Ir para conteúdo
  • 0

Média Movel 6 meses anteriores ao contexto


Lucas Denker
Ir para solução Solucionado por reinaldoc ,

Pergunta

  • Alunos

Tenho uma base de dados abaixo fictícia chamda fvolume que demonstra o volume comprado de um produto X por cliente em determinadas datas. A base possui as seguintes colunas:
Cod Cliente: Uma chave para idetnificar o código do cliente
Data: Registro da data em que ocorreu a compra do volume do produto
Volume: o Quanto foi comprado do produto

Também possuo uma dcalendário com as datas para relacionamento

Meu problema: 
Preciso criar uma medida que itere linha a linha dos meus clientes, observe a data do contexto daquele cliente e faça uma média do volume 3 meses antes desta data do contexto.
Por exemplo se na linha do meu cliente 1 estiver a data 01/07/2023 a medida deverá calcular a média de volume deste cliente desde 01/03/2023 até 01/06/2023 e realizar este calculo para cada data contexto que estiver meu cliente


O objetivo final é que eu tenha uma soma de todos os valores destas médias por cliente dentro do ano filtrado pelo usuário, para conseguir entender em um determinado ano,quanto de volume foi feito antes de um determinado período.
Eu consegui fazer essa medida iterando os meses na função ao invés de mês e cliente utilizando a WINDOW , minha dificuldade está em como fazer para iterar cliente e data dentro do contexto.

Por se tratar de um exemplo complexo vou tentar resumir o que é esperado de resultado com algumas observações 
image.png.5960e2898746b55f7b1e872a404f2fe0.png
A soma geral desta medida com os filtros de ano devidamente aplicados pelo usuário é o que irei utilizar no cartão. Sei que é complexo e estou com certa dificuldade em faze-lo, gostaria muito de uma ajuda. Peço perdão se não fui claro o suficiente

base teste.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
µ Volume = AVERAGE(fVolume[Volume])

µ móvel Volume 3M = 
   CALCULATE(
     Volume],
    DATESINPERIOD(D_Calendar[Date], EOMONTH(MAX(D_Calendar[Date]), -1), -3, MONTH)
   )

# µ móvel Volume 3M = 
SUMX(
    VALUES(D_Calendar[Mês/Ano]),
     móvel Volume 3M]
)

# µ móvel Volume 3M 2022 = 
  CALCULATE(
    [# µ móvel Volume 3M],
    D_Calendar[Ano] = 2022
  )

# µ móvel Volume 3M 2023 = 
  CALCULATE(
    [# µ móvel Volume 3M],
    D_Calendar[Ano] = 2023
  )

 

image.png.4c6bb0f99a9340624530cddbd0fc10da.png

Lucas Denker.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...