Ir para conteúdo
  • 0

Conexão entre Protheus (TOTVS) com BI - Banco armazenado na TCloud da TOTVS


Janio Rolim

Pergunta

  • Alunos

Olá, galera! Espero que todos estejam bem.

Estou prestes a iniciar um projeto de BI na empresa onde trabalho, e lá utilizamos o Protheus da TOTVS. Já tenho o apoio da diretoria, e todos estão animados com o projeto. No entanto, o pessoal de TI está colocando barreiras quanto à conexão do BI com o banco de dados.

Eles argumentam que, como nosso banco fica na Tcloud, não temos como fazer esse acesso externo, e que a única solução seria via API da TOTVS, que é muito cara, etc.

Como eu não conheço muito bem como funciona a estrutura da Tcloud, gostaria de saber se alguém aqui já trabalhou com projetos onde o banco de dados ficava na Tcloud da TOTVS. Qual foi o passo a passo para a conexão? Houve custos adicionais?

Agradeço desde já pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

É importante mencionar que muitas empresas são bastante rigorosas quanto ao acesso direto aos seus bancos de dados, especialmente quando estes estão hospedados em nuvens específicas, como a Tcloud da TOTVS. As principais razões para isso incluem questões de segurança e controle de acesso.

Ao utilizar a API, a empresa pode limitar as operações que podem ser realizadas, monitorar o uso de dados e garantir que apenas informações pertinentes sejam acessadas, minimizando riscos de segurança. Embora possa haver um custo associado ao uso da API, este é geralmente justificado pela proteção adicional que oferece.

Enfim, a equipe de TI da TOTVS limita esse tipo de acesso direto ao banco de dados exatamente para garantir um controle mais rigoroso das operações realizadas. Essa abordagem é tomada para proteger a integridade e a segurança dos dados, assegurando que todas as interações sejam monitoradas e auditadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
13 horas atrás, reinaldoc disse:

Existem contratos que não permitem conexão ao banco, somente por API. Leia o contrato.

Entendo! A situação está complicada porque o responsável pelo TI, que é o único na função, está receoso de que eu possa substituí-lo. Por isso, ele tem dificultado qualquer ação minha, inclusive não me permite ver o contrato. Como os donos da empresa não têm muito conhecimento técnico, ele acaba enrolando-os. Vou tentar obter o contrato para verificar as cláusulas.

Obrigado pela sugestão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...