Ir para conteúdo
  • 0

(Preciso de Dica) - Demonstrativo de Resultado


Eduardo Martins
Ir para solução Solucionado por Michele ,

Pergunta

  • Alunos

Bom Dia Pessoal, tudo bem?
 Estou com uma dúvida de desempenho do pbi e alguém pode já ter passado por isso assim como eu.
/* Na estrutura do DRE que temos, por exemplo, o item "Receita Líquida" é o cálculo da Receita Bruta - Deduções, só que preciso desse relatório no Reporter Builder e estou repensando as formas que foi realizado.  */

Possuo apenas 2 view, fat_vendas e fat_devolucoes, que possuem todos os campos em separado. Cada item deste possui um "histórico" e eles por si só possuem algumas lógicas, por isso acabei fazendo várias referências de uma mesma tabela e fui eliminando as colunas desnecessárias.
1. Mais vale uma referência da tabela original ou da tabela já referenciada? 
2. Quanto as alterações no M podem refletir sobre a demora na atualização do Power Bi Online ?

DRE.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Olá @Eduardo Martins!

O PQ em si não é muito performático, então se você trabalhar com muitas linhas provavelmente terá lentidão na transformação/carregamento dos dados.

Você falou que tem views, você teria acesso ao banco para criar outras views, ou pode solicitar essa criação? Se sim, eu faria isso, onde eu trabalho só fazemos no PQ o que não conseguimos fazer no SQL, justamente por causa dessa performance ruim dele.

Caso você não consiga, tens que avaliar se as transformações da tabela referenciada realmente fazem sentido para as demais tabelas, senão apenas gera cópia mesmo e deixa apenas as transformações necessárias.

Outras coisas que ajudam a melhorar a performance:

  • Deixar apenas as colunas que realmente vão ser usadas, principalmente colunas que tenham dados de ID (visando a otimização/compressão de dados realizada pelo próprio Power BI.)
  • Ver se a sua calendário não está gerando com data automática, as vezes pega uma data início ou fim, muito antiga ou muito futura, de uma das fatos e acaba gerando uma calendário gigante e deixando o modelo lento.
  • Ver a tipagem dos campos, eu tento deixar tudo que for possível como Número Inteiro, é melhor que o Decimal para otimização.

Esses vídeos abaixo me ajudaram bastante quando eu estava tendo problemas de performance. Se após tudo isso ainda precisar de ajuda, tenta indicar em que local PQ, PBI (Front) ou PBI Online está a sua lentidão, para o pessoal conseguir dar mais sugestões de forma mais precisa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Eduardo Martins tudo bem? 😃

Esperamos que você tenha encontrado a solução que tanto desejava!!

Caso alguma resposta tenha ajudado, você pode marcá-la como Solução . Com isso o tópico poderá ser fechado! 

Maas...

Pode acontecer de você receber uma resposta que não é 100% do que você esperava. Mesmo assim, se ela o ajudou de alguma forma para que você mesmo conseguisse chegar à solução, conte como você fez isso e marque como a melhor resposta. 😉

 

Obrigado por tonar nossa comunidade #INCOMPARÁVEL!!

Att Julian Salcedo I Community Manager Xperiun

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...