Ir para conteúdo
  • 0

Filtro de Vigentes e Iniciado no Ano


Lucas Denker
Ir para solução Solucionado por Alex Pereira ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde pessoal! Estou com uma dúvida e gostaria de uma ajuda se possível.
Irei explicar o contexto do meu problema e abaixo disponibilizarei um xlsx com dados ficticios bem como o pbix para auxiliar na resolução do meu problema.

Contexto:
Atualmente em meu Power BI possuo 3 tabelas: 2 fato e 1 dimensão.
Tabelas:
fVolume       - tabela que contém informações de clientes que compraram de nossos produtos em uma determinada data e a quantidade comprada.
fContratos   - tabela que contém informações de clientes que possuem contratos conosco, suas datas de inicio e termíno de contrato e um status que indica se o contrato está ativo atualmente ou não
dCalendario - tabela padrão que contém datas únicas.

Meu problema:
Preciso criar um filtro para inserir no meu relatório com dois campos: 
VIGENTE - quando filtrado irá mostrar todos os contratos vigentes no ano selecionado do filtro da dCalendario.
Exemplo:
Se o ano filtrado for 2024 e eu selecionar o filtro VIGENTE, terá de me aparecer todos os resultados dos clientes que possuem contratos vigentes no ano de 2024 independentemente de quando foi o ínicio destes contratos.
Se o ano filtrado for 2024 e eu selecionar o filtro VIGENTE, terá de me aparecer todos os resultados dos clientes que possuem contratos vigentes no ano de 2023 independentemente de quando foi o inicio destes contratos.

INICIO - quando filtrado irá mostrar todos os contratos que iniciaram no ano filtrado.
Exemplo:
Se o ano filtrado for 2024 e eu selecionar o filtro INICIO, terá de me aparecer todos os resultados dos clientes que possuem contratos iniciados no ano de 2024 
Se o ano filtrado for 2023 e eu selecionar o filtro INICIO, terá de me aparecer todos os resultados dos clientes que possuem contratos iniciados no ano de 2023

Estou com muita dúvida de como posso criar um filtro que seja capaz de fazer isto. Agradeço toda a ajuda que me puderem dar e entendo que é um tema complexo a ser feito.
Agradeço previamente a disponibilidade, segue em anexo a base xlsx bem como o arquivo pbix

base_forum_criacaofiltro.xlsx power_bi_forum_filtro.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
Contratos Vigentes = 
VAR AnoSelecionado = SELECTEDVALUE(dCalendario[Ano])
RETURN
CALCULATE(
    COUNTROWS(fContratos),
    fContratos[Status] = "Ativo",
    YEAR(fContratos[Data Inicio]) <= AnoSelecionado,
    YEAR(fContratos[Data Fim]) >= AnoSelecionado || ISBLANK(fContratos[Data Fim])
)



 

Contratos Iniciados = 
VAR AnoSelecionado = SELECTEDVALUE(dCalendario[Ano])
RETURN
CALCULATE(
    COUNTROWS(fContratos),
    YEAR(fContratos[Data Inicio]) = AnoSelecionado
)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Complementando neste caso considerei:
- contratos vigentes: aqueles que estão ativos com data Inicio menor ou igual ao ano selecionado mais com data de fim maior igual ano selecionado ou que data fim não esteja preenchida.

- contratos Iniciados: aqueles que tiveram data de inicio igual ao ano selecionado.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...