Alunos O Contador Postado Novembro 8 Alunos Compartilhar Postado Novembro 8 Boa tarde, estou tentando fazer media movel exponencial com periodos variaveis. Periodo value é parametro que tem 6 / 12 / 18 meses para analise. Refiz os calculos no excel e vi que nao estao batendo. formula dax que fiz: (ESTA CORRETO ATE O PERIODO 7, o erro acredito que seja pois nao estou puxando o valor da MME do periodo anterior) Por favor me ajudem 😞 estou tentando faz tempo e sem sucesso. Estou usando periodo de 6 meses nestes calculos MediaMovelExponencialVendas = var DATAFINAL = CALCULATE(MAX(dCalendar[Data])) var DATAINICIAL = CALCULATE(MAX(dCalendar[Data]),DATEADD(dCalendar[Data],-12,MONTH)) var ACUMULADOPERIODO = CALCULATE([TotalOrdered],filter(ALLSELECTED(dCalendar),dCalendar[Data]<=DATAFINAL)) // totalordered VAR QTDEPERIODOS = CALCULATE(DISTINCTCOUNT(dCalendar[Ano-Mes]),FILTER(ALLSELECTED(dCalendar),dCalendar[Data]<=DATAFINAL)) var MediaAritimeticaPRIMEIROPERIODO = CALCULATE(DIVIDE(CALCULATE([TotalOrdered],DATESINPERIOD(dCalendar[Data],MAX(dCalendar[Data]),-Periodo[Periodo Value],MONTH)),QTDEPERIODOS))// totalordered RETURN if(QTDEPERIODOS<=Periodo[Periodo Value], MediaAritimeticaPRIMEIROPERIODO, CALCULATE(([TotalOrdered]-mMediaMovel[MediaMovelAritmeticaAnterior])* (2/(Periodo[Periodo Value]+1))+ mMediaMovel[MediaMovelAritmeticaAnterior] )) TESTE9 = if([Qde Meses]<=Periodo[Periodo Value], mMediaMovel[MediaMovelAritmetica], if([Qde Meses]=Periodo[Periodo Value],[PrimeiroPeriodoMediaExp], CALCULATE( (2/(Periodo[Periodo Value]+1)) * //COLOCARPARAMETRO ([TotalOrdered]-[TESTE8]) + [TESTE8]))) MediaMovelAritmeticaAnterior = var datainicial = MIN(dCalendar[Data]) var datafinal = MAX(dCalendar[Data]) VAR ACUMULADOANTERIOR = CALCULATE( [TotalOrdered], DATESINPERIOD(dCalendar[Data], datafinal, -([Qde Meses]+1),MONTH),dCalendar[Data]<datainicial) RETURN CALCULATE(DIVIDE(ACUMULADOANTERIOR,[Qde Meses]-1)) Como ficou no relatorio Cola do resultado correto feito pelo excel Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Alunos Renato Carlos Rossato Postado Novembro 10 Alunos Compartilhar Postado Novembro 10 Olá @O Contador, anexa um PBIX pra podermos te ajudar melhor. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Alunos O Contador Postado Novembro 21 Autor Alunos Compartilhar Postado Novembro 21 Em 10/11/2023 em 12:49, Renato Carlos Rossato disse: Olá @O Contador, anexa um PBIX pra podermos te ajudar melhor. Cara, meu PBIX esta complexo. Pode ser um excel melhor explicado? Basicamente, os primeiros N periodos, o calculo feito é o da media aritmetica movel. apois o periodo N, o calculo muda. E nao consigo puxar o valor do periodo anterior para fazer o calculo da formula correto. Quero calcular usando o Ano-Mes unidade do periodo, ou semana. A coluna da media exponencial do arquivo anexado é como eu gostaria que aparecesse nos graficos de tempo, conseguindo separar por cliente e produto. Com isso conseguiriam me ajudar? EXEMPLO CALCULO MEDIA EXPONENCIAL MOVEL.xlsx Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
O Contador
Boa tarde, estou tentando fazer media movel exponencial com periodos variaveis.
Periodo value é parametro que tem 6 / 12 / 18 meses para analise. Refiz os calculos no excel e vi que nao estao batendo.
formula dax que fiz: (ESTA CORRETO ATE O PERIODO 7, o erro acredito que seja pois nao estou puxando o valor da MME do periodo anterior)
Por favor me ajudem 😞 estou tentando faz tempo e sem sucesso. Estou usando periodo de 6 meses nestes calculos
Como ficou no relatorio

Cola do resultado correto feito pelo excel
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
2 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Faça login para comentar
Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login
Entrar Agora