Ir para conteúdo
  • 0

MÉDIA DE FATURAMENTO POR CLIENTE COM BASE NA PRIMEIRA DATA DE FATURAMENTO ATÉ ATUAL NO PERIODO MAX DE 6 MESES.


Julio Cesar
Ir para solução Solucionado por Sandro Vieira ,

Pergunta

  • Alunos

Bom dia pessoal, estou com dificuldades na medida abaixo. Se alguém poder me ajudar serei muito grato!

"Média de faturamento mensal por cliente com data inicial considerando o mês do primeiro faturamento no período máximo de 6 meses até o dia atual."

Exemplo: Se o cliente faturou só em maio/23 e eu estou em setembro/23. O  período é total de 5 meses / Vlr total faturado no período que seria a média que precisaria para eu ter um indicador se meu cliente teve mudança de classificação ou não com base na média.


Ou seja, Preciso saber qual é a função que me retorna a quantidade de meses com base no primeiro faturamento do cliente no período máximo de 6 meses considerando o mês atual.

- Minha base tenho a tabela fFaturamento com coluna de cliente e faturamento por data vinculada a Tabela dCalendario e dCliente.

para que seja possivel eu classificar meus clientes entre A, B e C com base na média de faturamento com esses critérios acima. Alguém pode me ajudar? 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Olá...

Vê se a medida abaixo te ajuda

Meses Selecionado =
    VAR dataMenor = MIN(dCalendario[Data])
    VAR dataMaior = MAX(dCalendario[Data])
    VAR AnoMenor = YEAR(dataMenor)
    VAR AnoMaior = YEAR(dataMaior)
    VAR DiferencaAnos = (AnoMaior - AnoMenor)
    VAR DiferencaMeses = MONTH(dataMaior) + (DiferencaAnos * 12) - MONTH(dataMenor) + 1
RETURN
    DiferencaMeses

Isolei de um contexto que uso aqui (para o que eu precisava não achei DAX pronto, talvez pro teu caso até algum colega consiga uma função pronta):

image.png.de9a617a5e3da9f3baa9008ebda213ad.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia,

Não seria bem isso.

Segue abaixo um exemplo e enviarei em anexo uma base fictícia que atende o mesmo escopo. 

Fiz essa tabela dinâmica com as informações da base de dados.

A estrutura de cálculo seria dessa forma:

Contagem de meses a partir do faturamento no intervalo Max de 6 meses do més atual ou do contexto de filtro / Vlr total da soma de faturamento dos últimos 6 meses = Média da análise

image.png.c2b2da471a83f5a6912d0e6df3a016b3.png

dados.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Esse video ajudou na soma dos últimos 6 meses, porém preciso dividir essa soma com base no soma da quantidade de meses desde o último faturamento do cliente com o mês atual, com um período máximo de meses.

Exemplo: 

cliente faturou 3 meses atrás = 3 
cliente faturou 6 meses atrás = 6 
cliente faturou 7 meses atrás e depois disso faturou só 4 meses atrás = 4  (período de corte é 6 meses) 

Falta só esse calculo para conseguir aqui.

Eu até conseguir fazer o cálculo da contagem de meses com a data min do faturamento, porém preciso colocar esse filtro de 6 meses e não estou conseguindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...