Ir para conteúdo
  • 0

Apresentar nomes conforme lista de IDs


champanjonata
Ir para solução Solucionado por Edson Igari ,

Pergunta

  • Alunos

Olá pessoal, tudo certo?

Tenho a medida abaixo que está funcionando perfeitamente... ela basicamente me retorna quantos clientes deixaram de 'comprar' ...

Além da quantidade (que é o que está pronto) preciso também dos nomes desses clientes que foram 'perdidos'... (vou precisar dos nomes de tudo (perdidos, novos...) mas uma lógica já me ajuda....
image.png.94bc61e63902ac85c295b0ee49c3e8c9.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Edson Igari disse:

Se você jogar os nomes em uma tabela junto com a medida não resolve???

Já tentei isso mas não funciona (e não é pra funcionar mesmo). Minha medida "Perdidos" retorna um count(), ou seja, valor escalar, eu precisaria de algo que me retornasse os IDs e fizesse tipo um lookupvalue na dim_clientes pelo ID pra pegar o nome... algo assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Edson Igari disse:

Se você jogar os nomes em uma tabela junto com a medida não resolve???

Tipo eu criei um parâmetro com as 4 medidas (que estão me retornando qtdes corretamente).... mas por exemplo, os NOVOS e PERDIDOS não aparecem '1', isso já seria o bastante.... pois aí facilmente poderia filtrar qualquer situação (atual, perdidos, novos e recorrentes)...

image.png.c8171c1f5244357f0c80e8e7b98fe471.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
7 minutos atrás, Edson Igari disse:

@champanjonata, segue. Caso tenha atendido a sua solicitação, peço a gentileza de marcar minha resposta como solução.

image.png.03bf5f80db087c3ded07c448100ea935.png

clientes.pbix 26.49 kB · 0 downloads

Olá Edson. O que você fez exatamente? kkkkk Pergunto pois não vi nada de diferente (medidas, relacionamento).... e no meu arquivo principal onde realmente vou usar NÃO FUNCIONA kkkkk. Desde já agradeço sua atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
7 minutos atrás, Edson Igari disse:

nas variáveis min e max vc tem que dar um all, do contrário, nos casos em que o cliente só tem um valor, vai trazer a mesma data para ambos. 

Entendi... no arquivo de exemplo funcionou por não haver mais dados, já no arquivo que estou usando o cálculo fica todo zoado quando coloco o all nas datas min e max... vou tentar achar outra solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
7 minutos atrás, champanjonata disse:

Entendi... no arquivo de exemplo funcionou por não haver mais dados, já no arquivo que estou usando o cálculo fica todo zoado quando coloco o all nas datas min e max... vou tentar achar outra solução.

precisa entender melhor o contexto no arquivo original. Essas análise novos, perda, recorrente... geralmente são feitas com regra na base de meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
4 minutos atrás, Edson Igari disse:

precisa entender melhor o contexto no arquivo original. Essas análise novos, perda, recorrente... geralmente são feitas com regra na base de meses.

Segue uma base o mais próximo do real possível... a regra que o pessoal quer usar aqui é 'complexa', precisa comparar os clientes por qualquer período, por isso a data inicial e final... pode ser um dia pelo outro, uma semana, um mês... e por aí vai.

A regra básica é:

1 - pego todos os IDs distintos da data mínima
2 - pego todos os IDs distintos da data máxima

atuais: distintos entre A e B
recorrentes: intersect entre A e B
novos: distintos B
perdidos: distintos A

É isso que eu preciso. Daí a quantidade e nome (no caso dessa análise poderia ser apenas dos novos e perdidos)....
Microsoft Business Intelligence (Data Tools)|TSQL - INTERSECT operator ...

Com os dados que anexei agora se colocar data mínima = 30/06/2022 e data máxima 29/07/2022 tem que dar:
novos: 12
recorrentes:158
perdidos: 7
atuais: 170

Isso já foi feito manualmente pra testar e está 100% correto.

clientes.pbix novos clientes.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...