Ir para conteúdo
  • 0

Gráfico - metade dos dados de uma tabela e metade de outra


giovanifm
Ir para solução Solucionado por Tiago Craici - Xperiun ,

Pergunta

  • Alunos

Olá pessoal,bom dia
Tenho um problema que não consigo solucionar, vocês poderiam me ajudar ?

Preciso criar um grafico dinâmico, de modo que os meses anteriores ao atual ele traga dados da tabela atual e do mês atual pra frente ele traga da tabela forecast. 

Ex: estamos em maio, então no gráfico ele vai trazer o faruramento mensal real de janeiro a abril (tabela atual), de maio pra frente ele traria os dados de previsao (tabela forecast). 

Esses valores nao são acumulados mas sim a previsão mês a mês (ambas as tabelas tem a mesma estrutura). Como isto é possível? 

Eu tenho minha dimdata com todas as datas / meses do ano…. E na tabela fato atual e na tabela fato forecast eu tenho o campo data para relaciona-las mas não consigo encontrar uma solução em dax e menos ainda trabalhar com dois intervalos distintos de dados para a mesma série do gráfico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Admin

Medidas: 

Total Vendido =
var vMesAtual = MONTH(TODAY())
var vAnoAtual = YEAR(TODAY())
var vMesSeq = CALCULATE( SELECTEDVALUE(dCalendario[Mes sequencia]), ALL(dCalendario), dCalendario[Ano] = vAnoAtual && dCalendario[Mês] = vMesAtual)
 
return
 
if(SELECTEDVALUE(dCalendario[Mes sequencia]) < vMesSeq, sum(fVendas[Valor])
)




 

Total Forecast =
var vMesAtual = MONTH(TODAY())
var vAnoAtual = YEAR(TODAY())
var vMesSeq = CALCULATE( SELECTEDVALUE(dCalendario[Mes sequencia]), ALL(dCalendario), dCalendario[Ano] = vAnoAtual && dCalendario[Mês] = vMesAtual)
 
return
 
if(SELECTEDVALUE(dCalendario[Mes sequencia]) >= vMesSeq, SUM(fForecast[Valor])
)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

 

O mais estranho é que quando eu coloco a linha total atual ele soma o total no final do ano. Quando eu coloco a linha total forecast ele nao soma. Criei uma metrica de teste com o objetivo de somar atual + forecast. E a mesma coisa, veja que só vem os 13 quando os 13 é somente ate abril. Alguma idéia do que possa ser?

image.png.0b47c45ac93019ff5c2457e52234a53d.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
3 horas atrás, Tiago Craici disse:

Sempre que utilizamos condições que neste caso foi o mês, quando avaliado na linha/coluna total ele se perde mesmo. 
Terá que criar uma nova medida com a função SUMX para corrigir este total. 

nao rolou nem a pau... quando tento corrigir 

if(SELECTEDVALUE(dCalendario[Mes sequencia]) >= vMesSeq, SUM(fForecast[Valor])

Substituindo o SUM(fforecast[valor]) por SUMX ele traz exatamente o mesmo resultado.... Tentei tambem substituir o SUM e buscar direto a medida que eu tenho que usa o calculate e se chama 

[InstalaçõesParaAspActual]
InstalaçõesActual = calculate([TotalActual], TB_Actual[ID_Account] = "24")
 
Sem chance 😞
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Admin
4 minutos atrás, giovanifm disse:

nao rolou nem a pau... quando tento corrigir 

if(SELECTEDVALUE(dCalendario[Mes sequencia]) >= vMesSeq, SUM(fForecast[Valor])

Substituindo o SUM(fforecast[valor]) por SUMX ele traz exatamente o mesmo resultado.... Tentei tambem substituir o SUM e buscar direto a medida que eu tenho que usa o calculate e se chama 

[InstalaçõesParaAspActual]
InstalaçõesActual = calculate([TotalActual], TB_Actual[ID_Account] = "24")
 
Sem chance 😞

Consegue disponibilizar um pbix? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

No meu ele traz as duas mas não soma individual o forecast e consequentemente quando ponho pra somar actual + forecast na soma só sai o actual. Entendo que vc calculou as duas individualmente e depois apenas somou total = forecast + actual não? No meu caso não vai de jeito nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...