Ir para conteúdo
  • 0

Pilar 2 - Tratamento de Dados (sobre o curso)


Cassio Britto
Ir para solução Solucionado por Cassio Britto ,

Pergunta

  • Alunos

Ola, 

EU nao sei se aqui seria o local ideal para postar duvidas sobre problemas ocorridos durante o curso, caso nao seja, foi mal e por favor, qual seria?
O meu problema esta bem no inicio do curso, mais precisamente qual ele ainda explica o Pilar 2. No momento que ele mescla as colunas e depois faz a troca do tipo dos dados para "Date" esta dando erro para mim... "DataFormat.Error: Não conseguimos analisar a entrada fornecida como um valor Date.
Detalhes:
   1/abril/2019"

Sei que não seria a medida certo, visto que o erro persiste, mas eu ja troquei o idioma do PowerBI e do Windows e obviamente tudo permanece o mesmo... Segui exatamente o procedimento indicado, 2 vezes com o mesmo arquivo e ate fiz o download novamente e o coloquei em outro caminho, mas nada, ate o momento deu certo. Alguma luz?

Espero ter dado as informações necessárias...

Abracao e valeuz!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
20 horas atrás, Bruno Abdalla de Souza disse:

Tenta usar o argumento final da função como "pt-Br"
 

= Table.TransformColumnTypes(Fonte,{{"Data", type date}}, "pt-Br")

 

Valeu @Bruno Abdalla de Souza, eu tentei fazer isso, mas não tive sucesso...

Tentei algumas outras coisas, mas nada tinha funcionado. Eu somente consegui prosseguir modificando o conteúdo da célula de "abril" para "4", mas essa não seria o caminho correto, pois tenho certeza de que todos conseguiram dar continuidade ao curso com "abril" e não "4".


De qualquer forma, eu irei subir aqui tanto o arquivo "BaseVendasCompleta.xlsx" como o "Teste_Certo.xlsx". O segundo foi o que modifiquei o conteúdo da célula.

Somente para deixar claro os passos que segui:
1 - Abrir PowerBI
2 - Obter Dados (Excel)
3 - Selecionar o arquivo / Abrir
4 - Selecionar tabela / Transformar Dados
5 - Selecionar as colunas "dia", "mês" e "ano"
6 - Botao direito > Mesclar Colunas
7 - Separador > Personalizado, digitei "/", Novo nome da Coluna "Data", "Ok"
8 - Na nova coluna, botão esquerdo; seleciono "Data"
8.1 - Campo após a mescla e antes de mudar tipo: = Table.CombineColumns(Table.TransformColumnTypes(#"Tipo Alterado", {{"Dia", type text}, {"Ano", type text}}, "pt-BR"),{"Dia", "Mês", "Ano"},
9 - "Error"
9.1 - DataFormat.Error: Não conseguimos analisar a entrada fornecida como um valor Date.
Detalhes:
    1/abril/2019
9.1 - Campo após mudar tipo: = Table.TransformColumnTypes(#"Colunas Mescladas",{{"Data", type date}})

Sou beeeem iniciante nisso aqui, por isso essas dúvidas...

Brigadão para ajuda!!

BaseVendasCompleta.xlsx Teste_Certo.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
3 minutos atrás, Fiama Barreto Dos Santos disse:

Boa tarde @Cassio Britto, poderia anexar a o arquivo que está tentando tratar no power query ?

Oi @Fiama Barreto Dos Santos, eu anexei no post anterior tanto o arquivo que eu fiz o download e que está dando o erro, como também o que eu modifiquei para conseguir continuar.

Brigadão!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Na transformação da tabela se faz necessário alterar o tipo da coluna para data, talvez na aula não mostra esse passo para dar continuidade por isso pode ter ficado confuso. 
Se você estiver tentando fazer alguma análise com calculo usando a data no formato 1/abril/2019 irá aparecer o erro :9.1 - DataFormat.Error: Não conseguimos analisar a entrada fornecida como um valor Date.
Detalhes:
    1/abril/2019

Altere o o tipo da coluna para data:

image.png.ecde59b9022d5d79d03fc80ca4f042f7.png

image.png.a5d85311e6a49a4b7d6ff48787ceeb08.png

feita essa alteração feche e aplique e veja se solucionou o problema. 

solução_data.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Fiama Barreto Dos Santos disse:

Na transformação da tabela se faz necessário alterar o tipo da coluna para data, talvez na aula não mostra esse passo para dar continuidade por isso pode ter ficado confuso. 
Se você estiver tentando fazer alguma análise com calculo usando a data no formato 1/abril/2019 irá aparecer o erro :9.1 - DataFormat.Error: Não conseguimos analisar a entrada fornecida como um valor Date.
Detalhes:
    1/abril/2019

Altere o o tipo da coluna para data:

image.png.ecde59b9022d5d79d03fc80ca4f042f7.png

image.png.a5d85311e6a49a4b7d6ff48787ceeb08.png

feita essa alteração feche e aplique e veja se solucionou o problema. 

solução_data.pbix 528.05 kB · 0 downloads

@Fiama Barreto Dos Santos, esse é o problema. O erro ocorre quando modifico o tipo de dado dentro desta coluna. O procedimento foi esse mesmo descrito por você. Após mesclar a coluna, vou para mudar o tipo do dado para "Data" e daí ocorre o erro que descrevo no inicio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
5 minutos atrás, Fiama Barreto Dos Santos disse:

Você fez o processo em todas as tabelas  e quando fecha e aplica da o erro somente no mês de Abril ?

O erro ocorre independentemente se só com a tabela de Abril, ou se em todas. 

Para que eu possa continuar, eu poderia trocar por números (janeiro por 1, fevereiro por 2, ..., novembro por 11) que tudo daria certo, mas eu não saberia exatamente o que ocasiona esse erro. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...