Ir para conteúdo
  • 0

Atualização automática


Rodolfo Gomes de Oliveira

Pergunta

  • Alunos

Olá, pessoal. Tudo bem?]

Tenho um relatório do power bi cujo os dados são alimentados por uma conexão com SQL Server. Esse servidor está numa máquina diferente da qual eu construí o relatório. Já publiquei o relatório no power bi serviços. Agora eu quero programar a atualização automática dos dados. Como fazer? 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
1 minuto atrás, Rodolfo Gomes de Oliveira disse:

Olá, pessoal. Tudo bem?]

Tenho um relatório do power bi cujo os dados são alimentados por uma conexão com SQL Server. Esse servidor está numa máquina diferente da qual eu construí o relatório. Já publiquei o relatório no power bi serviços. Agora eu quero programar a atualização automática dos dados. Como fazer? 

Obrigado.

Olá @Rodolfo Gomes de Oliveira, tudo bem?

A atualização automática é configurada no nível do conjunto de dados. No Power BI Service, acesse o conjunto de dados associado ao seu relatório.

Clique nos três pontos ao lado do conjunto de dados e escolha “Agendar Atualização”.
Aqui, você pode definir a frequência da atualização (diária, semanal, etc.) e o horário em que deseja que os dados sejam atualizados. Certifique-se de configurar as credenciais corretas para a conexão com o SQL Server.

Se o servidor SQL estiver em uma máquina diferente, você precisará configurar um gateway de dados. O gateway permite que o Power BI Services acesse os dados no servidor remoto. Instale o gateway no servidor onde o SQL Server está localizado e configure-o no Power BI Services.

Após configurar a atualização automática, teste se os dados estão sendo atualizados conforme o agendamento. Configure notificações para receber alertas caso algo dê errado durante a atualização.

Espero ter ajudado!

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá, Rafael. Tudo bem? Muito obrigado pela sua atenção.

Era o que eu suspeitava. O gateway deve ser instalado no servidor que hospeda o BD em SQL... Pensei que houvesse uma outra solução.

Então, entendo que, após essa etapa de instalação do gateway, basta agendar as tarefas, certo? Sobre as credenciais, quando eu tento agendar, aparece esse erro: 

 

Falha na última atualização: 04/09/2024, 11:58:12
A atualização agendada foi desabilitada.Ocultar detalhes

Erro de fonte de dados: A atualização agendada está desabilitada porque pelo menos uma fonte de dados está sem credenciais. Para iniciar a atualização novamente, vá até a página de configurações deste conjunto de dados e insira as credenciais para todas as fontes de dados. Em seguida, reative a atualização agendada.
Cluster URI: ..........................
ID da atividade: ..........................
Solicitar ID: ..........................
Hora:

2024-09-04 14:58:12Z

isso deve desaparecer depois que eu instalar o gateway na máquina certa, correto? Poderia, por favor, me dizer onde insiro essas credenciais? Há um tempo atrás era na mesma tela do agendamento, mas agora creio que não seja mais, porque não vi nada a respeito. 

Muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
59 minutos atrás, Rodolfo Gomes de Oliveira disse:

Olá, Rafael. Tudo bem? Muito obrigado pela sua atenção.

Era o que eu suspeitava. O gateway deve ser instalado no servidor que hospeda o BD em SQL... Pensei que houvesse uma outra solução.

Então, entendo que, após essa etapa de instalação do gateway, basta agendar as tarefas, certo? Sobre as credenciais, quando eu tento agendar, aparece esse erro: 

 

Falha na última atualização: 04/09/2024, 11:58:12
A atualização agendada foi desabilitada.Ocultar detalhes

Erro de fonte de dados: A atualização agendada está desabilitada porque pelo menos uma fonte de dados está sem credenciais. Para iniciar a atualização novamente, vá até a página de configurações deste conjunto de dados e insira as credenciais para todas as fontes de dados. Em seguida, reative a atualização agendada.
Cluster URI: ..........................
ID da atividade: ..........................
Solicitar ID: ..........................
Hora:

2024-09-04 14:58:12Z

isso deve desaparecer depois que eu instalar o gateway na máquina certa, correto? Poderia, por favor, me dizer onde insiro essas credenciais? Há um tempo atrás era na mesma tela do agendamento, mas agora creio que não seja mais, porque não vi nada a respeito. 

Muito obrigado

@Rodolfo Gomes de Oliveira, no Power BI Services, vai nas configurações e acessa "Gerenciar conexões e gateways", conforme imagem abaixo. Daí vc inclui sua nova conexão!

image.png.41c3bec54d262a8acb136d742c833204.png

Espero que assim dê certo.

Abraço.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
8 horas atrás, Rafael Pereira disse:

@Rodolfo Gomes de Oliveira, no Power BI Services, vai nas configurações e acessa "Gerenciar conexões e gateways", conforme imagem abaixo. Daí vc inclui sua nova conexão!

image.png.41c3bec54d262a8acb136d742c833204.png

Espero que assim dê certo.

Abraço.

Olá @Rodolfo Gomes de Oliveira, tudo bem?

Deu certo?

Se sim, poderia marcar minha resposta como solução?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom diaaa! Como o Rafael mencionou, o erro está relacionado à ausência de um gateway instalado. Nesse caso, será necessário instalar o gateway no servidor onde os dados estão hospedados, ou em um ambiente que tenha acesso de rede ao servidor, como na AWS, por exemplo. É possível configurar o acesso à rede através de IPs específicos, restringindo o acesso conforme necessário. Portanto, o gateway não precisa estar no mesmo local que o servidor, mas sim em um ambiente que possua conectividade com ele.
 

Após obter esse acesso, será necessário configurar o seu gateway de dados, inserindo as conexões necessárias para que ele funcione corretamente. No seu caso específico, você precisará configurar as credenciais de acesso ao servidor. É importante lembrar: utilize o Gateway Enterprise para garantir um desempenho ideal.

Nesta aula, o mestre ensina como fazer essa configuração: https://app.xperiun.com/aula/1704330688818x596973771367997700?v=1704838860504x652294912539400400
image.png.60e11a26c2ea8b6f056883b319e81211.png

 

 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...