Ir para conteúdo
  • 0

Arredondamento no DAX


LGustavo
Ir para solução Solucionado por Ezequiel Pedreira ,

Pergunta

  • Alunos

Bom dia pessoal. Eu estou com uma situação complicada ao fazer os arredondamentos no Power BI. O que tem acontecido é o seguinte, estou  montando um dash aqui para o ERPda empresa e tem alguns cálculos que usam mais de duas casas decimais, eu tentei fazer o arredondamento no sql, no power query e no dax mas estou tendo problemas com certos valores.

EX: Quando uso o round com duas casas decimais com um valor como por exemplo 346,487 é arredondado corretamente para 346,49. Quando uso com um valor 346,483 é arredondado para 346,48 o que está correto. O problema é quando vai arredondar um valor que o terceiro decimal é 5 como por exemplo 346,485 que é arredondado como 346,48 e não 346,49.

Andei procurando na net e vi que isso se da devido a uma regra de arredondamento chamada "arredondamento ao par mais próximo" que segunda essa regra números decimais >= 6 arredondam pra cima e <= 4 arredondam pra baixo e quando é 5 mantém inalterado. Só que o ERP arredonda 5 pra cima e isso tem dado diferença gritante em valores do power bi e do ERP.

A minha pergunta é, alguém tem alguma ideia de como acertar isso através de alguma medida ou no PQ, pq usando o Round no SQL ou Number.Round no PQ ou Round no DAX, é usado a regra que falei acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
28 minutos atrás, LGustavo disse:

Bom dia pessoal. Eu estou com uma situação complicada ao fazer os arredondamentos no Power BI. O que tem acontecido é o seguinte, estou  montando um dash aqui para o ERPda empresa e tem alguns cálculos que usam mais de duas casas decimais, eu tentei fazer o arredondamento no sql, no power query e no dax mas estou tendo problemas com certos valores.

EX: Quando uso o round com duas casas decimais com um valor como por exemplo 346,487 é arredondado corretamente para 346,49. Quando uso com um valor 346,483 é arredondado para 346,48 o que está correto. O problema é quando vai arredondar um valor que o terceiro decimal é 5 como por exemplo 346,485 que é arredondado como 346,48 e não 346,49.

Andei procurando na net e vi que isso se da devido a uma regra de arredondamento chamada "arredondamento ao par mais próximo" que segunda essa regra números decimais >= 6 arredondam pra cima e <= 4 arredondam pra baixo e quando é 5 mantém inalterado. Só que o ERP arredonda 5 pra cima e isso tem dado diferença gritante em valores do power bi e do ERP.

A minha pergunta é, alguém tem alguma ideia de como acertar isso através de alguma medida ou no PQ, pq usando o Round no SQL ou Number.Round no PQ ou Round no DAX, é usado a regra que falei acima.

Irmão, fiz um teste aqui com round e aparentemente deu certo, veja se é isso: 

image.png.d2a4f23a3266032f8b6b50efe51e49b5.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 04/11/2023 em 12:11, Ezequiel Pedreira disse:

Irmão, fiz um teste aqui com round e aparentemente deu certo, veja se é isso: 

image.png.d2a4f23a3266032f8b6b50efe51e49b5.png

Só complementando a reposta do Ezequiel, acredito que o seu problema é em relação a vários campos com 4 casas decimais ou mais que utiliza para gerar um campo 'totalizador' que é resultado de alguma operação (+, -, *, /) e aí você coloca o round apenas no final... Até comentei um outro post seu (com a solução)... veja quando puder.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Então pessoal, o que acontece, não sei o motivo, quando coloco uma variável com valor, ele arredonda, quando faço o cálculo, não sei explicar o motivo quando termina com o terceiro decimal sendo 5, o arredondamento não funciona. Ai conversando com o pessoal do ERP, me passaram uma outra tabela no SQL pra ser usada, pq o valor da nota fiscal nem sempre vai ser o somatório dos produtos com desconto e frete. Aí eu estou usando ela pra isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...