Ir para conteúdo
  • 0

Criar visual que representa a saude do faturamento


BI Milgran Granitos

Pergunta

  • Alunos

Bom dia,

image.png.a224832664a1163f63e87ade977a1c91.png

Estou querendo incluir no meu dash, um indicador para representar a saúde do faturamento desse vendedor.

A ideia é colocar as opções (Ruim, Bom, Ótimo)

Regra: 

Quanto maior for diluído o faturamento entre os clientes melhor é resultado.

Nesse exemplo, podemos ver que o vendedor vendeu para 6 clientes, porém, o a maior porcentagem esta em 1 cliente com 39%, logo, o resultado dele ficaria entre ruim e bom.

Puxei o visual mas não da pra utilizar, pode ver que ele só me traz o resultado de 100%. Creio que teria que criar uma nova medida, mas não sei nem por onde começar rsrs

Se alguém já tiver usado algo parecido e puder me dar sugestões. Não tenho como postar o pbix pois é dados da empresa em relação a faturamento!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
47 minutos atrás, BI Milgran Granitos disse:

Bom dia,

image.png.a224832664a1163f63e87ade977a1c91.png

Estou querendo incluir no meu dash, um indicador para representar a saúde do faturamento desse vendedor.

A ideia é colocar as opções (Ruim, Bom, Ótimo)

Regra: 

Quanto maior for diluído o faturamento entre os clientes melhor é resultado.

Nesse exemplo, podemos ver que o vendedor vendeu para 6 clientes, porém, o a maior porcentagem esta em 1 cliente com 39%, logo, o resultado dele ficaria entre ruim e bom.

Puxei o visual mas não da pra utilizar, pode ver que ele só me traz o resultado de 100%. Creio que teria que criar uma nova medida, mas não sei nem por onde começar rsrs

Se alguém já tiver usado algo parecido e puder me dar sugestões. Não tenho como postar o pbix pois é dados da empresa em relação a faturamento!

Neste caso, é necessário definir qual tipo de percentual você deseja exibir no visual quando não há filtros aplicados. Isso porque, ao usar essa medida, o percentual total será sempre 100%. Portanto, você precisará estabelecer um critério, como por exemplo, a média percentual dos clientes no contexto geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
8 minutos atrás, Alex Pereira disse:

Neste caso, é necessário definir qual tipo de percentual você deseja exibir no visual quando não há filtros aplicados. Isso porque, ao usar essa medida, o percentual total será sempre 100%. Portanto, você precisará estabelecer um critério, como por exemplo, a média percentual dos clientes no contexto geral.

Perdoe a minha ignorância, mas tenho pouco tempo atuando com BI. Mas não compreendi o que quis dizer rsrs

No caso essa medida "% Faturamento" é um DIVIDE da medida "Faturamento LQ" (que é uma medida onde preciso fazer descontos e acréscimos quando tem), e a outra medida é a "Faturamento 1" (que é o calculo do faturamento dos filtros aplicados)

Faturamento LQ = 
VAR FatBD = CALCULATE(SUM(fPedidos[TOT_PRD]))
VAR FatCorrecaoSubtrair = CALCULATE(SUM(CorrecaoValor[SUBTRAIR]))
VAR FatCorrecaoSomar = CALCULATE(SUM(CorrecaoValor[SOMAR]))
 RETURN
 FatBD-FatCorrecaoSubtrair+FatCorrecaoSomar

Faturamento 1 = 
CALCULATE(
    [Faturamento LQ],
    ALL(fPedidos),
    VALUES(fPedidos[Vendedor 1]),
    VALUES(dCalendario[Ano]),
    VALUES(dCalendario[Nome Mês]))

% Faturamento = 
DIVIDE([Faturamento LQ], [Faturamento 1])

No caso esse % Faturamento é o que esta na tabela que calcula a porcentagem para cada cliente. Porém, no indicador só fica 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
27 minutos atrás, BI Milgran Granitos disse:

Perdoe a minha ignorância, mas tenho pouco tempo atuando com BI. Mas não compreendi o que quis dizer rsrs

No caso essa medida "% Faturamento" é um DIVIDE da medida "Faturamento LQ" (que é uma medida onde preciso fazer descontos e acréscimos quando tem), e a outra medida é a "Faturamento 1" (que é o calculo do faturamento dos filtros aplicados)

Faturamento LQ = 
VAR FatBD = CALCULATE(SUM(fPedidos[TOT_PRD]))
VAR FatCorrecaoSubtrair = CALCULATE(SUM(CorrecaoValor[SUBTRAIR]))
VAR FatCorrecaoSomar = CALCULATE(SUM(CorrecaoValor[SOMAR]))
 RETURN
 FatBD-FatCorrecaoSubtrair+FatCorrecaoSomar

Faturamento 1 = 
CALCULATE(
    [Faturamento LQ],
    ALL(fPedidos),
    VALUES(fPedidos[Vendedor 1]),
    VALUES(dCalendario[Ano]),
    VALUES(dCalendario[Nome Mês]))

% Faturamento = 
DIVIDE([Faturamento LQ], [Faturamento 1])

No caso esse % Faturamento é o que esta na tabela que calcula a porcentagem para cada cliente. Porém, no indicador só fica 100%.

Veja a imagem abaixo e olhe se entende o que acontece.

image.png.f3cf71d6ad1509242d1c46b88013777d.png

O que proponho:

image.png.b12b60e777d0aefcf573e0d3737d67ea.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Alex Pereira disse:

Veja a imagem abaixo e olhe se entende o que acontece.

image.png.f3cf71d6ad1509242d1c46b88013777d.png

O que proponho:

image.png.b12b60e777d0aefcf573e0d3737d67ea.png

Entendi um  pouco do seu raciocínio. Mas não consegui entender como iria funcionar dentro do indicador. No caso se a média for menor que 50% "Ruim", maior que 50% seria "Bom", acima de 70% "ótimo"? Ou inverso no caso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...