Ir para conteúdo
  • 0

Calcular despesas sobre receitas, não despesas sobre total


davidwcs
Ir para solução Solucionado por Ezequiel Pedreira ,

Pergunta

  • Alunos

Pessoal, preciso saber quanto a despesa representa em relação a receita consegui dividindo despesa/receita e dá um valor total, tipo:
despesa 444.595,63 / receita 154,151,59 = 288,41%, fica correto, ou seja despesa quase 3 vezes o valor da receita, mas o que quero demonstrar é em que categoria essas despesas estão mais representativas, o que eu fiz?
Coloquei as categorias no visual de matriz e coloquei as medidas > Proporção 2 = [Despesa] / [Receita] (resultado: infinito) < ou > Proporção 3 = DIVIDE ([Despesa], [Receita]) (resultado: nada aparece) <

Tentei mudar o contexto para o tipo com a medida 
Proporção 4 = CALCULATE([Proporção 3],
ALL(fMovimentosFinanceiros),
VALUES(fMovimentosFinanceiros[AuxTipo]) )

Porém me retorna um valor não compreendido por mim.

Neste caso como eu conseguiria colocar essa divisão de despesa por receita sem aparecer infinito ou vazio?
Segue pbix com os dados e medidas que utilizei.

https://drive.google.com/file/d/1Q0GWfExNlPrzlwnZ_ChqUFzcRv94d-xv/view?usp=sharing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
11 minutos atrás, davidwcs disse:

Obrigado amigo, agora entendi com a aula que você mandou e a aula ao vivo de hoje do Karpa entendi como mudar o contexto e colocar pra receita repetir em cada linha obedecendo apenas ao tempo selecionado:

Receita all = CALCULATE([Receita],
ALL(fMovimentosFinanceiros),
VALUES(dCalendario) )

Daí só fiz dividir e deu certo, muito obrigado.
Proporção 5 = DIVIDE([Despesa], [Receita all])

image.png.41ee1225a8ad916662c5884f718a38ad.png

Criei duas medidas uma com a representatividade da despesa em todo o contexto e a outra respeitando a categoria e descrição, coloquei o PBIX em anexo.

image.png.b571c2aba88e368353939af62a785e05.png

Duvida.pbix

Editado por Ezequiel Pedreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos
32 minutos atrás, davidwcs disse:

Pelo que assisti ele considera um produto e a categoria de produto, mas despesa é oposta a classe receita, não consegui aplicar, as medidas são essas:

Despesa = CALCULATE([Titulos], fMovimentosFinanceiros[cGrupo] = "CONTA_A_PAGAR" || fMovimentosFinanceiros[cGrupo] = "CONTA_CORRENTE_PAG" )
Receita = CALCULATE([Titulos], fMovimentosFinanceiros[cGrupo] = "CONTA_A_RECEBER" || fMovimentosFinanceiros[cGrupo] = "CONTA_CORRENTE_REC" )
Proporção 3 = DIVIDE([Despesa], [Receita])
 

Irmão baixei o seu arquivo e vi que onde tem despesa não tem receita, por isso ele não trás a variação entre as categorias, note que o percentual da variação dos totais estão corretos.

image.png.d86a180108f9b21a8860be7800ac78b9.png

Editado por Ezequiel Pedreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
13 minutos atrás, davidwcs disse:

Pessoal, preciso saber quanto a despesa representa em relação a receita consegui dividindo despesa/receita e dá um valor total, tipo:
despesa 444.595,63 / receita 154,151,59 = 288,41%, fica correto, ou seja despesa quase 3 vezes o valor da receita, mas o que quero demonstrar é em que categoria essas despesas estão mais representativas, o que eu fiz?
Coloquei as categorias no visual de matriz e coloquei as medidas > Proporção 2 = [Despesa] / [Receita] (resultado: infinito) < ou > Proporção 3 = DIVIDE ([Despesa], [Receita]) (resultado: nada aparece) <

Tentei mudar o contexto para o tipo com a medida 
Proporção 4 = CALCULATE([Proporção 3],
ALL(fMovimentosFinanceiros),
VALUES(fMovimentosFinanceiros[AuxTipo]) )

Porém me retorna um valor não compreendido por mim.

