Ir para conteúdo
  • 0

Identificar Possíveis Desvios de Compras - Limitador até 25K


Pergunta

  • Alunos

Olá pessoal,

Tudo bem?

Tenho um limitador de até 25k para classificar um tipo específico de compra (Ex: Abaixo de 25K). Porém, preciso identificar se área está realizando, por exemplo, 5 pedidos para o mesmo fornecedor e dividindo o valor para ficar abaixo do limitador. O objetivo é fazer uma gestão e uma auditoria se efetivamente o que está entrando como “Abaixo de 25K” está correto.

Na base que consta em anexo, por exemplo, o pedido de compra do fornecedor “Colina” foi dividido em dois e ambos ficaram abaixo do limitador. Porém, se o usuário não tivesse dividido o pedido, o valor total teria ultrapassado o limitador e a classificação correta seria "Acima de 25K".

Alguém poderia me ajudar?
 

BaseTeste.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Boa tarde @Jeferson Henrique Maranhão Ferreira se eu entendi corretamente você precisa que a classificação do tipo de compra leve em consideração o valor total para um mesmo fornecedor, numa mesma data, mesmo que tenha sido efetuado vários pedidos correto?

Se for isso imagino que possa seguir dessa forma:

Criar duas medidas no seu modelo de dados:

ValorTotal = SUM(BaseTeste[Valor])

e

TipoDeCompra =
IF(
    CALCULATE([ValorTotal],
     ALLEXCEPT(BaseTeste,BaseTeste[Data do Pedido],BaseTeste[Fornecedor])
    ) < 25000 ,
    "Abaixo de 25K" ,
    "Acima de 25K"
    )

 

Observe que a jogada está no calculate aplicado no valor total dentro da lógica par ao tipo de compra, ela considera a data do pedido e o fornecedor, porém desconsidera o pedido para a classificação.

Espero que isso ajude, qualquer dúvida estou à disposição.

Segue imagem do resultado esperado:

image.png.5409b157e9ec92d4332055192764d676.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...