levar os dados para um Power Bi onde possa editar mais facilmente os dados e interações entre as tabela. O que vocês acham?

Fala @Nícolas Peterson Ferreira Brito Brito, dá uma lidas nestas sugestões citadas pelo GPT:

Aqui está minha opinião sobre suas opções:

1. Utilizar SharePoint + Power Apps com Parse JSON

Prós:

• Centralização: Todo o sistema seria gerenciado dentro do ambiente Microsoft 365.
  • Histórico: O SharePoint permite manter versões, facilitando o histórico dos documentos.
  • Familiaridade: Se sua equipe já usa SharePoint, a curva de aprendizado pode ser menor.

Contras:

• Performance: Com documentos grandes (~50k linhas), o SharePoint pode apresentar lentidão, especialmente se houver muitas operações simultâneas.
  • Limitações de Delegação: Funções não delegáveis podem dificultar a manipulação de grandes volumes de dados, o que impacta a eficiência.
  • Complexidade na Atualização: A necessidade de tratar grandes volumes de dados em Power Apps pode exigir mais esforço em otimizações, como o uso de Parse JSON, mas isso não resolve todos os problemas de performance.

2. Submissão de Documentos com Power Apps + Integração com Power BI

Prós:

• Performance Superior: O Power BI é projetado para lidar com grandes volumes de dados, oferecendo consultas mais rápidas.
  • Visualização Avançada: Maior flexibilidade para criar relatórios e interações complexas.
  • Automação: Você pode integrar Power Automate para automatizar a atualização de dados no Power BI, simplificando processos.

Contras:

• Duplicidade de Ambientes: Pode ser necessário gerenciar dois ambientes distintos (Power Apps para submissão e Power BI para análise).
  • Dependência de ETL: Se os dados precisarem de muitas transformações antes de serem usados no Power BI, isso pode aumentar a complexidade.

Minha Recomendação:

Se o objetivo principal for a gestão de documentos e colaboração, e o volume de dados for um grande desafio, eu recomendaria a integração entre Power Apps e Power BI. Use o Power Apps para a submissão inicial dos documentos e armazene esses dados no SharePoint ou em um banco de dados mais robusto (como SQL Server). Em seguida, faça a visualização e manipulação dos dados no Power BI.

Essa abordagem oferece melhor performance, especialmente para grandes volumes de dados, e flexibilidade na análise e visualização sem sobrecarregar o Power Apps.

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login

Entrar Agora
  • Criar Novo...