Ir para conteúdo
  • 0

Turnover Mensal, valores divergentes.


Manoel Rodrigues Do Nascimento

Pergunta

17 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Essa formula aqui condiz com a conta que deseja fazer no Excel e se os valores de total de colaborador estiver correto no Power BI também
Evite fazer múltiplas contas com o "/" preferível utilizar a função DIVIDE para separar melhor a logica da conta e o Power BI conseguir calcular corretamente. 

Turnover Mensal V2 =
SUMX(
    VALUES(dCalendario[Mês]),
    VAR Admissoes = CALCULATE([Contratações])
    VAR Desligamentos = CALCULATE([Demissões])
    VAR TotalColaboradores = CALCULATE([HC])
RETURN
   DIVIDE(
    DIVIDE(Admissoes + Desligamentos, 2) ,
    DIVIDE(TotalColaboradores, 100)
   )
)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
33 minutos atrás, Lucas Denker disse:

Essa formula aqui condiz com a conta que deseja fazer no Excel e se os valores de total de colaborador estiver correto no Power BI também
Evite fazer múltiplas contas com o "/" preferível utilizar a função DIVIDE para separar melhor a logica da conta e o Power BI conseguir calcular corretamente. 

Turnover Mensal V2 =
SUMX(
    VALUES(dCalendario[Mês]),
    VAR Admissoes = CALCULATE([Contratações])
    VAR Desligamentos = CALCULATE([Demissões])
    VAR TotalColaboradores = CALCULATE([HC])
RETURN
   DIVIDE(
    DIVIDE(Admissoes + Desligamentos, 2) ,
    DIVIDE(TotalColaboradores, 100)
   )
)

Tentei esta que passou, mas não deu certo.

image.png.a64d7ef39457b81bb1b54ea40377083e.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Não vai bater com o Excel pois a conta lá está errada. Não sei como chegou no total de colaboradores do excel, mas fazendo a conta com os valores do Power BI da exatamente esses valores da coluna turnover 2
Aqui está a prova que a formula no Excel está errada:
image.png.ff6b96d083404e35ea325c1678d1523f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
10 minutos atrás, Lucas Denker disse:

Não vai bater com o Excel pois a conta lá está errada. Não sei como chegou no total de colaboradores do excel, mas fazendo a conta com os valores do Power BI da exatamente esses valores da coluna turnover 2
Aqui está a prova que a formula no Excel está errada:
image.png.ff6b96d083404e35ea325c1678d1523f.png

Sua divisão por 2 está fora do parênteses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Cheguei proximo, gostaria de entender como foi calculado no excel os colaboradores.
Eu calculei da seguinte formula.
E refiz o turnover
Dando um resultado praticamente 100% do seu Excel. 
image.png.97b895449613c689747d54ac35773e98.png

Colaboradores =
CALCULATE(
    COUNTROWS(
        CALCULATETABLE(
            VALUES(ATIVOS[Nome]),
            dCalendario[Date] <= MAX(dCalendario[Date]),
            ATIVOS[Situação] = "Ativo"
        )
    )
)
Turnover Mensal V3 =
SUMX(
    VALUES(dCalendario[Mês]),
    VAR Admissoes = CALCULATE([Contratações])
    VAR Desligamentos = CALCULATE([Demissões])
    VAR TotalColaboradores = CALCULATE([Colaboradores])
RETURN
   DIVIDE(
    Admissoes + DIVIDE(Desligamentos, 2) ,
    DIVIDE(TotalColaboradores, 100)
   )
)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
15 minutos atrás, Lucas Denker disse:

Não sei se a conta que quer fazer é dividr B3/2 e então somar com B2 ou a soma de B2 com B3 ser divida por 2

 

A conta  seria esta para a coluna B do Excel: Primeiro ==> 0/2 = 0 sendo B3/2,  Segundo ==>  B2 que é 2, ficando 2 + Resultado do Primeiro, que é 0, sendo B2+B3 ficando 2+0 = 2, e por fim pegando este 2 e divido pelo resultado de B4/100, chegando ao resultado de 6,4516129. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
20 minutos atrás, Lucas Denker disse:

Cheguei proximo, gostaria de entender como foi calculado no excel os colaboradores.

