Ir para conteúdo
  • 0

Trazer o valor único de uma serie de ocorrencias


Luiz Henrique Moraes

Pergunta

  • Alunos

Olá pessoal, tudo certo?

Gostaria de pedir ajuda da comunidade para chegar em um resultado mega importante aqui.

Tenho uma base com as programações de pagamentos de professores, nessa tabela tem a coluna de Turmas e a coluna de ROL (custo liquido do curso).

Porém, as turmas se repetem dentro da coluna, pois também temos as colunas Docentes e Função que descriminam quais foram os professores e quais foram as funções de cada um naquela turma. Com isso, o valor da ROL se repete também, eu não posso somar a coluna completa, pois o valor se duplica. Tenho que somar apenas os valores únicos da ROL pra cada turma.

Estou enviando o arquivo PBIX para facilitar a compreensão e abaixo o resultado que espero encontrar.

Essa série de ocorrências da mesma turma, mostrando quais foram os professores e suas respectivas funções, mas a ROL também se repete. Preciso considerar apenas uma ocorrência de R$243.457,56
image.png.728da83048c2d7c325b0d478f4fdd68a.png

Desde já agradeço a todos da comunidade. Abraços!

Pagamentos de Professores - Copia.pbix

image.png

Editado por Luiz Henrique Moraes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Olá...

 

No lugar da coluna ROL, usa esta medida e vê se te atende:

ROL Calculado =
    VAR ROL =
        IF(
            ISINSCOPE(fData_Base[TURMA]),
            SUM(fData_Base[ROL]),
            CALCULATE(
                SUMX(
                    SUMMARIZE(
                        fData_Base,
                        fData_Base[TURMA],
                        "@ROL",
                        SELECTEDVALUE(fData_Base[ROL])
                    ),
                    [@ROL]
                ),
                ALLSELECTED(fData_Base)
            )
        )
    RETURN
        ROL

 

Explicando, nas linhas via continuar aparecendo o preço para cada linha, mas no total irá somar apenas uma vez cada turma...

 

image.png.1ebf794e65c57970a99bc5f12e27acbd.png

 

Editado por Dums
Inclusão de exemplo...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Luiz Henrique Moraes, qual a granularidade das informações na sua base de dados? Cada linha tem um valor?

 

Nessa situação, esse não é um problema de DAX, mas de modelagem. 

 

Você pode compartilhar uma amostra dos seus dados, se necessário alterar os valores, só mantem a estrutura da planilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 minuto atrás, Leandro Del Rio disse:

@Luiz Henrique Moraes, qual a granularidade das informações na sua base de dados? Cada linha tem um valor?

 

Nessa situação, esse não é um problema de DAX, mas de modelagem. 

 

Você pode compartilhar uma amostra dos seus dados, se necessário alterar os valores, só mantem a estrutura da planilha.

Importante comentário, uma revisão da modelagem também seria interessante, mesmo conseguindo contornar com cálculos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Luiz Henrique Moraes,

 

se você quer somente a informação de valor por turma, acredito que solução do @Dums atende, mas se você quiser fazer outras análises você terá que aprimorar o seu modelo de dados. 

Sugiro que você revise as aulas de modelagem e identifique as suas tabelas Fatos e Dimensões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...