Ir para conteúdo
  • 0

Agregação de uma Medida


lucas.zulini
Ir para solução Solucionado por Edson Igari ,

Pergunta

  • Alunos

Bom dia pessoal, tudo bom?

Tenho uma base de dados (anexa) que preciso calcular a variação entre determinados meses (o usuário que determinará o período através de parâmetros) dos indicadores de acordo com sua participação. Por exemplo para o indicador do print abaixo: supondo que o usuário queira descobrir a variação entre janeiro/25 e janeiro/23, o cálculo deve ser feito dividindo o valor final (coluna "I") de cada indicador no mês janeiro/25 pelo valor no mês de janeiro/23 e posteriormente, multiplicar pela participação de cada um deles.

image.png.8a0a6667987cfd88c5c4490d50194037.png

Desenvolvi a seguinte medida DAX para resolver o problema (resultado validado com a base de dados), porém não estou conseguindo fazer com que traga a soma da variação. Alguém poderia me ajudar, por favor?

image.png.acfa170eedd9d0d55ee17bbc491cae5b.png

Variação =
VAR DtBaseline = DATE(SELECTEDVALUE('Baseline Ano'[Ano Baseline]), SELECTEDVALUE('Baseline Mês'[p Mês Baseline]), 1)
VAR DtFinal = DATE(SELECTEDVALUE(_Ano[Ano]), SELECTEDVALUE('_Mês'[_Mês]), 1)
VAR IndBaseline =
CALCULATE(
    SUM(fMercadoCBD[Valor Final]),
    fMercadoCBD[Data] = DtBaseline
)
VAR IndFinal =
CALCULATE(
    SUM(fMercadoCBD[Valor Final]),
    fMercadoCBD[Data] = DtFinal
)
VAR Variacao = (DIVIDE(IndFinal, IndBaseline)-1)*SELECTEDVALUE(fMercadoCBD[PARTICIPAÇÃO %])
RETURN
Variacao

Problema.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
23 minutos atrás, Edson Igari disse:

@lucas.zulini, tudo bem? Utilize SUMX. Exemplo:

Ajuste Total = 
SUMX(
         SuaTabelaFato,
         [Variação]
)

Tudo bem @Edson Igari e contigo?

Infelizmente não funcionou sua sugestão. Utilizando a SUMX dessa forma, agregou os valores na variação como um todo, o que não é correto. De acordo com o print original da dúvida, a soma deveria retornar -2,21%.

image.png.74c6d0bbfa2afa54e86b371042e80476.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...