Ir para conteúdo
  • 0

MEDIA POR SEMANA


Alan Pacheco
Ir para solução Solucionado por Edson Igari ,

Pergunta

  • Alunos

Boa noite,
Pessoal gostaria da ajuda de vocês nesta solução, possuo uma tabela calendario, uma tabela de materiais e uma tabela de vendas. Dentro desta tabela calendario tenho uma coluna que me diz se o periodo de venda é forte ou medio. 

Consegui realizar um calculo de média por dia da semana, considerando o dia da semana, onde eu consigo a média das ultimas 4 a x semanas, porém quando eu aplico o filtro de forte ou medio ele se perde e não faz a conta corretamente.

Abaixo segue o Exemplo:



image.png.d70f1ac3febdc75fb453f8d88020abd9.png

Nesta imagem como vocês podem ver eu tenho a semana 40, 39, 36, 35, 34 e assim por diante. Ele deveria considerar a média das minhas ultimas 4 semanas mesmo eu filtrando Forte.
Exemplo:
Semana 34 = 7.144

Semana 35 = 7.230

Semana 36 = 4.429

Semana 39 = 7.112
O Somario daria 25.915 e a média que deveria aparecer na SEMANA 40 seria 6.478,75, porém o meu valor  da 5.770 o que não é correto.

Gostaria da ajusta para que quando eu clicasse no filtro tendencia ele realizasse a media tanto para o forte, quanto para a media.

Segue arquivo PBIX.

Desde já agradeço.

Media_Por_Dia_Considerando_Tendencia.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

@Alan Pacheco, o cálculo retornado está correto. Você tem um burado de duas semanas entre 36 e 39, então o que power bi está fazendo é: (4.429 + 7.112) / 2 = 5.770. Lembre-se que o power bi ignora os valores em branco para cálculo de média.

Enfim, você deseja que, mesmo que não existam registro em determinada semana os valores sejam divididos por 4???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
8 horas atrás, Edson Igari disse:

Fala Mestre @Edson Igari, desta forma ele ainda não faz o calculo corretamente, pois vi na sua medida que o mesmo fica congelado para 4 semanas e se eu altero o numero para 5 ou 6 ele já deixa o valor errado,  também quando eu altero o filtro da tendencia de venda para Media o mesmo já não realiza o calculo corretamente.

O que eu desejo é alterar o filtro que tenho acima em *Semanas* que eu gerei e também o filtro *tendencia de venda* para que quando eu realizar uma alteração ele entenda os mesmos, bem como tenho que inserir um contexto para quando ele ultrapassar o ano atual, pois ele deverá considerar as medias das x semanas que selecionar do ano anterior se eu tivesse na primera semana de 2024.

Desde já te agradeço imensamente pela ajuda.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 23/11/2023 em 21:48, Edson Igari disse:

@Alan Pacheco, veja se é isso???


Sem filtro com filtro alterado para três semanas

image.png.2d5920839b51bd3b32d3fbbe653450f0.png

 

Tendência Forte com filtro alterado para três semanas

image.png.d9dccb49ebb73d830934487a4d42e4ba.png

Tendência Media com filtro alterado para três semanas

image.png.3f6aad75b35ca06099c4ee29c390618c.png

Media_Por_Dia_Considerando_Tendencia.pbix 4.84 MB · 2 downloads

Show, era isso mesmo @Edson Igari muito obrigado, desculpa a demora, estava sem internet e meus acessos ficavam somente no computador pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...