Preciso resolver um problema relacionado ao setor de compras, hoje a sugestão de compra é feita com base na data inicial, data final, estoque e consumo, acontece que alguns itens são vendidos para clientes com padrões de compra específicos e esporádicos, esses itens acabam ficando de fora da sugestão de compra, preciso criar uma medida ou coluna calculada que me traga a frequencia de compra por produto e cliente, a base de dclientes e dprodutos que vou trabalhar é bem grande.
O objetivo é eu conseguir encontrar um padrão de compras por cliente e produto e trabalhar em paralelo com a sugestão de compras, caso souberem de outro caso parecido eu tento pegar base por ele.
Pergunta
Alexandre Francisco Koslowski
Preciso resolver um problema relacionado ao setor de compras, hoje a sugestão de compra é feita com base na data inicial, data final, estoque e consumo, acontece que alguns itens são vendidos para clientes com padrões de compra específicos e esporádicos, esses itens acabam ficando de fora da sugestão de compra, preciso criar uma medida ou coluna calculada que me traga a frequencia de compra por produto e cliente, a base de dclientes e dprodutos que vou trabalhar é bem grande.
Tentativa 1:
ClienteFrequenciaCompras = CALCULATE( COUNTROWS(fvendas), ALLEXCEPT(fvendas, fvendas[ID_Cliente], fvendas[ID_Produto]) )
Tentaiva 2:
IntervaloEntreCompras = CALCULATE( MINX( FILTER( fvendas, fvendas[ID_Produto] = EARLIER(fvendas[ID_Produto]) && fvendas[ID_Cliente] = EARLIER(fvendas[ID_Cliente]) && fvendas[DataCompra] < EARLIER(fvendas[DataCompra]) ), DATEDIFF(fvendas[DataCompra], EARLIER(fvendas[DataCompra]), DAY) ) )
Tentativa 3:
IntervaloEntreCompras = VAR DataCompraAtual = fVendas[geracao_data] VAR IdProdutoAtual = fVendas[id_produto] VAR IdClienteAtual = fVendas[id_cliente] RETURN CALCULATE( MINX( FILTER( fVendas, fVendas[id_produto] = IdProdutoAtual && fVendas[id_cliente] = IdClienteAtual && fVendas[geracao_data] < DataCompraAtual ), DATEDIFF(fVendas[geracao_data], DataCompraAtual, DAY) ) )
O objetivo é eu conseguir encontrar um padrão de compras por cliente e produto e trabalhar em paralelo com a sugestão de compras, caso souberem de outro caso parecido eu tento pegar base por ele.
dcliente.xlsx dproduto.xlsx fVendas.xlsx
3 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Faça login para comentar
Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login
Entrar Agora