Ir para conteúdo
  • 0

Projeção Ano e mes a partir de Dias uteis


emanuel
Ir para solução Solucionado por Edson Igari ,

Pergunta

  • Alunos

Galera boa noite,

Estou queimando a cuca pra sanar um probleminha em uma medida que estou tentando criar.

A ideia é criar um dash de orçamentação onde ele aponte o que foi realizado e a projeção para o mes seguinte e ano baseado em dias uteis.

Caso eu filtre por mes, ele vai pegar o orçamento divide pelos dias uteis ja decorridos do mes selecionado e multiplica pelo total de dias do mes.

Por mes eu consegui fazer,porem no mes vigente ele ta gerando um valor muito maior do que deveria. Como se quando chegasse no mes vigente ele nao respeitasse o mes do ano vigente. Os outros meses esta funcionando normal.

Alguem poderia me ajudar nesse caso?

 

Dias Uteis ate o momento =
var data = SELECTEDVALUE(dim_calendario[mes])
var periodoIni = EOMONTH(data,-1)+1
var hoje = MONTH(TODAY())
var MesAnterior = data
var calculo = NETWORKDAYS(periodoIni,TODAY(),1,dim_feriados)
var calculo1 = CALCULATE(COUNT(dim_calendario[Dias Uteis]),MesAnterior && dim_calendario[Dias Uteis]=1)
return
 if(data <hoje,calculo1,calculo)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
9 horas atrás, emanuel disse:

Galera boa noite,

Estou queimando a cuca pra sanar um probleminha em uma medida que estou tentando criar.

A ideia é criar um dash de orçamentação onde ele aponte o que foi realizado e a projeção para o mes seguinte e ano baseado em dias uteis.

Caso eu filtre por mes, ele vai pegar o orçamento divide pelos dias uteis ja decorridos do mes selecionado e multiplica pelo total de dias do mes.

Por mes eu consegui fazer,porem no mes vigente ele ta gerando um valor muito maior do que deveria. Como se quando chegasse no mes vigente ele nao respeitasse o mes do ano vigente. Os outros meses esta funcionando normal.

Alguem poderia me ajudar nesse caso?

 

Dias Uteis ate o momento =
var data = SELECTEDVALUE(dim_calendario[mes])
var periodoIni = EOMONTH(data,-1)+1
var hoje = MONTH(TODAY())
var MesAnterior = data
var calculo = NETWORKDAYS(periodoIni,TODAY(),1,dim_feriados)
var calculo1 = CALCULATE(COUNT(dim_calendario[Dias Uteis]),MesAnterior && dim_calendario[Dias Uteis]=1)
return
 if(data <hoje,calculo1,calculo)

Consegue disponibilizar o pbix???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Um dica é criar um cardzinho ou em uma coluna de tabela mesmo e ir colocando no return da tua medida cada variavel e ver se estão retornando o valor que deseja para cada contexto...  Talvez a variável data ou periodoIni que estão com problemas no mês corrente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Fala Emanuel!
Não sei se entendi corretamente a sua dúvida mas a função DAX abaixo lhe dará duas opções os dias úteis dos meses sendo que no mês atual irá retornar os dias decorridos até a data atual, também retorna os dias úteis restantes do mês atual. Só testar para ver se é isso, qualquer coisa comenta aqui.
 

Dias Uteis ate o momento correção =
VAR _EndMonth = MAX(dim_calendario[Data])
VAR _StartMonth = MIN(dim_calendario[Data])
 
VAR _TodayMonthLogic = IF(AND(YEAR(_EndMonth) = YEAR(TODAY()), MONTH(_EndMonth) = MONTH(TODAY())), TODAY(), _EndMonth) // Se o mês for o atual retorna o dia atual senão retorna o último dia do mês
VAR _NetworkDaysInMonth = NETWORKDAYS(_StartMonth, _TodayMonthLogic, 1, dim_feriados) // Retorna os dias úteis de cada mês, para o mês atual retorna os dias úteis até a data presente no caso (6)
VAR _NetworkDaysAllMonths = NETWORKDAYS(_StartMonth, _EndMonth, 1, dim_feriados) // Retorna os dias úteis de cada mês inclusive o mês atual
VAR _NetworkDaysMonthDif = IF(AND(YEAR(_EndMonth) = YEAR(TODAY()), MONTH(_EndMonth) = MONTH(TODAY())), (_NetworkDaysAllMonths - _NetworkDaysInMonth), _NetworkDaysAllMonths) // Retorna os dias úteis descontando os decorridos no mês corrente (20 - 6 = 14)
 
