Ir para conteúdo
  • 0

Medidas sem Total no Visual Tabela


lucas.zulini
Ir para solução Solucionado por Felipe Antunes Alves ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde pessoal, tudo bom?

Tenho um modelo com uma tabela composta resumidamente por indicadores e seus respectivos valores para cada SKU. Basicamente o objetivo do painel será mostrar a variação de cada indicador que compõem o SKU de acordo com o período selecionado pelo usuário. Eu consegui criar as medidas abaixo que estão trazendo os cálculos corretamente, porém não estou conseguindo trazer o total das medidas "Componente (%)" e "Resultado" (a "Variação Indicador" não faz sentido trazer um total).

Alguém saberia uma solução, por favor? Segue modelo PBIX e Excel.

OBS.: O total esperado para ambas as medidas é uma soma simples. 

Componentes (%) =
VAR vComponente = MAX(fCBD[COMPONENTES (%)])
RETURN
SWITCH(
    TRUE(),
    SELECTEDVALUE(fCBD[Categoria])=BLANK(), BLANK(),
    ISINSCOPE(fCBD[Indicador]), vComponente
    //NOT ISINSCOPE(fCBD[Indicador]), 1
)
 
Variação Indicador =
VAR vVarDt1 =
CALCULATE(
    SUM(fCBD[Valor]),
    FIRSTDATE(dCalendario[Início do Mês])
)
VAR vVarDt2 =
CALCULATE(
    SUM(fCBD[Valor]),
    LASTDATE(dCalendario[Início do Mês])
)
RETURN
IF(
    ISINSCOPE(fCBD[Indicador]),
    DIVIDE(vVarDt2, vVarDt1, 0)-1,
    BLANK()
)
 
Resultado =
VAR vResVar = [Variação Indicador] * MAX(fCBD[COMPONENTES (%)])
RETURN
SUMX(
    VALUES(fCBD[Indicador]),
    vResVar
)


image.png.21241b5aea2527eeadafb75c306aef69.png

 

Painel de Mercado.pbix fCBD.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Boa noite , com relação a medida  "Componente (%)" , consegui trazer o total , utilizando função SUMX, tomando como um dos  parâmetros essa medida que utiliza  MAX(componentes %), desse modo fiz a comparação entre a mesma sumx, porém utilizando values (ou seja considera cada contexto de filtro) e uma tem all(remove o contexto de filtro) quando estes forem iguais(no caso acrescentando mais uma condição na própria switch ) , retorne esse valor .Com relação ao Resultado, pelo fato dessa medida, depender da "Variação Indicador"( uma vez que não faz sentido ter essa variável como total ) , tive que colocar uma condicional comparando aqueles dois sumx que citei , se for verdadeiro vai me retornar o valor total(no caso utilizei uma calculate e all para remoção de filtro), caso contrário me retorna os outros valores de resultados que já estavam até então na matriz.Além disso Por questões de contexto tive que usar medidas no segundo parâmetro das respectivas sumx
Se essa solução satisfez seu problema , se puder marcar como solução agradeço , ainda estou no processo para analista de dados , mas sempre buscando aprender a  cada dia.

Painel de Mercado.pbix

Editado por Felipe Antunes Alves
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...