Ir para conteúdo
  • 0

% de desconto por Item

Diego_Flores
Ir para solução Solucionado por Diego_Flores ,

Pergunta

• Alunos

Boa noite  pessoal,  estou com uma duivda  referente a calculo de perncentual de desconto por item,
no sistema  o desconto é dado no total de uma requisição porem em meu dashboard vou presciar saber o valor de desconto aplicado aos itens devido ao nivel de detalhe que me foi pedido , a logica seria o seguinte se  uma requisção recebe 5 reais de desconto preciso destribuir este valor  entre o total de cada item exemplo
 requsição numero  1000  item 1 10 reais, item 2 20 reais, preciso dividir os 5 reais de desconto entre cada item onde aquele que  possui o valor maio recebe a maior quantidade de  desconto  tentei fazer de algumas formas mas não tive muito exito   pois os totais não batem quando eu faço  o valor total da requisição -  desconto 
image.png.7fa62af457b0d213e42a5a2c115e7b44.png
image.png.ef0960a397ed3f6a108cacfacc641d35.png

custo - Copia.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

• 0
  • Alunos
  • Solução

boa noite pessoal resolvi da seguinte forma 

image.png.2855ab47252d57e078a2f21392d8cf5c.png

Desconto Proporcional por Item =
VAR ValorDescontoRequisicao = CALCULATE(SELECTEDVALUE(F_req_manu[VL_DESCONTO]), ALLEXCEPT(F_req_manu, F_req_manu[n_reqisicao]))  -- Valor total do desconto da requisição
VAR TotalValorItensRequisicao = CALCULATE(SUM(F_req_manu[vl_total]), ALLEXCEPT(F_req_manu, F_req_manu[n_reqisicao])) -- Total do valor dos itens na requisição, ignorando filtros
VAR ValorItemAtual = SELECTEDVALUE(F_req_manu[valor_item])  -- Valor do item atual
VAR QuantidadeItemAtual = SELECTEDVALUE(F_req_manu[qtd_item])  -- Quantidade do item atual
VAR ValorTotalItemAtual = ValorItemAtual * QuantidadeItemAtual  -- Valor total do item atual (valor * quantidade)
-- Calcula o percentual que cada item representa do valor total da requisição
VAR perc_item_valor = DIVIDE(ValorTotalItemAtual, TotalValorItensRequisicao, 0)
-- Calcula o desconto proporcional por item
VAR desconto_por_item = DIVIDE(ValorDescontoRequisicao * ValorTotalItemAtual, TotalValorItensRequisicao, 0)
-- Calcula o valor total após aplicar o desconto
VAR vl_total = ValorTotalItemAtual - desconto_por_item

RETURN
vl_total

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login

Entrar Agora
  • Criar Novo...