Ir para conteúdo
  • 0

Tratamento de colunas


João Marcelo Varaschin

Pergunta

  • Alunos

Pessoal, estou tentando tratar uma nova base de dados aqui, porém  me surgiu uma dúvida. A planilha é em cima de uma gestão de produtividade por colaborador de uma empresa, porém cada colaborador é listado de forma horizontal pegando as informações mensais, a questão é que logo abaixo possuo outro colaborador recebendo a informação do ano também. Fiquei um pouco confuso sobre como tratar esses dados. Vou anexar alguns prints e explicar o que pensei em fazer inicialmente:image.png.38d4acfcdfc702a6ca3c83f67cb13fc8.png

A ideia inicial seria remover a coluna da % atingida, deixando somente para a fórmula ser aplicada para os resultados que serão alimentados nas linhas de META e REALIZADO e REMOVER linhas em branco juntamente com salário variável. Porém como essas linhas se estendem desde janeiro até dezembro, fiquei um pouco confuso sobre como organizar as informações. Alguém poderia me auxiliar?
image.png.1c3ab96b1409cdb32fb278285c94f5d7.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Eu rio de nervoso vendo estas tabelas de setores que não estão acostumados a trabalhar com grandes volumes de dados. Dá um trabalho grande normalizar elas. Você vai precisar bastante preenchimento para cima ou baixo e, principalmente, transformar linhas em colunas. Boa sorte, é um bom desafio.

Se mandar uma amostra (jan a abril), com dados randomizados, posso tentar dar um apoio.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
5 minutos atrás, luizkrein disse:

Eu rio de nervoso vendo estas tabelas de setores que não estão acostumados a trabalhar com grandes volumes de dados. Dá um trabalho grande normalizar elas. Você vai precisar bastante preenchimento para cima ou baixo e, principalmente, transformar linhas em colunas. Boa sorte, é um bom desafio.

Se mandar uma amostra (jan a abril), com dados randomizados, posso tentar dar um apoio.
 

Luiz, encontrei uma solução para esse problema(possivelmente temporária), se puder compartilhar sua opinião sobre a solução, te agradeço ! Visto que a empresa está recém iniciando a implantação desse tipo análise, tomei a liberdade de criar planilhas individuais que receberão alimentação apenas do líder, então por exemplo, eu possuo uma planilha onde cada aba faz referência à um colaborador, então o líder vai alimentar com a data inicial da semana e data final, seguido pelo número da semana atual do ano, meta semanal estabelecida e meta atingida. Cada aba de cada colaborador automaticamente envia os dados para uma final que é essa onde será alimentado o PBI com atualizações, só que cada área dentro desse setor possui uma planilha final diferente (exemplifiquei no print). O motivo de ter criado esse processo redundante seria pelo fato de cada setor possuir métricas diferentes e caso a fonte dos dados tivesse algum problema, o processo para retratar os dados poderia ser muito mais custoso, assim dessa forma, caso seja decidido mudar a metodologia se torna mais simples para migrar os dados. 

Captura de tela 2024-08-12 145358.png

Captura de tela 2024-08-12 145407.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Não há muita dificuldade de juntar abas. Pode ser uma alternativa viável, realmente.
Minha maior dica é, reduza AO MÁXIMO possível, o que usuário pode fazer:

  • Trave todas as colunas que não for utilizar e que não puder editar;
  • Abuse validação de dados;
  • Crie uma mensagem de erro ou aviso para dados não preenchidos ou preenchidos incorretamente;
  • Simule a utilização com ao menos uma pessoa de diferente setor antes de levar para produção;
  • Faça uma reunião explicando onde preencher e devolver a planilha;

Nesta vivência, juntei cerca de 120 planilhas (dividi por VBA), mas parcialmente mesmo seguindo isto, tive até usuários que copiaram toda a planilha e formatação e colaram para poder editar kkkk

Além desta alternativa que é viável mas pode ser custosa, posso te indicar o uso de forms (é ruim pq não tem edição da resposta, mas pode só considerar uma resposta por semana) ou o uso de power apps criar um app de avaliação. O forms tira a necessidade da pessoa te enviar a resposta, fica no servidor e a consulta é rapida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...