Ir para conteúdo
  • 0

Contagem Pendentes

Rafael Borges
Ir para solução Solucionado por Bruno Abdalla de Souza ,

Pergunta

• Alunos

Olá pessoal, bom dia! Espero que estejam bem!

Estou enfrentando um desafio que, inicialmente simples no Excel, está me dando um pouco de dificuldade ao transpor para o Power BI. Tenho uma medida chamada "Pendentes" que representa o acumulado e está presente apenas no último mês da minha tabela dCalendario. Preciso realizar o seguinte cálculo:

Pegar o valor pendente desse último mês, somar com os valores executados do mês atual (também o último na tabela dCalendario) e subtrair o valor gerado do mês atual.

Essa medida deve refletir para os meses anteriores conforme o arquivo no Excel e a imagem. O último mês sempre será o valor acumulado; ao virar o mês, ele entrará nessa lógica. Ou seja, os valores dos meses anteriores serão o resultado dessa operação.

A imagem consegue ilustrar um pouco melhor o desafio. 

image.png.b1eb806c483dca9e74617b027f4c71c1.png

Veja que o valor Pendente de Junho ele é o resultado do acumulado que está em Julho +  Executado de Julho - Gerado de Junho.

E pra os meses anteriore segue a mesma dinâmica.

image.png.513587e13648f66711a907023ead8f69.png

Estou enviado o arquivo pbix, junto com o excel de exemplo.

Obrigado pelo apoio! 

Desafio Pendentes.pbix Desafio OS.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
  • Alunos
  • Solução
Pendente = 
VAR vPendentesTotalUltimoMes = [Pendentes total até mês atual]
VAR vUltimoDiaMesAtual = MAX(dCalendario[data])
VAR vPrimeiroDiaMesSeguinte = MAX(dCalendario[data])+1
VAR vGeradosAPartirMesSeguinte = 
    CALCULATE(
        [Gerados], 
        dCalendario[data] >= vPrimeiroDiaMesSeguinte
    )
VAR vExecutadosAPartirMesSeguinte = 
    CALCULATE(
        [Executado], 
        dCalendario[data] >= vPrimeiroDiaMesSeguinte
    )
VAR vResultado = vPendentesTotalUltimoMes + vExecutadosAPartirMesSeguinte- vGeradosAPartirMesSeguinte
RETURN
vResultado

Não bateu igual ao arquivo Excel porque o Executados está dando diferente. Mas a lógica acredito estar correta.

20240706_Desafio.pbix

Link para o comentário

• 0
  • Alunos

NO seu exemplo a fórmula seria:

Pendentes = Pendentes totais até último mês - Acumulado de gerados até o mês seguinte ao contexto + Acumulado de executados até o mês seguinte ao contexto

Tentei fazer isso no Power BI, mas não sei se é o resultado que deseja, O ideal seria que seu Excel representasse os npúmeros que estão no Power BI para poder comparar e avaliar se fiz certo.

De qualquer forma, seguem as medidas que fiz:

Executados = COUNTROWS(fExecutados)
Gerados = COUNTROWS(fGerados)
Pendentes total até mês atual = 
CALCULATE(COUNTROWS(fGerados), ALL(dCalendario))
Pendentes = 
VAR vPendentesTotalUltimoMes = [Pendentes total até mês atual]
VAR vUltimoDiaMesAtual = MAX(dCalendario[data])
VAR vUltimoDiaMesSeguinte = EDATE(vUltimoDiaMesAtual, 1)
VAR vPrimeiroDiaMesAtual = MIN(dCalendario[data])
VAR vGeradosAteMesSeguinte = CALCULATE([Gerados], FILTER(ALL(dCalendario), dCalendario[data] <= vUltimoDiaMesSeguinte))
VAR vExecutadosAteMesSeguinte = CALCULATE([Executados], FILTER(ALL(dCalendario), dCalendario[data] <= vUltimoDiaMesSeguinte))
VAR vResultado = vPendentesTotalUltimoMes + vExecutadosAteMesSeguinte- vGeradosAteMesSeguinte
RETURN
vResultado

20240702_Desafio Pendentes.pbix

Link para o comentário

• 0
  • Alunos

Opa @Bruno Abdalla de Souza, obrigado pelo apoio amigo! 

Então vou anexar o pbix com um exemplo do meu caso real do que estou realizado, você vai perceber que de acordo com a sua medida ela está mostrando um valor um pouco mais alto.

A lógia ela é a mesma do excel, então o ultimo mês ele vai mostrar o valor acumulado apenas, apos isso esse valor vai ser base para os meses anteriores. Automaticamente a forma que for auterando os pendentes dos mês atual, os pendentes dos meses anteriores vão sofrer alteração.

image.png.021b975d06afe9dc08716059c4eb2d14.png

Esse valor aqui é o valor real do meu caso, esse valor é o real ou seja ele é o acumulado de todo tempo até o mesmo de Julho. Com base desse valor, vamos realizar o calculo para os meses anteriores.
image.png.632adfa7b7dfca41a96f85e11a7f8a14.png

Adicionei examente conforme o meu exemplo e no Excel em Anexo mostra exatamente o resultado que desejo.

Desafio.pbix Desafio OS.xlsx

Link para o comentário

• 0
  • Alunos

Bom dia @Bruno Abdalla de Souza, um domingo abençoado pra você e familia meu amigo! 

Esse valor de 1893 ele é o acumulado de gerados mês a mês, incluindoo proprio mês de Julho. Ele está com um valor maior por que é referente aos anos anteriores.
Mas a ideia é que ele é a soma de gerados. Ou seja o acumulado até o mês atual. Gerados de 26 + 462+381+385+136+79+57 nos meses representados. E os 337 vamos dizer que são dos anos anteriores que foram gerados e ainda estão em abertos. Os gerados ele é tudo que ainda contém na minha tabela de abertos, trazendo para o meu case real.

Deus abençoe! 

Link para o comentário

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login

Entrar Agora
  • Criar Novo...