Ir para conteúdo
  • 0

Estrutura do dashboard


Ana Carla Fontana
Ir para solução Solucionado por Tiago Craici - Xperiun ,

Pergunta

  • Alunos

Oi pessoal, estou fazendo dashboards para todas as áreas da empresa. O questionamento é tenho que fazer o dashboard de Orçamento (base de dados fica com a área de orçamento de planejamento) como um todo para o diretor visualizar da empresa toda e de cada área, mas também preciso que cada área veja o seu orçamento, se está dentro do que foi aprovado para o mês/ano ou não. Até aí pensei em usar aquele recurso de segurança a nível de linha para cada gestor de área (comercial, marketing, jurídico, etc.). O problema é que cada área precisa visualizar os indicadores específicos de sua área além da parte do orçamento. O diretor também que ver os indicadores de cada área além da parte de orçamento.

Eu teria que fazer um dashboard único para toda a empresa com uma página para cada área, onde tenha os indicadores específicos de cada área e a parte de orçamento?

Preciso de sugestões que fique fácil para cada gestor visualizar seus indicadores específicos e a sua parte de orçamento e também que o diretor consiga visualizar tudo, sem eu precisar enviar vários links para eles.

Me ajudem, por favor. 

Desde já agradeço imensamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Admin
  • Solução
1 minuto atrás, Ana Carla Fontana disse:

@Tiago Craici estava vendo esse vídeo novo no canal da Xperiun e entendi que dá pra colocar todos os dashboards no aplicativo e colocar acessos diferentes para cada pessoa.

A dúvida que ficou agora é se o dashboard de Planejamento e Orçamento que todos devem acessar eu consigo colocar RLS e depois colocar no aplicativo, pois cada gerente só pode ver os dados filtrados da sua gerência.

 

Da sim, se for o mesmo projeto seu RLS vai funcionar sim 👍.

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Admin

Boa tarde @Ana Carla Fontana

Em meus projetos eu separo as áreas por workspace, nelas eu crio as regras de quem pode acessar (diretor acessa tudo). Visto que seu objetivo o problema maior seria que cada área tem seu KPIs específicos eu seguiria este caminho. 


Caso queira deixar apenas um projeto terá que se desdobrar no DAX para que seja validado o usuário logado, para manutenção seria beemmmmm traaabaaalhossoooo mas tem como. 
Veja um exemplo validando um usuário logado:

image.png.af128beb306ba6a06e5d7a732ebdbecb.png

Essa seria minha sugestão... Separar por workspace, simples, fácil de manutenção e seguro. 
Sucesso! 🚀

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi @Tiago Craici

Entendo que cada dashboard feito separadamente, cada um em um arquivo, seja até mais performático do que colocar tudo em um único, pois iria ser medida pra caramba.

A estrutura da empresa é mais ou menos assim:

image.png.df8833827ed4ccdd3dbffe6d4e1f0826.png

 

Esse é meu primeiro cliente, então tô meio perdida em relação a como cada pessoa vai acessar o seu dashboard e como cada uma vai ver o workspace.

Acredito que com a imagem fique mais fácil de entender o que estou passando. Cada gerente tem seus indicadores específicos. Cada diretor precisa ver os dashboards dos seus gerentes. O diretor geral precisa ver tudo de todos, mas ele teria acesso a 13 dashboards diferentes? Me pediram uma forma que ficasse mais fácil para o diretor geral acessar os dashboards dos gerentes. Não tenho ideia de como fazer isso.

Outra questão é a gerência de Planejamento e Orçamento. O dashboard dessa gerência precisa ser acessado por todos os gerentes, pois eles precisam visualizar o orçado e realizado da sua gerência. Então seria o caso de cada gerente ter acesso a 2 dashboards, um com os indicadores específicos da gerência dele e outro da gerência de Planejamento e Orçamento com o filtro de linha para ele ver só o dele?

O que tinham me pedido foi um único dashboard para a empresa, que cada gerência teria uma página do dashboard (fora os tooltips né), que cada página teria os indicadores de cada gerência mais a parte de orçamento dessa gerência. Imagino que não fique performático isso, mas preciso dá uma sugestão melhor para a empresa e tenho que justificar por que não um único dashboard.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Tiago Craici usar o aplicativo do workspace seria uma boa solução para o meu caso?

Vi esse vídeo e acho que pode ser útil. Criar um aplicativo desse e colocar todos os dashboards dentro. Assim, somente quem tem acesso a determinados dashboards tem acesso e quem tem acesso a tudo ver tudo. Ficaria tipo um site interno da empresa com acesso restrito para algumas pessoas. Você acha que é uma boa opção?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Admin
1 hora atrás, Ana Carla Fontana disse:

@Tiago Craici usar o aplicativo do workspace seria uma boa solução para o meu caso?

Vi esse vídeo e acho que pode ser útil. Criar um aplicativo desse e colocar todos os dashboards dentro. Assim, somente quem tem acesso a determinados dashboards tem acesso e quem tem acesso a tudo ver tudo. Ficaria tipo um site interno da empresa com acesso restrito para algumas pessoas. Você acha que é uma boa opção?

 

O aplicativo é somente uma forma mais elegante de centralizar todos seu projetos. Para seu caso tem que antes decidir como separar quem acessa o que. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Admin
6 horas atrás, Ana Carla Fontana disse:

Oi @Tiago Craici

Entendo que cada dashboard feito separadamente, cada um em um arquivo, seja até mais performático do que colocar tudo em um único, pois iria ser medida pra caramba.

A estrutura da empresa é mais ou menos assim:

image.png.df8833827ed4ccdd3dbffe6d4e1f0826.png

 

Esse é meu primeiro cliente, então tô meio perdida em relação a como cada pessoa vai acessar o seu dashboard e como cada uma vai ver o workspace.

Acredito que com a imagem fique mais fácil de entender o que estou passando. Cada gerente tem seus indicadores específicos. Cada diretor precisa ver os dashboards dos seus gerentes. O diretor geral precisa ver tudo de todos, mas ele teria acesso a 13 dashboards diferentes? Me pediram uma forma que ficasse mais fácil para o diretor geral acessar os dashboards dos gerentes. Não tenho ideia de como fazer isso.

Outra questão é a gerência de Planejamento e Orçamento. O dashboard dessa gerência precisa ser acessado por todos os gerentes, pois eles precisam visualizar o orçado e realizado da sua gerência. Então seria o caso de cada gerente ter acesso a 2 dashboards, um com os indicadores específicos da gerência dele e outro da gerência de Planejamento e Orçamento com o filtro de linha para ele ver só o dele?

O que tinham me pedido foi um único dashboard para a empresa, que cada gerência teria uma página do dashboard (fora os tooltips né), que cada página teria os indicadores de cada gerência mais a parte de orçamento dessa gerência. Imagino que não fique performático isso, mas preciso dá uma sugestão melhor para a empresa e tenho que justificar por que não um único dashboard.



Dessa forma o RLS não funciona... infelizmente um projeto para cada gerente.
image.png.ec73e5a43494a9d129244787c513b67b.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Tiago Craici estava vendo esse vídeo novo no canal da Xperiun e entendi que dá pra colocar todos os dashboards no aplicativo e colocar acessos diferentes para cada pessoa.

A dúvida que ficou agora é se o dashboard de Planejamento e Orçamento que todos devem acessar eu consigo colocar RLS e depois colocar no aplicativo, pois cada gerente só pode ver os dados filtrados da sua gerência.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...