RETURN
_NetworkDaysMonthDif
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
28 minutos atrás, Edson Igari disse:

@emanuel, veja se é isso. Caso sim, peço a gentileza de marcar minha resposta como solução.
image.png.7d3469b587603b4174624d5aa2047b84.png

teste orcamentacao.pbix 6.38 MB · 0 downloads

OI Edson, seria essa a ideia porem quando coloca o ano anterior e o mes novembro ele nao respeita. Esse é o meu problema.
Seleciona o ano de 2022 e o mes de novembro pra voce ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
10 horas atrás, FGiacobe disse:

Fala Emanuel!
Não sei se entendi corretamente a sua dúvida mas a função DAX abaixo lhe dará duas opções os dias úteis dos meses sendo que no mês atual irá retornar os dias decorridos até a data atual, também retorna os dias úteis restantes do mês atual. Só testar para ver se é isso, qualquer coisa comenta aqui.
 

Dias Uteis ate o momento correção =
VAR _EndMonth = MAX(dim_calendario[Data])
VAR _StartMonth = MIN(dim_calendario[Data])
 
VAR _TodayMonthLogic = IF(AND(YEAR(_EndMonth) = YEAR(TODAY()), MONTH(_EndMonth) = MONTH(TODAY())), TODAY(), _EndMonth) // Se o mês for o atual retorna o dia atual senão retorna o último dia do mês
VAR _NetworkDaysInMonth = NETWORKDAYS(_StartMonth, _TodayMonthLogic, 1, dim_feriados) // Retorna os dias úteis de cada mês, para o mês atual retorna os dias úteis até a data presente no caso (6)
VAR _NetworkDaysAllMonths = NETWORKDAYS(_StartMonth, _EndMonth, 1, dim_feriados) // Retorna os dias úteis de cada mês inclusive o mês atual
VAR _NetworkDaysMonthDif = IF(AND(YEAR(_EndMonth) = YEAR(TODAY()), MONTH(_EndMonth) = MONTH(TODAY())), (_NetworkDaysAllMonths - _NetworkDaysInMonth), _NetworkDaysAllMonths) // Retorna os dias úteis descontando os decorridos no mês corrente (20 - 6 = 14)
 
RETURN
_NetworkDaysMonthDif

Fala amigo, é essa a ideia mesmo. Porem quando eu selecionar o ano de 2023 e os meses forem todos, no card de dias uteis fechado ou aberto viria os dias uteis restantes para concluir o ano. Pq a ideia era criar a previsão baseada nos dias uteis faltantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
4 minutos atrás, emanuel disse:

Fala amigo, é essa a ideia mesmo. Porem quando eu selecionar o ano de 2023 e os meses forem todos, no card de dias uteis fechado ou aberto viria os dias uteis restantes para concluir o ano. Pq a ideia era criar a previsão baseada nos dias uteis faltantes.

image.png.94ca4f4e2852e7f0c0add33a938c3397.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Certo, então o que precisa é fazer o cálculo do acumulado total de dias úteis menos o acumulado total até a presente data, segue a solução em anexo.

Deixei na página 2 uma tabela com os cálculos para que possa ver o comportamento de cada um para chegar no resultado final.

Se resolveu sua dúvida não deixe de marcar como solucionado.

image.png.8a0b6b68db2110c4414ff59178595065.png

image.png.1728b06b22973bf613f3f1018c6ea420.png

image.png.c710407d564a09e493bbd431b49fb029.png

teste orcamentacao_solução.pbix

Editado por FGiacobe
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@emanuel, veja se é isso:

Ano atual sem filtro de mês, traz quantidade de dias úteis para o fim do ano. Obs: a medida Dias úteis até a data atual é só pra melhor entendimento, depois pode excluir.

image.png.b54d4672520722967c3c163f8b6e7553.png

 

Filtrando mês do ano atual.

image.png.f768d299a75ed7a6b22ab45ddb92e59e.png

 

