Ir para conteúdo
  • 0

Ajuste DAX Inclusão de Filtros


Jeferson Souza
Ir para solução Solucionado por Dums ,

Pergunta

  • Alunos

Pessoal Boa noite!
Como eu incluo dois subtipos específicos nessa DAX?

'Base Vendas'[Subtipo_1-9 CKs] 
eu DISTINCTCOUNT mas na verdade preciso contar apenas dois subtipos que constam nessa coluna, onde eu o encaixo nessa DAX ?

Excemplo 'Base Vendas'[Subtipo_1-9 CKs] = "Lojas"
'Base Vendas'[Subtipo_1-9 CKs] = "Marcas"

Subtipo Positivado =
COUNTAX(
CALCULATETABLE(
    SUMMARIZE('Base Vendas',
'Base Vendas'[CNPJ PDV],
"Qtde Subtipo",
DISTINCTCOUNT('Base Vendas'[Subtipo_1-9 CKs])
),
'Base Vendas'[Valor]>0
),'Base Vendas'[CNPJ PDV])
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Olá, estou vendo o seu pbix, não encontrei na sua base vendas os subtipos "Marcas" e "Lojas", apenas estes:

image.png.9854569ff8c7ac5bd0553de2c98c2719.png

 

Outra coisa, a tabela PDV, ela tem bastante coisa duplicada, era interessante eliminar as duplicidades e ter uma dimensão dPDV que tenha apenas CNPJs únicos para ligar com a base de vendas... Você tem um relacionamento muitos para muitos ali que não é legal (se precisar uma tabela com os canais de cada PDV ai esta ser uma fato - fCanalVenda - ligada a dPDV, pelo que vi na base vendas vai apenas o CNPJ, não vai o CANAL, então ela seria apenas uma tabela fator "informativa"):

image.png.81d723c7008e431c2feefa72f690ff83.png

image.png.5da1dbf4a40655fc6ee01e946a2ca38e.png

Dá uma revisada nisto, talvez já de um norte na aplicação das medidas...


Abraços e sucesso...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá...

Tu quer inserir isto em um cartão ou em uma tabela com os CNPJs e uma coluna ao lado, só pra entender o contexto...

Se for uma coluna de uma tabela/matriz eu iria na linha da medida abaixo (não chequei a sintaxe, fiz pelo celular), no máximo retornará o número 2:

Subtipo Positivado =
   VAR cnpj = SELECTVALUE('Base Vendas'[CNPJ PDV])
   VAR cont = CALCULATE(
                 DISTINCTCOUNT('Base Vendas'[Subtipo_1-9 CKs]),
                 ALL('Base Vendas'),
                'Base Vendas'[CNPJ PDV] = cnpj,
                'Base Vendas'[Subtipo_1-9 CKs] IN {"Lojas","Marcas"}
             )
   RETURN
      cont

Se for para um cartão ai eu iria para uma SUMX e dentro dela uma ADDCOLUMN com VALUES para os CNPJS e uma coluna calculada como a "@Qtde Subtipo" e nela faria uso da medida acima, e a expressão da SUMX seria a "@Qtde Subtipo"...

 

Estou no celular agora, mas qualquer coisa posta o pbix que depois tento ver melhor, ou algum dos colegas também contribue...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
17 horas atrás, Dums disse:

Olá...

Tu quer inserir isto em um cartão ou em uma tabela com os CNPJs e uma coluna ao lado, só pra entender o contexto...

Se for uma coluna de uma tabela/matriz eu iria na linha da medida abaixo (não chequei a sintaxe, fiz pelo celular), no máximo retornará o número 2:

Subtipo Positivado =
   VAR cnpj = SELECTVALUE('Base Vendas'[CNPJ PDV])
   VAR cont = CALCULATE(
                 DISTINCTCOUNT('Base Vendas'[Subtipo_1-9 CKs]),
                 ALL('Base Vendas'),
                'Base Vendas'[CNPJ PDV] = cnpj,
                'Base Vendas'[Subtipo_1-9 CKs] IN {"Lojas","Marcas"}
             )
   RETURN
      cont

Se for para um cartão ai eu iria para uma SUMX e dentro dela uma ADDCOLUMN com VALUES para os CNPJS e uma coluna calculada como a "@Qtde Subtipo" e nela faria uso da medida acima, e a expressão da SUMX seria a "@Qtde Subtipo"...

 

Estou no celular agora, mas qualquer coisa posta o pbix que depois tento ver melhor, ou algum dos colegas também contribue...

@DumsNão consegui entender onde eu consigo encaixar, vou deixar o Pbix aqui e sigo tentando, se puder ajudar agradeço muito.

Eu vou uitilizar a medida em cartão , pois no final de tudo vai ter uma cartão com todos os CNPJs ..
Mas tbm vou usar em tabela com os mesmos cnpjs, então será nas duas formas ..

base Contagem.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 29/07/2023 em 19:44, Dums disse:

Olá, estou vendo o seu pbix, não encontrei na sua base vendas os subtipos "Marcas" e "Lojas", apenas estes:

image.png.9854569ff8c7ac5bd0553de2c98c2719.png

 

Outra coisa, a tabela PDV, ela tem bastante coisa duplicada, era interessante eliminar as duplicidades e ter uma dimensão dPDV que tenha apenas CNPJs únicos para ligar com a base de vendas... Você tem um relacionamento muitos para muitos ali que não é legal (se precisar uma tabela com os canais de cada PDV ai esta ser uma fato - fCanalVenda - ligada a dPDV, pelo que vi na base vendas vai apenas o CNPJ, não vai o CANAL, então ela seria apenas uma tabela fator "informativa"):

image.png.81d723c7008e431c2feefa72f690ff83.png

image.png.5da1dbf4a40655fc6ee01e946a2ca38e.png

Dá uma revisada nisto, talvez já de um norte na aplicação das medidas...


Abraços e sucesso...

 


@Dums, tem razão não havia me atentado as duplicidades, eu coloquei essa tabela de PDV, mas não sei se ela é útil para meu modelo .. 
então pode desconsiderá-la , até mesmo pq ao  excluir as duplicidades e criar a medida teste tabela PDV não deu certo.

Quanto aos subtipos "Marcas" e "Lojas", pode substituir por "Bermudas" e "Regatas"

Anexei novamente o modelo 

base Contagem.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...