Ir para conteúdo
  • 0

Ajuda - Cálculo Taxa Homóloga


Filipe Chagas
Ir para solução Solucionado por Filipe Chagas ,

Pergunta

  • Alunos

Olá, pessoal. Estou fazendo um cálculo para retornar a taxa homóloga, porém me deparei com um detalhe que não estou conseguindo superar. 

Taxa homóloga nada mais é que a variação da receita comparando o mesmo período do ano anterior com o selecionado.
Ex: (Soma da receita no período de 01/01/2023 a 25/07/2023 * 100) / (Soma da receita no período de 01/01/2022 a 25/07/2022)

A medida atual funciona, se no calendário estiver selecionado o ano anterior e o atual. Queria ajudar das feras do Dax para que eu possa selecionar apenas um ano no calendario e ele me retornar automaticamente a taxa homologa comparado ao periodo anterior.

Deixo abaixo funcao dax atual e print.

Meta Receita Global original =
var ultimoano = (MAX(dcalendario[Ano])-1)
var receitaultano = CALCULATE([Receita Global], filter(dcalendario, dcalendario[Ano] = ultimoano))
var diasultano = DATEDIFF((CALCULATE(MIN(dcalendario[Data Completa]), filter(dcalendario, dcalendario[Ano] = MAX(dcalendario[Ano])))),NOW() , day)
var receitaanoatual = CALCULATE([Receita Global], filter(dcalendario, dcalendario[Ano] = max(dcalendario[Ano])))
var receitavar = (receitaultano / 365) * diasultano
var metapor = ((receitaanoatual * 1 ) / (receitavar) )
var meta = metapor - 1
 
return receitaultano

 

image.png.4f8cca7bd79fd89bde9614ac54880a99.png

image.png.8b7a9846227ac6aeb8d1b5da8c2cac59.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Pessoal, boa tarde. 

Consegui utilizando essa medida.

 

Meta Receita Variação Homóloga =
VAR AnoAtual = MAX(dcalendario[Ano])
VAR AnoAnterior = AnoAtual - 1
 
VAR ReceitaAnoAtual = CALCULATE([Receita Global], dcalendario[Ano] = AnoAtual)
VAR ReceitaAnoAnterior = CALCULATE([Receita Global], dcalendario[Ano] = AnoAnterior)
 
VAR Meta = DIVIDE(ReceitaAnoAtual - ReceitaAnoAnterior, ReceitaAnoAnterior, 0)
 
RETURN Meta
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
21 minutos atrás, Edson Igari disse:

@Filipe Chagas, tudo bem? Já tentou utiliza samperiodlastyear pra pegar o mesmo período do ano anterior??? Ou você também pode usar ALL nos filter das medidas de ano anterior para remover o filtro do ano que está sendo aplicado.

Blz, e contigo? Eu tentei sim, porém essa função pega o ano completo. E como não esta finalizado ainda o ano atual o valor não bate. 
Tentei fazer tbm pegando uma média da receita do ultimo ano / quantidade de dias (01/01/2022 até a data 25/07/2022) , porém da uma diferença de 4M se comparado ao valor real de receita nesse período  (01/01/2022 até a data 25/07/2022).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Filipe Chagas disse:

@Edson Igari bom dia, conseguiu dar uma olhada?

@Filipe Chagas, consegui. E tenho na cabeça uma solução. Porém, qual o resultado esperado quando o usuário filtrar dois anos? ou Três anos? Pergunto, pois geralmente quando comparamos um ano com outro, deixamos uma segmentação com seleção única. Você seleciona um ano e compara com o anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...