Ir para conteúdo
  • 0

Filtro Dinâmico para consolidação processo orçamentário.


Willian Wichnieski
Ir para solução Solucionado por Bruno Abdalla de Souza ,

Pergunta

  • Alunos

Oi pessoal, tudo bem?

Eu tenho processo de consolidação de estimativas de orçamento que basicamente é realizado 5 vezes ao ano e estes dados consolidados eu preciso fazer comparativos à medida que é finalizados os resultados realizados (Actual) de cada mês conforme a foto abaixo.   

image.png.a1b1b0cd9e4d36e05547c8890a39f4e2.png

 

A minha dúvida é a seguinte: Eu preciso criar filtro dinâmico que traga os valores realizados e estimados de acordo com a consolidação no determinado período do ano.

Visão 1: Trazer numa Matriz igual a figura acima com os números realizados e estimados para fazer estes comparativos com os dados históricos do budget que é único na coluna “Estimate” que traz os valores estimados para o ano. Para verificar o que estamos orçando esta de acordo com os números realizados.

Visão 2:  Também numa Matriz trazer os números isolados mês a mês com o filtro dinâmico de acordo com a regra abaixo para fazer o comparativo lado a lado com budget, estimates 3, 5, 9 e 11 e o Actual à medida que a contabilidade encerra o período.

Filtro Budget: Trazer somente Actual (números realizados) e Budget (estimativa de 12 meses)

Filtro E3: Trazer Budget (estimativa de 12 meses),  Actual (2 meses), E3 (Estimativa de 10 meses).

Filtro E5: Trazer Budget (estimativa de 12 meses),  Actual (4 meses), E3 (Estimativa de 10 meses), E5 (Estimativa de 8 Meses)

Filtro E9: Trazer Budget (estimativa de 12 meses),  Actual (8 meses), E3 (Estimativa de 10 meses), E5 (Estimativa de 8 Meses), E9 (Estimativa de 4 Meses).

Filtro E11: Trazer Budget (estimativa de 12 meses),  Actual (10 meses), E3 (Estimativa de 10 meses), E5 (Estimativa de 8 Meses), E9 (Estimativa de 4 Meses), E11 (Estimativa de 2 Meses)

O Problema que na coluna “Estimate” eu tenho vários nomes como Actual, Budget, E3, E5, E9, E11 e não estou conseguindo consolidar estes números no visual da matriz.

Estou anexando o excel com o resultado esperado, pbix e a base teste.

Para ficar mais fácil deixei na estrutura da DRE somente Net Sales na base de testes. Quando aparecer na coluna “Estimate” Actual  será possível verificar que na coluna “B” o nome de “Net sales, total” e quando filtrar E3, E5, E9, E11 o nome aparece somente “Net Sales” porque são 02 entradas diferentes. Eu fiz um “Join” que deixou tudo na mesma tabela para verificar o Total do Ano deve somar ambos campos mesmo com descrição diferente.

Agradeço quem possa ajudar nesta solução.

 

Base_Teste_Materiais.xlsx Explicação Base Teste.xlsx PROCESSO_DE_ESTIMATIVA 1.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Boa Noite...

Bruno,

Nesta visão consolidada esta correto o arquivo enviado.

Também eu preciso gerar uma visão em uma Matriz com o contexto de coluna para mostrar (Actual / E3 / E5 / E9 / E11) conforme demonstrado no arquivo em anexo.

No arquivo em anexo o filtro o qual eu criei uma tabela de segmentação pelo "Estimate Group"  o qual estou tentando acumular o actual a medida que ocorre fechamento contabil e saindo novos actuals.

A ideia é comparar os números realizados (Actual" com a foto de cada processo de estimativa para verificar a precisão no processo orçamentario.

image.png.58d9cd4e67669e9fd5977cc889496219.png

 

A minha duvida se eu  preciso criar uma coluna calculada que consiga para consiguir acumular os valores do Actual, E3, E5, E9 e E11 demonstrado numa matriz com a foto de cada processo do estimate? ou teria alguma outra maneira mais facil de fazer estes resultados acumulados mensalmente?

Grato pela ajuda,

Willian

 


PROCESSO_DE_ESTIMATIVA v1.pbix

 

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...