Ir para conteúdo
  • 0

Duvidas referente a modelagem de dados complexos no power query

Beatriz Mota Macedo

Pergunta

• Alunos

Boa Tarde pessoal, 

Sera que alguem poderia me auxiliar ? estou realizando um projeto no Power para montar o relatorio da empresa onde trabalho, eu preciso criar o mesmo visual presente na imagem abaixo dentro do power BI, o problema 'e que nao estou conseguindo criar o mesmo layout (segue imagem abaixo) eu nao sei se e no mesmo formato de uma DRE mas acredito que nao seja, apesar de assistir todos os videos estou com essas duvidas.

WhatsApp Image 2024-10-04 at 12.54.02 PM.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
  • Alunos

E que esta no pc da minha empresa vou fazer outra pergunta talvez fique mais facil para entender. 

Comecei a modelar no power query e vi que nao consegui modelar uma coisa , a ordem da DATA e a ordem DO NOME DAS COLUNAS , por exemplo , no arquivo da minha empresa esta dessa forma image.jpeg.154ae2736143a22efd66a3b3b8b8a4a9.jpeg

E  o que fiz no power BI esta dessa forma :  ( notem que as datas estao fora de ordem , que tem uma coluna amais anterior as datas com numeros que nao sei porque esta assim e tambem as colunas com os nomes estao fora de ordem puxando ordem alfabetica ) , como resolvo isso

image.jpeg.56c95a055350a29dd0055c4d49628616.jpeg

Link para o comentário

• 0
  • Alunos

A data fora de ordem é fácil de responder: essa data é formato texto, então no Calendário vc tem de mandar Classificar a coluna por uma outra em formato data.
No exemplo abaixo, eu tenho uma coluna Ano Mês no formato 2024 Jan, 2024 Fev... que é Classificada pela coluna AnoMês# que está em formato 202401, 202402...
ficando assim na ordem correta.
image.png.5104b9e5db29c6d73cabb14d8ba30076.png

Quanto à ordenação das colunas, deve haver uma estrutura de grupos que faz a ordenação, mas sem ver os dados fica difícil de dar sugestão.
Tem algumas aulas de DRE na plataforma, dá uma olhada que deve te ajudar a encontrar o caminho.

Seria algo parecido com essa aqui:
image.png.31e258d16b5d538298f699642ed2d047.png

Editado por Henrique Merola Faria
Link para o comentário

• 0
  • Alunos

@Beatriz Mota Macedo, segue uma sugestão, é uma evolução do seu modelo, um estudo de caso para você avaliar e evoluir.
Está longe de ser uma solução pronta, é um ponto de partida somente.

- incluí a tabela de ordenação das contas (máscara), que é uma planilha (em anexo). Essa tabela é relacionada com a
   tabela Argentina Liquidity e as suas contas é que são utilizadas no visual. As Contas estão ordenadas pela coluna Order.
   Tem duas contas na planilha que não sei a ordem correta, então atribui 40 e 50. Precisa corrigir.

- troquei o nome da Data no calendário, só para facilitar o entendimento
- incluí uma DataAux no calendário, que é cópia da Data, para usar no visual com a formatação ddmmm
- a data em formato dia.mês é a coluna DataAux do calendário, formatada manualmente como dd.mmm no power bi
image.png.1dc7d47d3f5b801ea18cefce9d477347.png

O que precisa atentar nos dados é que tem duas vezes a conta OTHERS em grupos diferentes, o que não pode acontecer,
pois não dá para saber qual OTHER usar em qual grupo.
Também na imagem aparece a conta Other que não existe na base.

O resultado é esse aqui:
a data é a DataAux do calendário e a US$M é da tabela de Ordem.
image.png.9d56a72c30cf3dc65b15229cd5220233.png

GMSA Liquidity.xlsx GMSA Liquidity no Power BI (1).pbix

Link para o comentário

• 0
  • Alunos
Em 04/10/2024 em 17:59, Beatriz Mota Macedo disse:

Enviei acima 

Fiz um BI de DRE recentemente e esse case me ajudou muito. Da uma olhadinha.
Tem outros modelos tambem que pode te atender melhor, so procurar aqui na plataforma mesmo:

https://app.xperiun.com/aula/1704332462068x813593219379415300?v=1704838852512x194240810991855420

Em 04/10/2024 em 13:11, Beatriz Mota Macedo disse:

Edson como faco para compartilhar essa informacao?

@Beatriz Mota Macedo envia uma base teste com dados fictícios ou ate mesmo seu arquivo pbix so alterar os valores reais, para podermos te ajudar melhor.

Link para o comentário

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login

Entrar Agora
  • Criar Novo...