Neste caso como eu conseguiria colocar essa divisão de despesa por receita sem aparecer infinito ou vazio?
Segue pbix com os dados e medidas que utilizei.

https://drive.google.com/file/d/1Q0GWfExNlPrzlwnZ_ChqUFzcRv94d-xv/view?usp=sharing

Da uma olhada nessa live no tempo 1h5min.

https://play.xperiun.com/curso/lives-sobre-linguagem-dax-pilar-4/5102/26876

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
11 horas atrás, davidwcs disse:

Pessoal, preciso saber quanto a despesa representa em relação a receita consegui dividindo despesa/receita e dá um valor total, tipo:
despesa 444.595,63 / receita 154,151,59 = 288,41%, fica correto, ou seja despesa quase 3 vezes o valor da receita, mas o que quero demonstrar é em que categoria essas despesas estão mais representativas, o que eu fiz?
Coloquei as categorias no visual de matriz e coloquei as medidas > Proporção 2 = [Despesa] / [Receita] (resultado: infinito) < ou > Proporção 3 = DIVIDE ([Despesa], [Receita]) (resultado: nada aparece) <

Tentei mudar o contexto para o tipo com a medida 
Proporção 4 = CALCULATE([Proporção 3],
ALL(fMovimentosFinanceiros),
VALUES(fMovimentosFinanceiros[AuxTipo]) )

Porém me retorna um valor não compreendido por mim.

Neste caso como eu conseguiria colocar essa divisão de despesa por receita sem aparecer infinito ou vazio?
Segue pbix com os dados e medidas que utilizei.

https://drive.google.com/file/d/1Q0GWfExNlPrzlwnZ_ChqUFzcRv94d-xv/view?usp=sharing

Acredito que nesse caso a medida de Receita não esá vinculada à despesa, desse modo é como se não existe valor no denominador, visto que a receita de alguma despesa é inexistente, tendo isso em mente, recomendo que você crie uma variável de receita total, que deve ser feita sem considerar filtros(ALL), e usa-la como denominador na medida de proporação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
23 horas atrás, Ezequiel Pedreira disse:

Pelo que assisti ele considera um produto e a categoria de produto, mas despesa é oposta a classe receita, não consegui aplicar, as medidas são essas:

Despesa = CALCULATE([Titulos], fMovimentosFinanceiros[cGrupo] = "CONTA_A_PAGAR" || fMovimentosFinanceiros[cGrupo] = "CONTA_CORRENTE_PAG" )
Receita = CALCULATE([Titulos], fMovimentosFinanceiros[cGrupo] = "CONTA_A_RECEBER" || fMovimentosFinanceiros[cGrupo] = "CONTA_CORRENTE_REC" )
Proporção 3 = DIVIDE([Despesa], [Receita])
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
11 horas atrás, Guilherme Fauze disse:

Acredito que nesse caso a medida de Receita não esá vinculada à despesa, desse modo é como se não existe valor no denominador, visto que a receita de alguma despesa é inexistente, tendo isso em mente, recomendo que você crie uma variável de receita total, que deve ser feita sem considerar filtros(ALL), e usa-la como denominador na medida de proporação. 

Embora ela esteja na mesma tabela eu filtrei em duas medidas diferentes pra conseguir dividir uma pela outra, porém tem dado infinito ou nada como resultado.
Despesa = CALCULATE([Titulos], fMovimentosFinanceiros[cGrupo] = "CONTA_A_PAGAR" || fMovimentosFinanceiros[cGrupo] = "CONTA_CORRENTE_PAG" )
Receita = CALCULATE([Titulos], fMovimentosFinanceiros[cGrupo] = "CONTA_A_RECEBER" || fMovimentosFinanceiros[cGrupo] = "CONTA_CORRENTE_REC" )
Proporção 3 = DIVIDE([Despesa], [Receita])

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
8 minutos atrás, Ezequiel Pedreira disse:

Irmão baixei o seu arquivo e vi que onde tem despesa não tem receita, por isso ele não trás a variação entre as categorias, note que o percentual da variação dos totais estão corretos.

image.png.d86a180108f9b21a8860be7800ac78b9.png

Obrigado amigo, agora entendi com a aula que você mandou e a aula ao vivo de hoje do Karpa entendi como mudar o contexto e colocar pra receita repetir em cada linha obedecendo apenas ao tempo selecionado:

Receita all = CALCULATE([Receita],
ALL(fMovimentosFinanceiros),
VALUES(dCalendario) )

Daí só fiz dividir e deu certo, muito obrigado.
Proporção 5 = DIVIDE([Despesa], [Receita all])

image.png.41ee1225a8ad916662c5884f718a38ad.png

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
9 minutos atrás, davidwcs disse:

Obrigado amigo, agora entendi com a aula que você mandou e a aula ao vivo de hoje do Karpa entendi como mudar o contexto e colocar pra receita repetir em cada linha obedecendo apenas ao tempo selecionado:

Receita all = CALCULATE([Receita],
ALL(fMovimentosFinanceiros),
VALUES(dCalendario) )

Daí só fiz dividir e deu certo, muito obrigado.
Proporção 5 = DIVIDE([Despesa], [Receita all])

image.png.41ee1225a8ad916662c5884f718a38ad.png

Perfeito mano, sucesso!!! 🚀🚀

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...