Ir para conteúdo
  • 0

Base Anac - Como somar passageiros?


Alvaro P
Ir para solução Solucionado por Joao Raulino ,

Pergunta

  • Alunos

Olá, pessoal... tudo bem?

Tenho uma dúvida. Estou trabalhando na base de dados de movimento de passageiros dos aeroportos do Brasil, da ANAC, onde aparece, mês a mês, o número de passageiros por rota. Nem sempre o número de embarques é o mesmo de desembarques, já que o passageiro não necessariamente sai de uma cidade e volta para  mesma cidade. Exemplos:

Guarulhos / Viracopos / 300

Viracopos / Guarulhos / 350

Brasília / Guarulhos / 400

A minha dúvida é... como somar todos os passageiros (tanto que embarcam como desembarcam de um determinado aeroporto? Neste exemplo fictício, queria chegar ao resultado de 1.050 para Guarulhos (a soma de 300 passageiros que embarcarm do local + os 750 que desembarcaram no local). A solução do caso específico Guarulhos conseguiria, mas gostaria de aplicar um mesmo modelo para mapear todos os aeroportos da lista, sem nomeá-los um a um.

Quem puder ajudar, agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Suave @Vacy Alvaro Pedrosa Junior?

Imagino que você tem uma tabela dimensão com o nome dos aeroportos. Nesse caso, você pode tentar uma medida do tipo:

TotalPassengeiros = 

SUMX(

    FILTER(

        fMovimentos, 

        fMovimentos[Saida] = SELECTEDVALUE(dAeroportos[Aeroporto]) || fMovimentos[Chegada] = SELECTEDVALUE(dAeroportos[Aeroporto])

    ),

    fMovimentos[Passageiros]

)

Comenta aí se deu certo, e se essa resposta te ajudou não esquece de marcar como melhor solução 😉

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...