Ir para conteúdo
  • 0

Como otimizar o uso do Excel como base de dados em projetos de BI?


Igor Macedo_

Pergunta

  • Alunos

A empresa onde trabalho não tem um banco de dados. Atualmente, eu lido com projetos de BI usando o Excel como base de dados. Todo o processo é manual: copio e colo dados de várias fontes para consolidá-los em uma única planilha, que serve como base para o BI. Não consigo imaginar como facilitar esse processo. Alguém já passou por isso e poderia compartilhar como resolveram?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Sim, até aí tudo bem, mas os dados precisam primeiro ser colocados numa base, certo? Esse é o meu problema. Por a empresa não ter um banco de dados, diariamente tenho que ir nas planilhas que contêm os dados, copiar as informações e colar numa planilha-mãe, para depois carregar essa planilha no Power Query.

Esses dados vêm de preenchimentos de diversas planilhas online (Google Sheets). Eu sempre tenho que ir nessas planilhas, copiar os dados de lá e colar na base Excel-mãe.

É inviável carregar todas essas fontes no Power BI e fazer um tratamento no Power Query para que ela se torne a base de dados. Acho que daria muito trabalho e seria desnecessário.

Parece que minha situação não tem solução, e terei que continuar pegando os dados dos lugares e colando nesta planilha. Isso é um desperdício de tempo, mas acredito que a solução seria descobrir um jeito de acessar essa fonte de dados de forma mais fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia amigo, o que você pode fazer é criar meio que um fluxo das etapas que você faz no google sheets para criar essa planilha consolidada. Aqui alguns passos que você pode seguir:

  1. Mapeamento do Processo Atual:

    • Documente todas as etapas que você realiza para criar a planilha consolidada no Excel. Isso inclui quais planilhas online você acessa, que dados você copia e como os organiza na planilha-mãe. Nesta etapa, você ira mapear cada passo a passo que você faz para criar essa planilha.
  2. Criação de Fluxo Automatizado:

    • Crie um fluxo de trabalho automatizado utilizando o Power Query para substituir o processo manual de copiar e colar:
      • Etapa 1: Configure conexões diretas com as planilhas online (Google Sheets) no Power Query.
      • Etapa 2: Combine essas fontes de dados diretamente no Power Query para criar uma visualização consolidada.
      • Etapa 3: Aplique transformações necessárias para preparar os dados conforme suas necessidades.
      • Etapa 4: Automatize o carregamento e a atualização regular desses dados usando agendamentos no Power BI ou outras ferramentas de automação disponíveis.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Alex Pereira disse:

Bom dia amigo, o que você pode fazer é criar meio que um fluxo das etapas que você faz no google sheets para criar essa planilha consolidada. Aqui alguns passos que você pode seguir:

  1. Mapeamento do Processo Atual:

    • Documente todas as etapas que você realiza para criar a planilha consolidada no Excel. Isso inclui quais planilhas online você acessa, que dados você copia e como os organiza na planilha-mãe. Nesta etapa, você ira mapear cada passo a passo que você faz para criar essa planilha.
  2. Criação de Fluxo Automatizado:

    • Crie um fluxo de trabalho automatizado utilizando o Power Query para substituir o processo manual de copiar e colar:
      • Etapa 1: Configure conexões diretas com as planilhas online (Google Sheets) no Power Query.
      • Etapa 2: Combine essas fontes de dados diretamente no Power Query para criar uma visualização consolidada.
      • Etapa 3: Aplique transformações necessárias para preparar os dados conforme suas necessidades.
      • Etapa 4: Automatize o carregamento e a atualização regular desses dados usando agendamentos no Power BI ou outras ferramentas de automação disponíveis.

Huuuummm agora sim, deu uma idéia bacana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...