Ir para conteúdo
  • 0

Volume Trimestral apenas para meses com Meta


Lucas Denker
Ir para solução Solucionado por reinaldoc ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tade pessoal! Gostaria de uma ajuda com uma medida DAX. Tenho comigo basicamente 2 tabelas fato e uma tabela dcalendário. Na primeira tabela fato chamda fVolume tenho os códigos do cliente na coluna ID, a data em que houve aquisição na coluna Data e a quantidade de volume adquirido na coluna Volume. Na segunda tabela fato chamada fMetas tenho as metas para cada cliente com sua respectiva data por mês e os valores de cada meta. Nota-se que nesta segunda tabela eu possuo valores de meta apenas para datas em que o cliente realmente começou a ter uma meta, nos meses que não teve meta para certos clientes tem-se o valor zero.

Meu problema é que gostaria de fazer uma conta de volume e meta trimestral acumulada para os 3 meses passados e começando a partir da data em que tenho meta.
Para exemplificar considere o cenário abaixo:
Imagine que possuo um cliente ID 10 que possui uma meta a partir de 01/06/2024 de 550 de volume e no mês de 01/07/2024 a mesma meta de 550. E na tabela de volume este cliente tenha tido volumes em todos os meses até julho. O que eu preciso é que a medida veja qual a primeira data que este cliente teve meta (no caso 01/06/2024) e acumule três meses para trás a partir dela, porém com uma condição ele apenas pode acumular com os volumes desta primeira data de meta. No caso este cliente ID 10 terá como resultado da meta trimestral em jun/24 apenas o proprio valor de jun/24 e no mês de jul/24 seria o acumulado de jun/24 e jul/24 apenas, por mais que ele possua volumes nos outros meses eu quero o acumulado de volume apenas a partir do mês que ele teve uma meta.

Abaixo disponibilizo em anexo as bases em excel e o pbix para facilitar.
Muito obrigado pela disponibilidade!

base_forum.xlsx power_bi_forum.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
# Volume Acc 3M = 
  VAR _DATA_PRIMEIRA_META =
    CALCULATE(
      MINX(fMetas, [Data]),
      ALLSELECTED(fMetas),
      VALUES(dCliente[Cliente]),
      fMetas[Meta] > 0
    )
  RETURN
    IF(
        [# Meta] > 0,
        CALCULATE(
            [# Volume],
            DATESINPERIOD(dCalendario[Data], MAX(dCalendario[Data]), -3, MONTH),
            dCalendario[Data] >= _DATA_PRIMEIRA_META
        )
    )

 

image.png.a48959bd0623a76ac462fe6f3db24563.png

power_bi_forum.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...