Alunos Felipe Guelfi Postado Agosto 24 Alunos Compartilhar Postado Agosto 24 Boa tarde, tenho uma base janeiro á agosto filtro vai até dezembro quero filtro mostra até agosto e também quero mostre conforme passa mês mostra sempre o atual teria como fazer isso? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Alunos Solução Natan Fratta da Silva Postado Agosto 24 Alunos Solução Compartilhar Postado Agosto 24 (editado) @Felipe Guelfi qual o erro que esta aparecendo?? No final do seu código, "Calnedario[Mês]" esta faltando fechar a fórmula ")" , veja se é isso. Tem que ficar na forma abaixo: MesAtualFelipe = SWITCH( TRUE(), MONTH(dim_calendario[Data]) = MONTH(TODAY()), "Mês Atual", dim_calendario[Mês Abrev]) Editado Agosto 24 por Natan Fratta da Silva Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Alunos Bernardo Vitor Postado Agosto 24 Alunos Compartilhar Postado Agosto 24 Boa tarde @Felipe Guelfi! Tem sim. No Power Query, crie uma coluna concatendo a coluna do nome do mês com o ano, resultando em uma coluna mês/ano. Ex: Agosto/2023 Depois, crie uma coluna personalizada de "mês/ano classificador" na sua dCalendario, Formula : ([Ano] * 100 + [Mês]) . Obs: esse "mês" da formula é o número do mês, e não o nome do mês. Depois, crie uma coluna personalizada de Status/Mês, pra saber se é passado ou futuro Formula: if Date.Year(DateTime.LocalNow()) *100 + Date.Month(DateTime.LocalNow()) >= ([#"Mes/Ano Classificador"]) then "Passado" else "Futuro" Depois, crie uma coluna personalizada pra substituir Agosto por "Mês Atual" Formula: if Date.Year(DateTime.LocalNow()) *100 + Date.Month(DateTime.LocalNow()) = ([#"Mes/Ano Classificador"] ) then "Mês Atual" else [#"Mes/Ano"] Use essa coluna no seu filtro, e usando o filtro lateral do Power BI, filtre para que apareça somente os meses "Passado", usando a coluna Status/Mês que você criou. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Alunos Felipe Guelfi Postado Agosto 24 Autor Alunos Compartilhar Postado Agosto 24 @Bernardo Vitor tenho dCalendario em forma de dax Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Alunos Natan Fratta da Silva Postado Agosto 24 Alunos Compartilhar Postado Agosto 24 Boa tarde @Felipe Guelfi, tudo certo? Sobre a Coluna com o Mês atual, você pode criar uma "Coluna Calculada" na sua tabela calendário, com a seguinte expressão DAX: MesAtualDAX = SWITCH( TRUE(), MONTH(dim_calendario[Data]) = MONTH(TODAY()), "Mês Atual" // Se for igual o mês da linha e o Mês do dia de hoje "Today". dim_calendario[mes_nome]) // Se não retornar a coluna com o nome do mês original. Altere o código acima, com sua coluna de Data e Mês. Espero ter ajudado abraço. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Alunos Felipe Guelfi Postado Agosto 24 Autor Alunos Compartilhar Postado Agosto 24 @Natan Fratta da Silva fiz assim no meu deu erro MesAtualDAX = SWITCH( TRUE(), MONTH(Calendario[Date]) = MONTH(TODAY()), "Mês Atual" // Se for igual o mês da linha e o Mês do dia de hoje "Today". Calendario[Mês] // Se não retornar a coluna com o nome do mês original.) Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Alunos Felipe Guelfi Postado Agosto 24 Autor Alunos Compartilhar Postado Agosto 24 Muito obrigado @Natan Fratta da Silva deu certo Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Felipe Guelfi
Boa tarde, tenho uma base janeiro á agosto filtro vai até dezembro quero filtro mostra até agosto e também quero mostre conforme passa mês mostra sempre o atual teria como fazer isso?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
6 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Faça login para comentar
Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login
Entrar Agora