Ir para conteúdo
  • 0

Desafio DAX - Comparação com Variação


Delanne_Araujo
Ir para solução Solucionado por Edson Igari ,

Pergunta

  • Alunos

Bom dia, gostaria de ajuda para o meu caso, preciso fazer uma variação com a comparação da seguinte maneira:

Domingo com o Domingo anterior.

Sábado com o sábado anterior.

Segunda com a segunda anterior.

Feriado com o feriado anterior.

Total do mês com o total do mês anterior.

E para os dias úteis sempre com o dia imediatamente anterior, com exceção da segunda que teria que ser comparada com a segunda anterior.

Sexta compara com quinta - quinta compara com quarta - quarta compara com terça - Terça com para com segunda e a segunda com a segunda feira anterior.

Fiz um quadro para melhor exemplificar, 

WhatsApp Image 2023-07-27 at 09.25.42.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

@Delanne_Araujo, segue anexo a solução. Porém, alguns pontos:

1) Não inseri o feriado pois não estão representados na sua dCalendario.
2) Os valores do seu print, no meu entendimento estão incorretos, pois se é o sábado, domingo e segunda anterior nos casos dos dias 3, 4 e 5 de junho, os valores anteriores respectivos deveriam ser 6739, 1274 e 7056 e não 6977, 92 e 7346 como está no seu print. 
image.png.4ebcd08e677e07324bf8650cb420564b.png

 

Enfim, caso tenha ajudado, peço a gentileza de inserir minha resposta como solução. Se precisar inserir os feriados no contexto, peço que coloque essa info em uma coluna da dCalendario que te ajudo com isso.

PÓS_CONTATO_ATUAL (2).pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
57 minutos atrás, Delanne_Araujo disse:

Bom dia, gostaria de ajuda para o meu caso, preciso fazer uma variação com a comparação da seguinte maneira:

Domingo com o Domingo anterior.

Sábado com o sábado anterior.

Segunda com a segunda anterior.

Feriado com o feriado anterior.

Total do mês com o total do mês anterior.

E para os dias úteis sempre com o dia imediatamente anterior, com exceção da segunda que teria que ser comparada com a segunda anterior.

Sexta compara com quinta - quinta compara com quarta - quarta compara com terça - Terça com para com segunda e a segunda com a segunda feira anterior.

Fiz um quadro para melhor exemplificar, 

WhatsApp Image 2023-07-27 at 09.25.42.jpeg

@Delanne_Araujo, tudo bem? Consegue disponibilizar uma amostra de dados de exemplo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Primeiramente agradeço mesmo sua atenção, desculpe se não consegui passar de forma clara, vamos lá...

Os valores estão corretos, é que esse numero da terceira coluna já é a diferença entre os dias que tem que ser comparados, por exemplo:


3-sáb jun = 13716 subtrai  > 27-sáb jun 6739 que fica igual a 6977, variando 103,53%.

 

Se pegarmos outro exemplo, teremos:

10-sáb jun = 12318 subtrai  > 3-sáb jun 13716 que fica igual a -1398, variando -10,19%.


Coloquei uma dCalendario mais completa com os feriados tá, se é dia útil ou não também para tentar ajudar.

Estou atento aqui, se precisar de mais alguma informação só falar tá.

PÓS_CONTATO_ATUAL (3).pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Top de maiss, o primeiro arquivo que você me mandou está correto, o segundo não, mas o primeiro está exatamente como precisava, quanto ao feriado não é tão importante não, é mais para ficar com uma analise mais completa mesmo, mas sem pressa.

 

Muito grato mesmo cara, vou colocar sua resposta como solução sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Assim, o meu percentual é só vermos o quanto eu fiz a mais ou a menos em comparação com o dia comparado:

Se eu fiz 100 serviços no sábado anterior e nesse eu fiz 80 serviços, quer dizer que eu fiz -20%, entendeu rs, mas vc resolveu com maestria cara, estou procurando em muitos lugares, já pesquisei e nada, estou estudando DAX me apaixonei, agora estou aplicando em alguns projetos como esse, mas empaquei rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Marquei lá sua resposta tá, deu certo, era isso mesmo, solução top, está comparando certinho agora, quanto ao feriado fica em paz, vou colocar só se eles pedirem, daí se eu não conseguir entender a sua lógica para o que fez eu falo contigo para ver se poderá me ajudar tabom, gratidão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
39 minutos atrás, Delanne_Araujo disse:

Marquei lá sua resposta tá, deu certo, era isso mesmo, solução top, está comparando certinho agora, quanto ao feriado fica em paz, vou colocar só se eles pedirem, daí se eu não conseguir entender a sua lógica para o que fez eu falo contigo para ver se poderá me ajudar tabom, gratidão.

Demorou. Tmj

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Edson, meu caro, boa noite.

Cara, desculpe incomodar vc, mas sobre a sua solução, os dias bateram certinho, mas quando eu filtro por exemplo um dia especifico ele continua certo, mas o total não, tentei adaptar sua função adicionando um PREVIOUSDAY, mas quebrou toda, rsrs, será que você poderia dar essa força para fazer essa alteração, ex:

Junho - Sábados = 45062
Julho - Sábados = 37092

37092 - 45062 = -7970 > variou -21,49%.

O mesmo serve para os outros dias, como os domingos, as segundas e os outros dias conforme o contexto que falamos anteriormente.

Agradeço desde já a atenção.

 

WhatsApp Image 2023-07-29 at 19.55.04.jpeg

PÓS_CONTATO_ATUAL (4).pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...