Ir para conteúdo
  • 0

Gráfico de Linhas


LaisSantos

Pergunta

  • Alunos

Bom dia, pessoal.

Preciso de ajuda com um gráfico de linhas. No excel ele é um gráfico logaritmo e funciona bem kk ao repassar para o Power BI, encontrei o problema para separar as linhas.
Vamos ao problema:

Tenho vários ensaios de um projeto, separado por peneiras. A peneira maior, 1', é grossa e geralmente passa toda minha amostra. A passagem da amostra vai reduzindo conforme a peneira vai ficando menor. A última peneira é a #200. Então, basicamente cada ensaio fica como na tabelinha de exemplo:


image.png.3d41af2724eab6b653003f70e41c00b5.png


Preciso colocar no gráfico no Power BI essa informação, de forma que a peneira seja meu eixo X e o %Passante seja meu eixo Y. Porém, preciso colocar todos os ensaios, cada um com uma linha (que seriam as linhas cinzas) e mais 4 linhas adicionais de limites (linhas azuis, limites mínimos e linhas vermelhas, limites máximos) como no exemplo do Excel abaixo:

 

image.png.58e80e42fe6032d6c473fd5d751b1eee.png

 

Como colocar isso em um gráfico só? Acredito que seja por medida DAX, mas não consegui uma maneira de separar os ensaios sem colocar algo como legenda.

Modelo em pbix em anexo.

 

Teste Granulometria.pbix Bases_Granu.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
6 minutos atrás, LaisSantos disse:

Bom dia, pessoal.

Preciso de ajuda com um gráfico de linhas. No excel ele é um gráfico logaritmo e funciona bem kk ao repassar para o Power BI, encontrei o problema para separar as linhas.
Vamos ao problema:

Tenho vários ensaios de um projeto, separado por peneiras. A peneira maior, 1', é grossa e geralmente passa toda minha amostra. A passagem da amostra vai reduzindo conforme a peneira vai ficando menor. A última peneira é a #200. Então, basicamente cada ensaio fica como na tabelinha de exemplo:


image.png.3d41af2724eab6b653003f70e41c00b5.png


Preciso colocar no gráfico no Power BI essa informação, de forma que a peneira seja meu eixo X e o %Passante seja meu eixo Y. Porém, preciso colocar todos os ensaios, cada um com uma linha (que seriam as linhas cinzas) e mais 4 linhas adicionais de limites (linhas azuis, limites mínimos e linhas vermelhas, limites máximos) como no exemplo do Excel abaixo:

 

image.png.58e80e42fe6032d6c473fd5d751b1eee.png

 

Como colocar isso em um gráfico só? Acredito que seja por medida DAX, mas não consegui uma maneira de separar os ensaios sem colocar algo como legenda.

Modelo em pbix em anexo.

 

Teste Granulometria.pbix 1.9 MB · 0 downloads Bases_Granu.xlsx 70.48 kB · 0 downloads

Olá @LaisSantos, tudo bem?

Veja a ajudinha que o Copilot me deu no caso do seu problema.

Eixo X (Peneiras):

  • No Power BI, crie um gráfico de linhas.
  • Adicione a coluna das peneiras (1’, #200, etc.) como o eixo X.

Eixo Y (% Passante):

  • Adicione a coluna que contém os valores de % passante como o eixo Y.

Linhas para Cada Ensaio:

  • Crie uma coluna calculada (DAX) para identificar cada ensaio. Por exemplo, se você tiver uma coluna chamada “Ensaio”, use essa coluna para diferenciar os ensaios.
  • No gráfico, adicione a coluna calculada como a série (ou categoria) para separar as linhas de cada ensaio.

Limites Mínimos e Máximos:

  • Crie duas colunas calculadas (DAX) para os limites mínimos e máximos.
  • Adicione essas colunas como linhas adicionais no gráfico. Você pode formatá-las com cores diferentes (azul e vermelho) para representar os limites.

Legenda:

  • Para evitar usar uma legenda, você pode criar uma tabela ou matriz com os nomes dos ensaios e suas respectivas cores.
  • Adicione essa tabela ou matriz próxima ao gráfico para indicar qual cor representa cada ensaio.

Veja se faz sentido para vc!

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Rafael, obrigada pela ajuda, mas já tentei essa também kk o gráfico não aceita que eu separe mais de uma informação. Se eu colocar o %passante no eixo X, consigo colocar o ID_Ensaio como legenda, aí ele separa todos os ensaios. Porém, preciso adicionar os limites juntos, aí o ID_Ensaio já não funciona, e preciso que todas as linhas dos ensaios sejam a mesma cor e quando faço essa separação, cada linha fica com uma cor diferente.
image.png.8dc48b14893931a829e26eb2d3939897.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...