Ir para conteúdo
  • 0

Cálculo "Acumulado" com Medidas e Tabelas


Júlio Sene
Ir para solução Solucionado por Bruno Abdalla de Souza ,

Pergunta

  • Alunos

Pessoal, bom dia!

Preciso fazer o seguinte cálculo:

1) Tenho uma Medida sendo o valor realizado (somatória das colunas valores de 3 tabelas diferentes). Essa Medida está denominada [R];
2) Tenho uma Tabela com índices de atualização mensal, ou seja, cada mês tem índice específico. Tabela denominada Taxa_Atualizacao;
3) Preciso que a medida [R] entre no contexto Ano/Mês e que com isto eu consiga multiplicar o valor de [R] do contexto pelo índice correspondente da tabela Taxa_Atualizacao;
4) No final, após a "iteração" acima, eu preciso retornar a somatória de todo o período ([R] * Taxa_Atualizacao);

Obs: Se somar todo o período de [R] e Taxa_Atualizacao para depois multiplicar, o arredondamento está gerando uma diferença que não gostaria. Com a "iteração" eu "elimino" esta diferença.

Alguma solução?
Grato, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Yuri, obrigado pelo auxílio. Deixei um pouco confuso a explicação. Vou tratar só de um ponto que se solucionado já resolverá a 2ª parte. Seguinte, o pbix em anexo tem a tabela dIndice com a coluna [Fator]. Com o cálculo DAX no arquivo é possível ir acumulando o fator ao longo do tempo. Isso mensalmente já está ok. Quando preciso do índice para o ano, tenho utilizar a média deste acumulado (que já é uma medida). Então em resumo seria calcular a média do fatorAC para cada ano. Se tiver algum ideia agradeço. Obrigado.

índice.xlsb Pbix.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Bruno Abdalla de Souza disse:
Media Fator = 
CALCULATE(
    AVERAGE(dIndice[Fator]),
    SUMMARIZE(
        dIndice,
        dIndice[ANO],
        dIndice[Mês_Id]
    )
)

 

20241016_Pbix.pbix 133.89 kB · 0 downloads

Bruno obrigado pelo apoio. 
Na medida acima, a média está sendo feita pela coluna da tabela dIndice[Fator], porém a necessidade da média está para a coluna FatorProd da Matriz, que no caso esta coluna é uma medida. Em anexo a imagem. Por ser medida estou tendo a dúvida de como tratar na função.

Imagem.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...