Ir para conteúdo
  • 0

Dúvida - Organização de dados quase semelhantes


Wilian Takenaka

Pergunta

  • Alunos

Bom dia, estou com dúvidas sobre como fazer no Power Query o tratamento dessa base, existem hoje em meu sistema vários cadastros de veículos e motos que por algum erro de digitação ou preenchimento de formas diferentes, ele entende que é outro modelo, quando na verdade é o mesmo. 

A imagem anexo é referente a alguns dos dados que temos, mas existem muito mais. Gostaria de uma forma que eu criasse algo para já deixar modelos semelhantes virando um só. Como por exemplo: Creta Platinum, Creta Platinum 2.. Virar apenas Creta. 

Pensei em usar o Extrair, usando o delimitador. Mas isso não traria uma exatidão em alguns casos, pois tem casos que está invertida a posição, como por exemplo "Elite 125", deveria ser CG 125. 

 

 

1 - Captura.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
21 minutos atrás, Edson Igari disse:

Sugiro fazer um de-para. Uma tabela com os nomes corretos e vc verifica se o texto contém esse valor e troca. 

Eu pensei nisso, porém são diversos modelos de veículos e motos, seria praticamente inviável criar uma lista de DE/PARA. Teria que ter uma outra forma! Ou, algum local que eu baixasse todos os veículos disponíveis por marca. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Agora, Wilian Takenaka disse:

Eu pensei nisso, porém são diversos modelos de veículos e motos, seria praticamente inviável criar uma lista de DE/PARA. Teria que ter uma outra forma! Ou, algum local que eu baixasse todos os veículos disponíveis por marca. 

Ai talvez seja um  trabalho de enriquecimento de dados. Você também pode utilizar python pra tratar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Eu tive uma ideia, mas não sei como executar, confesso que vem a seguir vem do Copilot + meu estudo kkkkkk

Você cria uma lista de palavras chaves, e verifica se alguma das palavras é aquela, se for, pega aquela palavra.

Segue teste:
image.png.7440ca805926b131860a6f0e6ed56582.png

 

Consulta Veiculos:
let
TabelaVeiculos = Table.FromRecords({
        [Veiculo = "Carro Sedan 2020"],
        [Veiculo = "Esportiva Moto  2019"],
        [Veiculo = "Caminhão de Carga Transtusa"],
        [Veiculo = "Ônibus Escolar"]}),
    #"Added Custom" = Table.AddColumn(TabelaVeiculos, "Personalizar", each Consulta1([Veiculo]))
        in #"Added Custom"

-------------

Consulta PalavrasChaves:

let
TabelaVeiculos = Table.FromRecords({
        [Veiculo = "Carro"],
        [Veiculo = "Moto"],
        [Veiculo = "Transtusa"],
        [Veiculo = "Ônibus"]})
        in TabelaVeiculos

---------

Função Consulta1 (ONDE ESTÁ A MÁGICA):

(texto as text) =>
        let
            palavras = Text.Split(texto, " "),
            palavraChave = List.First(List.Intersect({palavras, PalavrasChaves[Veiculo]}))
        in
            palavraChave

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...