Este calculo do Total de Colaboradores, foi entregue pela equipe do RH, onde em Janeiro o Total Colaboradores = 31, veio do Sistema de RH, onde representa o Total de Colaboradores no final do Ano de 2023. Para cada mês seguinte acrescenta as Admissões conforme print que passei no Excel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Agora, Manoel Rodrigues Do Nascimento disse:

Este calculo do Total de Colaboradores, foi entregue pela equipe do RH, onde em Janeiro o Total Colaboradores = 31, veio do Sistema de RH, onde representa o Total de Colaboradores no final do Ano de 2023. Para cada mês seguinte acrescenta as Admissões conforme print que passei no Excel

Certo. Ajustando o calculo dos colaboradores no BI a V3 do turnover deve funcionar corretamente

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Quando eu filtro aqui a data de admissão para o ano de 2023 eu fico com 30 colaboradores no total, se a conta é incrementando pros meses seguintes a quantidade de clientes em situação ativa em cada mês teriamos:
Janeiro: 31 (30 de 2023 + 1 cliente ativo no mês de janeiro)
Fevereiro: 34 (30 de 2023 + 1 cliente ativo janeiro + 3 clientes ativos fevereiro
Março: 34 ( 30 de 2023 + 1 cliente ativo janeiro + 3 clientes ativos fevereiro + 0 em março)
Abril: 35 (30 de 2023 + 1 cliente ativo janeiro + 3 clientes ativos fevereiro + 0 em março + 1 cliente ativo abril)
Maio: 44 (30 de 2023 + 1 cliente ativo janeiro + 3 clientes ativos fevereiro + 0 em março + 1 cliente ativo abril + 9 clientes ativos maio)
Essa logica está correta? Se sim o DAX do Colaboradores está quase correto só precisaria filtrar o ano de 2023 para ele acumular a partir de então e portanto o turnover também.

Aqui alguns exemplos de como estou pensando
Janeiro
image.png.8030ededa7d28b669d55711571b5e6b6.png

Fevereiro
image.png.885499a0823cd6491e1def5d59671eb4.png

Editado por Lucas Denker
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
6 minutos atrás, Lucas Denker disse:

Essa logica está correta? Se sim o DAX do Colaboradores está quase correto só precisaria filtrar o ano de 2023 para ele acumular a partir de então e portanto o turnover também.

Para 2023 filtrei 32. Vou ter que validar isto certinho, no caso vou ver com o pessoal que passou estes dados para o RH e depois retorno aqui com está resposta. Outra coisa que pensei que poderia estar afetando este desvio, seria os Readmitidos, também tenho que ver está regra.

image.png.407c205b87c9f79c8e2485424f47eaea.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 27/08/2024 em 17:17, Lucas Denker disse:

Quando eu filtro aqui a data de admissão para o ano de 2023 eu fico com 30 colaboradores no total, se a conta é incrementando pros meses seguintes a quantidade de clientes em situação ativa em cada mês teríamos:
Janeiro: 31 (30 de 2023 + 1 cliente ativo no mês de janeiro).

Vou ter que validar isto certinho, no caso vou ver com o pessoal que passou estes dados para o RH e depois retorno aqui com está resposta. Outra coisa que pensei que poderia estar afetando este desvio

@Lucas Denker

Em 27/08/2024 em 17:17, Lucas Denker disse:

Resposta : Em 2023 tinha 18 ativos e 11 Desligados totalizando 29 para o ano de 2023, como foram contratados mais 2 em Janeiro/2024, Janeiro ficou com 31 veja abaixo. Mandei a planilha com os dados para filtrar.

Resposta:  Foram contratados mais 2 em Janeiro/2024, confirmei com eles sobre como são computados o total de colaboradores a cada mês, e a regra é: O total de colaboradores para o mês seguinte seria: Janeiro tem como total 31, em Fevereiro contratou 2, ficando assim: Total de Janeiro = 31 + os dois contratados de Fevereiro, totalizando 33 em Fevereiro, e assim por diante, veja o exemplo abaixo.

image.png.66dd1b2ea74ce9b060ce608b4b0d0fd4.png 

 

COLABORADORES.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...