Ir para conteúdo
  • 0

Frequencia de compras por produto e cliente

Ir para solução Solucionado por Alexandre Francisco Koslowski ,

Pergunta

• Alunos
Postado

Preciso resolver um problema relacionado ao setor de compras, hoje a sugestão de compra é feita com base na data inicial, data final, estoque e consumo, acontece que alguns itens são vendidos para clientes com padrões de compra específicos e esporádicos, esses itens acabam ficando de fora da sugestão de compra, preciso criar uma medida ou coluna calculada que me traga a frequencia de compra por produto e cliente, a base de dclientes e dprodutos que vou trabalhar é bem grande.  

Tentativa 1:

ClienteFrequenciaCompras = CALCULATE( COUNTROWS(fvendas), ALLEXCEPT(fvendas, fvendas[ID_Cliente], fvendas[ID_Produto]) )

Tentaiva 2:

IntervaloEntreCompras = CALCULATE( MINX( FILTER( fvendas, fvendas[ID_Produto] = EARLIER(fvendas[ID_Produto]) && fvendas[ID_Cliente] = EARLIER(fvendas[ID_Cliente]) && fvendas[DataCompra] < EARLIER(fvendas[DataCompra]) ), DATEDIFF(fvendas[DataCompra], EARLIER(fvendas[DataCompra]), DAY) ) )

Tentativa 3: 

IntervaloEntreCompras = VAR DataCompraAtual = fVendas[geracao_data] VAR IdProdutoAtual = fVendas[id_produto] VAR IdClienteAtual = fVendas[id_cliente] RETURN CALCULATE( MINX( FILTER( fVendas, fVendas[id_produto] = IdProdutoAtual && fVendas[id_cliente] = IdClienteAtual && fVendas[geracao_data] < DataCompraAtual ), DATEDIFF(fVendas[geracao_data], DataCompraAtual, DAY) ) )

O objetivo é eu conseguir encontrar um padrão de compras por cliente e produto e trabalhar em paralelo com a sugestão de compras, caso souberem de outro caso parecido eu tento pegar base por ele.

dcliente.xlsx dproduto.xlsx fVendas.xlsx

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
  • Alunos
  • Solução
Postado

Criei a medida da seguinte forma e deu certo, caso alguém venha a ter o mesmo problema. 

FrequenciaCompra12Meses =
VAR DataAtual = MAX(dCalendario[Data])
VAR Periodo12Meses = DATESINPERIOD(dCalendario[Data], DataAtual, -12, MONTH)
VAR FrequenciaProdutoCliente =
    CALCULATE(
        DISTINCTCOUNT(fVendasBlumenau[geracao_data]), -- Conta os meses distintos em que houve compra
        Periodo12Meses,
        fVendasBlumenau[id_produto] = SELECTEDVALUE(fVendasBlumenau[id_produto]), -- Filtra para o produto selecionado
        fVendasBlumenau[id_cliente] = SELECTEDVALUE(fVendasBlumenau[id_cliente])  -- Filtra para o cliente selecionado
    )
RETURN
    IF(FrequenciaProdutoCliente > 0, FrequenciaProdutoCliente, BLANK()) -- Exclui produtos sem compras nos últimos 12 meses
  • 0
  • Alunos
Postado

Olá @Alexandre Francisco Koslowski.
Você poderia anexar print dos resultados que você precisa obter, em excel mesmo, baseado em seu exemplo ?
Por exemplo, a frequência de compra por produto e cliente, que você citou, me parece algo assim:
- eu incluí uma venda a mais em junho...

image.png.f5ef6649a9a666680032e5855aa447b0.png

Idem exemplo para a visualização de intervalo de compras.

Nessa live o Karpa aborda cálculos de frequência e intervalo de compras, com foco em classificar clientes, mas que
servem de base para o que você precisa.

Enfim, detalha um pouco mais para que possamos ajudá-lo.

https://app.xperiun.com/aula/1704330688588x391587696219594750?v=1704838858398x803746535217546800 

• 0
  • Alunos
Postado (editado)

Boa tarde Henrique

Obrigado pela ajuda, estou vendo a live, vou tentar aplicar no dashboard a recência e frequência por cliente e após o drill-through por produto, o que preciso trazer é a classificação por cliente e produto, mostrando quanto tempo o cliente levo para fazer uma nova compra do produto e a quantidade de compra dentro do período filtrado.

image.jpeg

Editado por Alexandre Francisco Koslowski
A imagem quebro o texto

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login

Entrar Agora
  • Criar Novo...