Filtro mês ano anterior

image.png.a4320a468d8a0c76fa02eb2e9da7a299.png

 

ano anterior sem filtro de mês

image.png.59eb9ad3ee37bec3dba5674a00396e82.png

 

 

teste orcamentacao.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
4 horas atrás, Edson Igari disse:

@emanuel, veja se é isso:

Ano atual sem filtro de mês, traz quantidade de dias úteis para o fim do ano. Obs: a medida Dias úteis até a data atual é só pra melhor entendimento, depois pode excluir.

image.png.b54d4672520722967c3c163f8b6e7553.png

 

Filtrando mês do ano atual.

image.png.f768d299a75ed7a6b22ab45ddb92e59e.png

 

Filtro mês ano anterior

image.png.a4320a468d8a0c76fa02eb2e9da7a299.png

 

ano anterior sem filtro de mês

image.png.59eb9ad3ee37bec3dba5674a00396e82.png

 

 

teste orcamentacao.pbix 6.38 MB · 1 download

Grande Edson boa tarde, rapaz é nesse caminho mesmo a ideia.
O quadrante que voce colocou sobre os dias uteis ate o momento é o que precisava porem ele precisa respeitar o ano.

image.png.e9a6e1bae13ebffd63b4682029df6661.png

Veja na figura que 2023 esta correto. POrem se eu selecionar 2022 o dias uteis corridos do ano deveria mudar e o quadrante dias uteis faltantes deveria ser 0.

Mes coisa no caso do meses. Caso eu selecione um mes fechado ele trazer o dias uteis total a mesma coisa do dias uteis decorridos e dias uteis faltantes seria 0.
E caso eu selecione o mes vigente do ano vigente ele trazer os dias uteis total, os decorridos e os dias faltantes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
43 minutos atrás, emanuel disse:

Grande Edson boa tarde, rapaz é nesse caminho mesmo a ideia.
O quadrante que voce colocou sobre os dias uteis ate o momento é o que precisava porem ele precisa respeitar o ano.

image.png.e9a6e1bae13ebffd63b4682029df6661.png

Veja na figura que 2023 esta correto. POrem se eu selecionar 2022 o dias uteis corridos do ano deveria mudar e o quadrante dias uteis faltantes deveria ser 0.

Mes coisa no caso do meses. Caso eu selecione um mes fechado ele trazer o dias uteis total a mesma coisa do dias uteis decorridos e dias uteis faltantes seria 0.
E caso eu selecione o mes vigente do ano vigente ele trazer os dias uteis total, os decorridos e os dias faltantes.

 

O que vc quer então é resolver as três medidas de dias úteis para funcionar com os filtros aplicados, para isso terá que usar condições com IF() ou SWITH(). Dê uma olhada na solução que lhe enviei mais cedo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
30 minutos atrás, FGiacobe disse:

O que vc quer então é resolver as três medidas de dias úteis para funcionar com os filtros aplicados, para isso terá que usar condições com IF() ou SWITH(). Dê uma olhada na solução que lhe enviei mais cedo.

Mas la ele nao esta respeitando o filtro do ano. To tentando trabalhar nessa solução tambem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Segue nova sugestão de solução. Caso atenda sua necessidade não deixe de comentar e marcar como resolvida.

 

Em 10/11/2023 em 14:50, emanuel disse:

Grande Edson boa tarde, rapaz é nesse caminho mesmo a ideia.
O quadrante que voce colocou sobre os dias uteis ate o momento é o que precisava porem ele precisa respeitar o ano.

image.png.e9a6e1bae13ebffd63b4682029df6661.png

Veja na figura que 2023 esta correto. POrem se eu selecionar 2022 o dias uteis corridos do ano deveria mudar e o quadrante dias uteis faltantes deveria ser 0.

Mes coisa no caso do meses. Caso eu selecione um mes fechado ele trazer o dias uteis total a mesma coisa do dias uteis decorridos e dias uteis faltantes seria 0.
E caso eu selecione o mes vigente do ano vigente ele trazer os dias uteis total, os decorridos e os dias faltantes.

 

O que vc quer então é resolver as três medidas de dias úteis para funcionar com os filtros aplicados, para isso terá que usar condições com IF() ou SWITH(). Dê uma olhada na solução que lhe enviei mais cedo.

teste orcamentacao_solução.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...