Ir para conteúdo
  • 0

Previsão dos valores futuros depreciação

Raphael Barbosa
Ir para solução Solucionado por Leandro Del Rio ,

Pergunta

• Alunos

Bom dia.
Tudo bom?

Pessoal, estou com um probleminha por aqui que não estou conseguindo resolver.

Conseguem me dar uma força?

Tenho uma base de depreciação, que traz o valor de aquisição do bem, a depreciação mensal e o valor residual de cada mês. Além disso, tem a data de início e fim de depreciação, bem como a taxa de depreciação anual e mensal.

Para todos os casos, os Ativos devem ser depreciados até chegar no zero.

Minha intenção é conseguir trazer a previsão de depreciação desses ativos para os próximos meses/anos até que cheguem a sua depreciação final.

Montei um arquivo com algumas informações, simulando a base que tenho por aqui.

Montei uma matriz trazendo a depreciação de janeiro a agosto de 2023, nesse exemplo, gostaria de completar com a previsão dos meses seguintes, até a depreciação final desses Ativos.

Agradeço muito a ajuda, caso não tenha sido claro suficiente, peço desculpas e fico à disposição para esclarecimentos.

Teste depreciação.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
  • Alunos
  • Solução

@Raphael Barbosa,

em anexo segue a solução proposta. Para chegar nessa solução contei com a ajuda do @Tiago Craici, um dos magos do dax que temos na comunidade. Deixo aqui o meu agradecimento.

Na solução foi utilizamos uma Tabela calendario diferente da utilizada por você, com uma coluna que chamada mês sequência, que facilita demais nesses casos. A coluna mês sequência, como o nome diz, numera de forma sequencial os meses da tabela calendario.

Olhe com calma o código e qualquer dúvida pode mandar aqui.

Teste depreciação_2.pbix

• Like 1
  • Thanks 1
Link para o comentário

• 0
  • Alunos
2 horas atrás, Leandro Del Rio disse:

@Raphael Barbosa,

o resultado abaixo é o esperado? Se sim, basta trocar a medida do gráfico de baixo para "Deprec. Acumulada"

1.png

Olá @Leandro Del Rio
Agradeço muito pela resposta.

Na verdade, quero complementar as matrizes com a simulação da depreciação mensal dos meses seguintes, bom base nos campos depreciação mensal e tempo de depreciação (mês).

De modo que eu tenha até agosto de 2023 o realizado dessa depreciação, conforme já está nas matrizes e que dai para frente eu consiga trazer a simulação do restante a depreciar até zerar.

Essa é minha dificuldade no momento.

Link para o comentário

• 0
  • Alunos
Em 25/09/2023 em 09:27, Leandro Del Rio disse:

@Raphael Barbosa,

em anexo segue a solução proposta. Para chegar nessa solução contei com a ajuda do @Tiago Craici, um dos magos do dax que temos na comunidade. Deixo aqui o meu agradecimento.

Na solução foi utilizamos uma Tabela calendario diferente da utilizada por você, com uma coluna que chamada mês sequência, que facilita demais nesses casos. A coluna mês sequência, como o nome diz, numera de forma sequencial os meses da tabela calendario.

Olhe com calma o código e qualquer dúvida pode mandar aqui.

Teste depreciação_2.pbix 579.14 kB · 2 downloads

@Leandro Del Rio e @Tiago Craici perfeito!
Atendeu super a necessidade! 
Agradeço a atenção e empenho! 
Abraço

• Thanks 1
Link para o comentário

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login

Entrar Agora
  • Criar Novo...